As borlas são uma bela decoração que se tornou popular recentemente. Eles decoram lenços e chapéus, cortinas, cobertores, colchas e muito mais. Nos últimos anos, borlas começaram a enfeitar as orelhas das meninas e a ser penduradas em bolsas. Para fazer essa decoração, são utilizados fios e fios completamente diferentes.
Como fazer uma borla de fio
Para fazer um pincel precisaremos de:
- meada;
- modelo de enrolamento;
- tesoura;
- fios para amarrar a escova;
- agulha;
- água fervente.
Instruções passo a passo
- A base de papelão deve ser um pouco maior que o pincel resultante. Para fazer isso, você precisa pegar um papelão grosso que não dobre durante o enrolamento. Para que as borlas tenham o mesmo tamanho, é necessário que o gabarito não se deforme ao enrolar os fios.
- Depois disso, começamos a enrolar. Tudo depende de quão fofo é o pompom que você deseja que fique no final. Se precisar de um pincel fino, várias camadas serão suficientes.Se você precisar de um pompom exuberante, precisará embrulhar várias camadas. Puxe cada linha com força para que os fios não fiquem pendurados.
- Depois disso, passamos a vincular as camadas. Quando a espessura necessária for alcançada, podemos cortar a linha. Em seguida, todas as camadas são coletadas com um fio e amarradas em vários nós.
- Remova o modelo sob os fios. Depois disso, é necessário costurar a cabeça com os mesmos fios que foram utilizados no trabalho.
- Mas o trabalho ainda está longe de ser concluído, pois o pincel não parece totalmente esteticamente agradável. O próximo passo é endireitar o fio. Isso pode ser feito usando um ferro comum. Você também pode usar o vapor de uma chaleira fervendo.
Borla de lenço
Para fazer isso você vai precisar de:
- fio;
- linhas de costura;
- cartão do banco;
- tesoura.
Como fazer
Primeiro você precisa enrolar o fio em um cartão de banco, neste trabalho ele funciona como um blank. Você mesmo escolhe o número de camadas, mas neste trabalho foram cerca de 300 revoluções e isso é o suficiente.
Depois disso, você precisa proteger o fio para que ele não se desfaça.
Observação! Você pode enrolar os fios no cartão com mais força, então será muito mais fácil cortá-los.
Depois disso, amarre com um fio no centro.
Cortamos os fios, afastando o cartão do banco.
Acontece que não é um pom-pom muito atraente, tudo porque ainda precisa ser trabalhado e colocado na forma adequada.
Também passamos os fios para que fiquem perfeitamente uniformes, para isso pode-se usar um ferro ou vapor de água fervente.
Mas muitas costureiras usam vapor para endireitar os pompons. Para fazer isso, coloque o pompom em um furador e segure-o sobre água fervente por cerca de cinco minutos.
Agora você sabe fazer um pompom com as próprias mãos.
Observação! Para deixar o trabalho bonito, é necessário aparar as bordas de maneira perfeitamente uniforme.
Existe um método pelo qual você pode fazer um corte perfeitamente uniforme. Depois que o pompom estiver pronto, é necessário embrulhá-lo bem em papel e usar uma tesoura afiada para cortar os fios junto com o papel. Este método irá ajudá-lo a fazer um pompom com um corte perfeitamente uniforme.
Recentemente, os pincéis começaram a ser amplamente utilizados para decoração. Por muitos anos, essas borlas têm sido uma decoração para cortinas.
Agora que você sabe fazer borlas de fios com as próprias mãos, é hora de testar seus conhecimentos na prática e criar algumas coisinhas exclusivas.