Muitas vezes, as donas de casa se deparam com uma situação desagradável: após uma lavagem descuidada ou uso prolongado, uma peça de lã tricotada “falha”. Sua aparência original e elegante se perde, e a lã em alguns lugares às vezes fica fosca até o estado de feltro. Você pode, é claro, jogar fora uma coisa dessas ou cortá-la em trapos. Algumas mulheres especialmente econômicas conseguem cortar fragmentos de coisas que perderam sua aparência apresentável e que foram preservadas em sua forma original. E com base neles eles criam coisas novas, amarram, costuram, etc.
Mas muitas vezes é simplesmente uma pena jogar fora o fio caro com o qual antes eram tricotados suéteres e vestidos tão elegantes. E também não quero desperdiçá-los. Nesse sentido, muitas donas de casa se perguntam: “É possível desfiar uma malha velha com o mínimo de danos ao fio. E se possível, qual é a melhor maneira de fazer isso?”
Segundo muitas artesãs experientes, quase tudo pode ser desvendado.. Mas este procedimento em algumas situações pode exigir muito tempo e esforço.
Antes de começar a trabalhar, você deve dar uma boa olhada no produto planejado para dissolução e pensar se o jogo vale a pena. Ou é mais fácil comprar fio de lã novo para tricotar uma peça semelhante?
Como desfiar lã feltrada
O processo de dissolução de uma malha antiga começa com o trabalho preparatório.
Preparação do produto
Inicialmente segue remova todos os detalhes adicionais: bolsos, cintos, tiras, botões, etc. Segue-se então lave bem produto em água morna e seco, mas não completamente.
IMPORTANTE! É necessário que o produto fique levemente úmido! Assim os fios se desenrolam com muito mais facilidade, sem grudar ou emaranhar uns nos outros.
Conclusão do trabalho
O próximo passo é determinar em que direção o item foi tricotado: de baixo para cima ou vice-versa.
CONSELHO! Se você começou a tricotar por baixo, primeiro arranca-se a gola, depois as mangas e, no final, cortam-se as costuras dos ombros e das laterais do produto.
Em cada peça tricotada você deve encontrar a ponta do fio de lã, e a partir daí começar a desfiar a roupa.
Há menos complicações ao desfiar roupas de malha caseiras. Haverá mais problemas com um produto feito na fábrica: ele pode ser tricotado inteiro ou em partes e depois costurado. É possível que a fábrica tenha primeiro tecido o tecido de malha, só depois recorte as peças da roupa e costure-as. Nesse caso, todos os fios serão cortados, e deles só será possível obter um longo novelo de fio amarrando suas pontas.
Atenção! Ao desfiar, os fios precisam ser enrolados em bolas soltas. Os fios gastos devem ser imediatamente separados dos fios mais ou menos inteiros para serem utilizados em tricôs posteriores em diferentes áreas.
Segredos e truques
- Amarre os fios individuais com nós planos. Ao mesmo tempo, deixe esses tópicos as pontas têm pelo menos alguns centímetros de comprimento, para depois prendê-las com uma agulha de crochê.
- Novos fios são adicionados aos fios gastos para maior resistência, mesmo em uma variedade de cores. O resultado é um fio melange mais forte e elegante.
- Para itens feitos com fios de lã muito emaranhados e muito fofos, use o seguinte: um meio para facilitar a sua dissolução. Água morna misturada com bálsamo para cabelo ou shampoo é colocada em uma bacia. Coloque o produto tricotado ali por 15–20 minutos. Depois, sem retirá-lo da água, desfiam-no cuidadosamente em fios.
- Quando o item está muito fosco e este método ainda não produz efeito, você pode tentar lavar uma peça de lã em uma máquina de lavar com água fervente e recorte todos os fragmentos que não estão sujeitos a dissolução.
Endireitando o fio de lã após desfiar
Depois de concluída a dissolução, as donas de casa se deparam com o seguinte problema: como endireitar um usado fio. Realmente, Será difícil tricotar com fios ondulados. Os laços ficarão irregulares, “soltos” e todo o item tricotado ficará muito pouco apresentável.
Aqui você pode usar meios antigos desenvolvidos por donas de casa soviéticas.
- Para dar uma aparência melhorada ao fio de lã velho, lave com shampoo ou até mesmo com leite morno. Depois disso, enxágue e coloque para secar sobre uma toalha felpuda colocada sobre o radiador.
- Se a lavagem não ajudar a endireitar os tecidos, você pode torcê-los em fios soltos e pendurá-los em uma corda. De baixo amarre alguns pesos nos fios, promovendo seu alisamento.
- Outro jeito de “avó” - enrole fio velho em uma revista enrolada. Depois disso retire a meada e coloque em uma peneira. É colocado sobre uma panela fervente para que a água fervente não atinja o novelo de linha. Após cerca de meia hora, o fio é retirado e desenrolado.
- Para pequenas quantidades de lã Você pode usar um lápis em vez de uma revista. Nesse caso, o fio enrolado no lápis não é retirado e junto com ele inserido no bico de uma chaleira fervendo. O vapor quente também passa pelos fios, endireitando-os. Como resultado, o fio de lã fica macio e fofo novamente.