Como fazer um pompom de lã?

Freqüentemente, um chapéu ou lenço tricotado à mão requer um acréscimo na forma de um ou mais pompons fofos. Fazê-los não é nada difícil, mas apenas para quem já realizou esta operação mais de uma vez. Mas as artesãs iniciantes precisam de apoio com conselhos, recomendações e instruções para fazer bombas. Leia sobre tudo isso abaixo.

Qual fio escolher para um pompom?

bubõesJá se foram os dias em que apenas as roupas infantis eram decoradas com bolas fofas. Agora os pompons são usados ​​em chapéus e cachecóis para adultos, na confecção de tapetes, colchas, móbiles infantis e na decoração de cartões e embrulhos de presentes. Eles são usados ​​​​para criar brinquedos e artesanatos fofinhos originais.

Se você precisa decorar um chapéu tricotado de lã, não é necessário fazer o pompom também de lã pura. Você pode escolher fios correspondentes que tenham estrutura semelhante e combinem com a cor do fio principal do produto. É melhor que o pompom seja feito de fio com uma leve torção, mas de estrutura densa e porosa.. Esta escolha do material de origem deixará a bola fofa e fofa.

Se o pompom não combinar com a cor do produto associado, dê preferência a um material mais barato - acrílico, que atende idealmente aos requisitos descritos acima e também possui uma rica paleta de cores.

Que equipamentos podem ser feitos para fazer um pompom?

Tradicionalmente, meios improvisados ​​​​em forma de garfo ou cadeira são usados ​​​​para fazer bolas fofas, mas mais frequentemente recorrem ao papelão para criar produtos de formato ideal. É utilizado em forma de retângulo com seção recortada no meio para inserção de fio, moldura, ferradura, anel com segmento recortado para facilitar o trabalho. Se precisar de um pompom grande, leve dois rolos de papel higiênico ou papel toalha, ou ainda mais, duas garrafas plásticas do mesmo diâmetro.

Guias passo a passo para criar um bubão

fio para pompomNa verdade, todos os métodos existentes com ou sem dispositivos se resumem às seguintes operações básicas:

  • enrolar muitas voltas de fio em um garfo ou papelão;
  • fixação confiável da meada resultante no centro;
  • cortando a borda externa da linha.

Importante! Quanto mais voltas o dispositivo der, mais magnífico será o produto.

Como fazer um pompom com garfo?

Este método cria apenas pequenas bolas fofas:

  • para o trabalho, escolha o garfo mais largo da sua casa e com dentes iguais;
  • fixe a ponta do fio na borda com o dedo e enrole o fio diretamente nos cravos;
  • quando o fio enrolado ficar com formato arredondado, corte o fio da meada;
  • use um fio separado da mesma cor para amarrar a bola resultante sem retirá-la do garfo;
  • para isso, passe-o de baixo entre o 2º e o 3º dentes para o outro lado e retire-o entre eles por cima;
  • conecte as pontas do fio e amarre bem;
  • enrole novamente o espessamento de lã resultante e faça um curativo;
  • agora retire do garfo e endireite-o com cuidado para obter um círculo de lã com bordas uniformes e à mesma distância do centro;
  • Usando uma tesoura afiada, comece a cortar o produto por uma das bordas, movendo-se gradualmente em círculo. Não tente pegar muito de uma vez. Pequenos passos darão uma bola mais suave;
  • Assim que o corte estiver concluído, você terá um pompom, que provavelmente exigirá correção de formato. Apare todos os fios salientes, exceto aqueles que prendem o meio da bola.

usando um garfo

Importante! Se precisar de várias dessas bolas, lembre-se do número de voltas e repita-as em outros produtos, caso contrário os pompons ficarão heterogêneos e perderão significativamente a atratividade.

Usamos papelão para acessórios

Uma das formas mais comuns é fazer donuts com argolas de papelão. Este método pode ser usado para fazer bolas pequenas e grandes. Para obter o formato ideal do produto, será necessário um papelão grosso que não dobre durante o funcionamento.:

  • No papelão, usando um compasso ou copo, desenhe um círculo com o diâmetro desejado, dentro - outro, menor, recorte e pegue um anel, do qual, para facilitar o trabalho com o fio, retiramos um pequeno segmento. O resultado é um anel sem alguns centímetros de circunferência, mas fácil de trabalhar;
  • Fixamos a ponta do fio do lado de fora do anel e começamos a enrolar o fio, ao mesmo tempo que passamos por baixo dele o fio cortado, que usaremos para apertar o pompom.Pode ser um pedaço de fio de uma cor ou um fio comum e áspero: se tudo for feito de acordo com as regras, ninguém verá de fora;
  • enrolamos em toda a circunferência, um pouco abaixo do segmento cortado e continuamos a passar o pedaço de fio cortado em toda a circunferência;
  • continuamos trabalhando até que o diâmetro interno do anel seja reduzido pela metade (se inicialmente era de 3 cm, o trabalho continua até que seu tamanho seja reduzido para 1,5 cm). Só com essa quantidade de fio o pompom ficará fofinho;
  • Ao finalizar o enrolamento, corte a ponta da linha na borda externa;
  • corte os fios com muito cuidado ao longo do diâmetro externo, fixando-os levemente com a mão livre;
  • depois de concluído o trabalho com a tesoura, puxe e amarre com cuidado o fio que colocamos cuidadosamente sob o enrolamento principal;
  • mais uma vez aperte, amarre, afofe o pompom;
  • ajuste a forma com uma tesoura.

usando um círculo

A questão permanece em aberto como calcular o diâmetro necessário de um anel de papelão para um pompom. Não existem regras rígidas e rápidas aqui. Artesãs experientes recomendam trabalhar com um anel cujo diâmetro interno seja de 3 a 4 cm, devendo o diâmetro externo ser calculado de forma independente dependendo do tamanho desejado do pompom.

Por exemplo, precisamos de uma bola fofa medindo 8 cm. O diâmetro é 8 e o raio será 4 cm. Por exemplo, já desenhamos um círculo interno com diâmetro de 3 cm, ao qual adicionaremos o raio de o círculo externo - mais 4 cm.O valor resultante é no total - 7 cm, o que significa que o raio total será de 7 cm e o diâmetro será de 14. Este é exatamente o gabarito que precisa ser recortado para o trabalho.

Importante! É impossível calcular o valor exato do produto resultante, simplesmente porque na fase final o formato da bola é corrigido e, como resultado, seu tamanho pode ser significativamente reduzido.

Com modelo redondo

Existe outra maneira de criar um pompom usando anéis de papelão:

  • animais feitos de pomponsUsando o método descrito acima, calculamos e recortamos dois modelos idênticos;
  • enrolamos o fio até o volume desejado, mas não passamos fio adicional por baixo;
  • trabalhamos com ele somente depois de finalizado o enrolamento e o corte do fio;
  • afaste levemente os anéis e passe um pedaço de fio entre eles;
  • enfaixe-o várias vezes;
  • Retiramos o papelão e recortamos o pompom.

Com padrão quadrado

Você pode usar um modelo retangular, cuja altura deve ser metade do diâmetro (raio) do tamanho desejado do produto:

  • Cortamos o papelão ao meio e passamos o fio com a ponta livre por aqui. Vamos usá-lo para amarrar o centro da meada;
  • enrole o fio no volume desejado e corte-o;
  • Use a ponta restante da linha para amarrar firmemente a meada;
  • corte as bordas e apare-as.

Importante! Usar um cartão plástico desnecessário como modelo tornará o trabalho mais conveniente e o formato da bola ficará mais uniforme.

Fazendo uma bola bem grande

Se precisar fazer um pompom grande ou muito grande, pegue dois rolos de papel toalha e, dobrando-os, dê quantas voltas precisarmos em torno dele. Amarramos a meada entre as partes de papelão, cortamos e aparamos.

Bubão de dois fios - colorido e com foto

pompons coloridosÀs vezes você precisa fazer uma bola de duas cores. Para fazer isso, você precisa usar dois fios de cores diferentes. Se você precisar de um produto variado, alterne o enrolamento de fios diferentes - por exemplo, 30 voltas de branco, 30 voltas de vermelho e assim por diante. Ao final do trabalho você receberá uma bola luminosa e elegante.

Mas existem técnicas que permitem refletir uma miniimagem em um pompom. É aqui que o trabalho fica mais difícil. O modelo será necessário em forma de ferradura (hemisférios com centro oco), você precisa pegar quatro desses espaços em branco. Divida o desenho que você está fazendo com um eixo vertical; não deve ser complicado. Faça as voltas em torno das duas ferraduras conectadas de acordo com a cor indicada no enfeite e repita com os outros dois padrões. Em seguida, conecte-os com clipes de papel, corte-os, prenda o meio com fios e retire o papelão.

Fazendo um pompom sem ferramentas

Esta é a maneira mais primitiva, mas também a mais rápida de criar um produto fofo:

  • enrolamos o fio nos quatro dedos da palma, tentando não dobrá-lo;
  • Vamos dar quantas voltas forem necessárias para um pom-pom completo;
  • em seguida, use um fio separado para prender o produto no meio, passando-o por cima e por baixo entre os dedos médio e anular da mão;
  • mais uma vez amarre a meada resultante e corte-a nas bordas;
  • retire o molde, afofe a bola e corrija o formato com uma tesoura.

Ou você também pode fazer como na foto:

sem acessórios

Importante! Se precisar de um produto menor, siga as recomendações e use três ou dois dedos.

Como prender um pompom a um gorro de tricô?

chapéu com pompomOs fios que apertam o pompom devem ter sempre um comprimento tal que seja conveniente prendê-los várias vezes no avesso do produto. Prenda-o no local designado, enganche uma ponta do fio no avesso, depois puxe também o segundo, mas com uma pequena distância do primeiro. Amarre as pontas.Puxe-os novamente para a frente, mas com um ligeiro recuo desde o primeiro passo. Passe a ponta da linha na agulha e fure o pompom com ela, puxando a linha pela parte inferior do produto. Faça o mesmo com o segundo fio e amarre bem as pontas novamente.

Usando uma agulha, costure cuidadosamente os fios restantes do trabalho nas alças do chapéu e, se não conseguir fazer isso lindamente, basta cortá-los com uma pequena folga para que nada se desfaça. Agora o pompom ficará firme no produto, o fecho duplo irá fixá-lo com segurança durante todo o período de uso.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano