Se o gancho não for selecionado corretamente, surgem problemas ao amarrar os laços, pois eles estão muito apertados. Isto se aplica principalmente a produtos excessivamente finos. Usar aqueles excessivamente grossos pode atrapalhar o padrão. Com isso, a tensão do fio enfraquece, então o produto fica solto e não tão bonito. Para evitar esses problemas e fazer o trabalho perfeitamente, você precisa adotar uma abordagem responsável na compra de ferramentas. Então, como escolher uma lançadeira para fio?
Qual material é melhor?
A resposta a esta pergunta depende do tipo de tricô, orçamento e fio utilizado. Se os fios forem de lã, grossos e não muito densos, você deve comprar uma ferramenta de plástico ou madeira. Este último também é útil na criação de xales e estolas. Bem, com a ajuda do metal, pequenos padrões complexos são criados a partir de fios de seda e algodão.
Importante! O gancho de bambu tem as melhores críticas. A alça não escorrega, é confortável de segurar e também absorve o suor das palmas.No entanto, esse produto é mais caro que a maioria dos análogos.
Um tecido perfurado não funcionará ao usar um gancho de plástico. Não é flexível e durável o suficiente para isso. O mais provável é que ele se quebre ao ser puxado pelo laço. Isso geralmente é precedido por um rangido desagradável. Caso ocorra algum fenômeno, vale a pena substituir a ferramenta por um modelo de material diferente.
Ao mesmo tempo, a ferramenta de plástico também possui características atraentes:
- fácil;
- custa menos do que outras opções;
- não há problemas na escolha do tamanho e comprimento (a gama é muito ampla, disponível em todas as variações existentes e exigidas).
Importante! Um gancho de plástico pode eletrificar o fio.
O gancho de alumínio também possui preços acessíveis. Esta é a ferramenta de metal mais barata, mas ao mesmo tempo possui a maioria das principais vantagens dos produtos de sua categoria:
- bom deslizamento;
- a capacidade de criar padrões complexos;
- uma ampla gama de.
Entre as deficiências podemos destacar fragilidade de dispositivos de tricô muito pequenos e finos. Eles se dobram à medida que os laços são puxados. Isso não acontece com o aço. Porém, custa mais caro e muitas costureiras não gostam do formato do cabo. Para produtos de tipo combinado - cabeça de aço, cabo feito de outro material - tais reivindicações não são feitas.
Importante! Vale a pena comprar ganchos combinados apenas de fabricantes confiáveis. Caso contrário, você poderá tropeçar em uma ferramenta cuja cabeça cairá após um curto período de uso. A culpa pelo colapso não será da costureira. Se as peças estiverem inicialmente mal conectadas, uma surpresa desagradável não poderá ser evitada.
Critérios para escolher o gancho certo
- Comprimento. Um gancho curto – 12–15 cm – é considerado universal.Adequado para chapéus, brinquedos, cobertores, cachecóis, suéteres, ternos, saias e vestidos. Um anzol longo - mais de 20 cm - tem uma aplicação estreita. São utilizados principalmente por quem pratica o tricô tunisino.
- Grossura. Ultrafinos (0,5-1 mm) são adequados para criar decorações para roupas, golas e guardanapos. Finas (1–2 mm) são ideais para roupas leves de verão, algodão e viscose. Eles são frequentemente usados na fabricação de roupas infantis. Ganchos médios (2–5 mm) são considerados universais. Eles são usados para tricotar acessórios e itens de guarda-roupa quentes. Os grossos (6 mm ou mais) são perfeitos para peças densas e isoladas, podendo também ser usados para criar capas e tapetes. Tamanho mais universal: 4 mm.
- Disponibilidade de linha de pesca. É procurado principalmente pela técnica de tricô tunisina.
- Formato e qualidade da cabeça. Não deve apresentar cortes, arranhões ou saliências. Picante é necessário, mas apenas moderado. Uma agulha cega não forçará bem e uma agulha muito pontiaguda rasgará o fio.
Duas maneiras de selecionar uma agulha para fio
Primeiro método:
- coloque a linha no entalhe da lançadeira, puxe levemente;
- veja se o fio preencheu todo o espaço do recesso;
- se preencher ou ultrapassar as bordas, o anzol é muito fino;
- se sobrar muito espaço na parede, ela é muito grossa.
O gancho correto será aquele que se encaixa perfeitamente e uniformemente no recesso. Não se projeta além de seus limites, mas os toca levemente.
O segundo método reduz todo o processo à determinação da espessura da lançadeira por tipo de fio. Memorando:
- 0,5-1 mm é adequado para um fio com comprimento de 1600–2000 m (doravante calculado por 100 g de fio);
- 1-1,5 mm é adequado para comprimentos de rosca de 600–1500 m;
- 2-2,5 mm é adequado para roscas com comprimento de 300–500 m;
- 3-3,5 mm é adequado para comprimentos de rosca de 250-350 m;
- 3–4 mm é adequado para rosca com 200 m de comprimento;
- 5–6 mm – para uma rosca com comprimento de 100 m ou menos.
Importante! Ganchos grandes são ideais para tricô solto. Destinam-se a fios de meia lã e lã.
Dicas para um tricotador iniciante
- É muito importante considerar a tecnologia pessoal. Se você tricotar com muita força, precisará comprar uma ferramenta 0,5-1 mm maior do que o recomendado. Devido a isso, o trabalho será mais rápido, enganchar e puxar as alças exigirá menos esforço. Será possível criar coisas com estrutura solta.
- Se a tensão da linha costuma ficar enfraquecida, ou seja, você tricota mais frouxo do que o necessário, deve-se observar mais de perto as agulhas 0,5-1 mm a menos que o valor recomendado. Com isso, o problema de saltos na tensão da linha em diferentes áreas desaparecerá e o tecido acabado ficará muito mais denso e uniforme.
- Também é importante levar em consideração que fios grossos - por exemplo, pelúcia - em combinação com uma agulha muito grande criarão “buracos” - haverá um grande espaço entre os fios adjacentes. Com alguns tipos de fios sofisticados, especialmente fios de pêlo longo, a alternância de espaços vazios e nós apertados pode parecer feia.
Outro ponto importante - ganchos de plástico muitas vezes por números não correspondem à classificação clássica. Nesse caso, a seleção manual é necessária com base em um thread específico. Uma solução ainda melhor seria comprar 2 a 3 conjuntos. Com esta abordagem, você receberá todos os equipamentos necessários para o trabalho. Você não terá que hesitar na loja e a opção adequada estará sempre à mão.
Mesmo que o fabricante não considere necessário seguir as normas da classificação usual, que ficarão claras ao tricotar uma aba de teste, isso não levará ao arrependimento de adquirir um instrumento selecionado incorretamente.