As coisas tricotadas com fios muito grossos ficam impressionantes, conquistando cada vez mais fãs a cada ano. Itens de interior, roupas e acessórios confeccionados com tricô grosso chamam a atenção pelo visual inusitado e facilidade de fabricação. As artesãs costumam fazer perguntas: que tipo de fio grosso é esse, como se chama e como trabalhar? Leia mais sobre isso.
Nomes de fios grossos para tricô
Os fabricantes de fios grossos têm seus próprios nomes. As seguintes empresas produzem fios: Hoooked (Portugal), Yarn Art (Turquia), as versões russas são chamadas de “Lenta” e “Serpentine”. A versão Trinity do fio grosso chama-se “Zephyr”, cerca de 50 metros em 500 gramas, contém 100% lã, oferece 15 tonalidades. O fabricante russo Kamtex atrai com uma variedade de (30) cores de fios “super grossos” e 40 metros em 400 gramas. Composição: 100% lã.
Classificação de fios grossos
Vamos dar uma olhada em cada tipo.
Fita de malha
Um tipo de fio grosso muito popular. É feito de tiras de tecido tricotado de até 3 cm de largura e, depois de ligeiramente esticado, é torcido em um tubo elástico com diâmetro de cerca de 7–10 mm. Esse fio foi inventado há muito tempo: nossas avós tricotavam tapetes com fitas cortadas de roupas velhas. A fita tinha largura irregular e tinha nós nas juntas.
A fita de malha moderna não tem essas desvantagens, mas não é barata. Ao tricotar um produto, recomenda-se utilizar fio do mesmo fabricante, pois a qualidade e a largura do fio podem variar, o que afetará o aspecto.
As cores podem ser monocromáticas ou multicoloridas, o que permite criar um design original. A composição geralmente consiste em algodão recuperado de resíduos têxteis.
Roupas feitas de fita adesiva não são funcionais, são ásperas e não são flexíveis o suficiente. Mas os acessórios e itens de interior são extremamente bonitos. Bolsas, cestos, tapetes, travesseiros, joias de vime - tudo isso pode ser tricotado com fita de malha.
Rovnica
A mecha (lã e meia lã) é uma fita penteada, feita sem fiação, apenas ligeiramente torcida. O resultado é um fio um pouco mais grosso que um dedo. É a partir disso que são feitas as mesmas mantas em tons delicados, onde as laçadas são do tamanho da palma da mão, cujas imagens enchem as redes sociais. É mais cómodo tricotar este fio à mão, sem usar agulhas de tricô ou agulha de croché. As laçadas são grandes, para uma manta basta montar de 15 a 20 laçadas na mão. A fabricação levará de 2 a 3 horas. O custo da mecha é alto, então algumas costureiras aprenderam a fazê-la com fita de feltragem penteada.
A mecha é adequada para tricotar todos os tipos de roupas e acessórios, mas não é recomendada para tapetes - eles enrolam quando usados.Também é indesejável tricotar roupas infantis com ele - as fibras podem ser facilmente arrancadas, entrando na boca e nos olhos.
Para saber a composição desse fio é preciso colocar fogo nele; se derreteu é sintético; se queima com cheiro de cabelo queimado é lã. A lavagem na máquina é contraindicada, apenas lavagem à mão, sem centrifugação, em água não quente.
Renda
Trata-se de um fio cujo fio é um cordão tricotado, geralmente de composição mista. A espessura pode variar assim como a cor. Ótimo para tricotar roupas. Também é bastante caro, por isso é mais interessante e barato fazer você mesmo esse fio. Para isso, você encontra à venda uma máquina de tricotar com cordão, chamada de moinho. Você pode comprar esse dispositivo em lojas de artesanato, o fabricante geralmente é chinês.
O processo de tricotar um cordão é simples - basta enfiar o fio desejado no moinho, pendurar uma carga e em algumas horas a bola para um cobertor inteiro estará pronta. A composição desse fio dependerá do fio utilizado no tricô.
Outros tópicos
Como análogos do fio grosso, você pode usar: “pelúcia”, pompom sofisticado, pilha. Mas o mesmo efeito que o uso de linha de malha, mecha e renda não pode ser alcançado.
Quais ferramentas são necessárias para isso?
Se você escolher uma fita de tricô para o trabalho, vale considerar que o tamanho da agulha ou da agulha de tricô determina a densidade do tecido. Quando precisar tricotar uma cesta ou pulseira, deve-se pegar a agulha número 9 ou 10. O produto será rígido e capaz de manter seu formato perfeitamente. Se você fizer crochê nº 15–20, o tecido ficará mais solto, mais elástico, adequado para cobertores e tapetes.
Recomenda-se tricotar a partir de mecha sem agulhas de tricô, lançando nas laçadas da mão. Existem muitos desses vídeos e master classes na Internet.Até mesmo os iniciantes podem aprender isso facilmente.
As ferramentas ADDI provaram ser boas. Podem ser feitos de plástico, bambu ou metal, agulhas de tricô e ganchos de tamanho até o número 20.
Uma versão maior - agulhas de tricô com diâmetro de 25 mm - pode ser encontrada no fabricante Prym. Ganchos de plástico estão disponíveis no mesmo tamanho.
Nem todo mundo gosta de ferramentas de tricô de madeira devido ao risco de prender o fio. Mas a superfície perfeitamente processada dos raios do Pony Maple impede que isso aconteça. Trabalhar com eles é extremamente agradável. É surpreendente que existam tamanhos intermediários, por exemplo, estão disponíveis para venda as agulhas de tricô nº 11. Para tamanhos grandes, isso é importante se o nº 10 produzir um tecido rígido e o nº 12 for muito solto.
Tricotar com fios muito grossos tem apenas uma desvantagem - o alto custo de materiais e ferramentas.. Mas há muitas vantagens. Demora um pouco para fazer uma coisa e isso não afeta a qualidade. Esses produtos parecem elegantes, impressionantes e caros. O interesse por eles não diminuiu há vários anos. Toda costureira pode fazer esse tipo de trabalho, independente da experiência. Escolha o fio e realize seus sonhos!