Hoje, o artesanato e o tricô em particular estão novamente no auge da popularidade. Knitters experientes sabem que existe uma grande variedade de fios para tricô. Existem tipos naturais e artificiais, que diferem entre si nas propriedades e qualidades externas dos produtos acabados. Embora a viscose seja um material artificial, suas qualidades não são inferiores aos caros tipos de fios naturais.
Fio de viscose
Esse tipo de fio nada mais é do que celulose reduzida. É de origem artificial, mas não sintética, e em todas as suas propriedades não é inferior às variedades naturais de fios.
Fica muito bonito em produtos acabados, graças ao seu brilho único. Alguns especialistas chamam isso de “seda de madeira”, o que reflete totalmente sua textura. Além disso, contém uma quantidade mínima de impurezas químicas e é seguro até para crianças.
Infelizmente, devido ao fato da viscose ser o mais próximo possível dos tecidos naturais. Também é muito suscetível a influências externas negativas.Enruga-se facilmente e reage à exposição à água, ao oxigênio e à luz ultravioleta, especialmente quando todos os fatores são somados.
Importante! Uma enorme paleta de cores para esse material tornou-se disponível graças à introdução de corantes diretamente na solução, a partir da qual o fio é esticado.
Como você conseguiu isso?
As primeiras tentativas de estabelecer o processo de fio artificial foram feitas ainda no século XVII, mas só foi possível estabelecer uma produção mais ou menos correta em 1891. Hoje, a maioria das plantas industriais começou a produzir viscose.
O procedimento moderno consiste em quatro etapas:
- misturar a solução de celulose para posterior fiação;
- formação de fios através de placas de fieira seguida de entrada em banho ácido;
- acabamento;
- secar o material resultante.
A celulose da madeira é utilizada como matéria-prima para a produção de fios. Deve primeiro ser esmagado em pequenas lascas e depois fervido em uma solução alcalina para obter uma solução cinza. Depois disso, a massa resultante vai para uma solução especial de branqueamento e sob uma prensa para criar folhas de papelão. Eles, por sua vez, são enviados para fábricas de produtos químicos, onde são transformados em fios.
Recursos, propriedades
A viscose é considerada um material muito popular para a confecção de diversas roupas. Isso está diretamente relacionado às suas qualidades e características externas durante a operação. Então, a viscose tem:
- suavidade extraordinária (é agradável e suave ao toque, como seda);
- apelo visual (o brilho especial da tela criada atrai a visão de outras pessoas);
- higroscópico (absorve perfeitamente a umidade, mesmo em comparação com o algodão natural);
- fácil de tingir (uma enorme paleta de cores oferece as opções mais inusitadas de tonalidades de fios);
- lindamente drapeado (devido à sua composição forma atraentes dobras nas roupas);
- não eletrifica (as coisas feitas de viscose ficam bem sem criar problemas para os donos do guarda-roupa).
Importante! A viscose é um tipo de fio muito comum e procurado para tricô manual. As mulheres adoram tricotar blusas e vestidos com esse material. São atraentes, leves e funcionais.
Area de aplicação
A viscose é usada em quase todos os lugares. Na sua própria casa você encontra roupas de cama feitas com esse material, além de cortinas ou toalhas de mesa. A área de aplicação mais comum são forros de roupas.
Também utilizado em casa como esponjas para lavar louça ou panos para limpar superfícies. No guarda-roupa você encontra camisetas e pulôveres, suéteres e moletons de viscose, que são de alta qualidade e com brilho agradável, mas exigem cuidados cuidadosos. Caso contrário, depois de apenas algumas lavagens, existe o risco de ficar com um pano mastigado em vez de um lindo pulôver.