Fazer novos produtos com roupas velhas indesejadas é considerado uma atividade bastante lucrativa. Um material como o fio de malha é perfeito para esse fim. Você mesmo pode fazer esse fio. Isso exigirá algum tempo livre e algumas camisetas desnecessárias.
Como fazer facilmente fio de malha a partir de uma camiseta, passo a passo?
A melhor opção para criar esses fios de tricô a partir de tecido de malha seria uma camiseta lisa, de textura bastante macia.
No entanto, não deve estar muito velho e desgastado. O tecido deve necessariamente corresponder às características originais: ser elástico e forte o suficiente, então é fácil fazer fios a partir dele com as próprias mãos.
Conselho! Recomenda-se utilizar para esses fins uma parte do produto que não apresente costuras ou selos excessivos. Camisetas com detalhes em relevo e bordados volumosos não são uma opção adequada.
Recomenda-se lavar e passar a camiseta selecionada. Como será utilizada apenas a parte lisa da camiseta, ela deve ser devidamente preparada. Você precisa cortar a borda inferior da camiseta. Também é necessário separar sua parte superior (ao longo de uma linha traçada entre as mangas, de uma axila à outra). O resultado é um “tubo” volumoso com duas costuras laterais.
Agora você pode prosseguir diretamente para a fabricação do fio:
- Uma parte lateral do tubo deve ser colocada na segunda, recuando 2 a 3 cm do topo. É necessário que a borda inferior se projete acima da parte superior. Isso ajudará você a obter fios de qualidade.
- Em seguida, o material deve ser dobrado novamente ao meio, mantendo 2 a 3 cm do recuo original.
- Então você precisa determinar qual deve ser a densidade e espessura do fio tricotado. Deve-se levar em consideração que a largura das tiras acabadas após o enrolamento em tubos diminuirá quase 2 vezes. Portanto, é aconselhável calcular a largura com uma certa margem. Artesãs experientes recomendam uma largura de 2,5 cm como a melhor opção. Para medições mais precisas, use uma régua.
- Usando uma tesoura afiada, você precisa começar a cortar o material em tiras com a largura necessária. Somente tecidos dobrados em várias camadas devem ser cortados. Você não precisa fazer nada com a margem superior ainda.
- É necessário fazer cortes precisos em todo o comprimento da camiseta dobrada, sem tocar na borda saliente.
- Depois disso, você deve desembrulhar o pacote e ver o resultado. A parte não tocada pela tesoura era necessária para garantir a continuidade do fio. Caso contrário, as listras seriam muito curtas.
- O “tubo” tricotado resultante deve ser puxado sobre a mão ou sobre outra base adequada (por exemplo, sobre uma jarra de três litros) para que não só a parte intocada fique visível, mas também as bases dos cortes nas laterais. Se todos os cortes estiverem claramente visíveis, isso simplificará bastante o trabalho futuro.
- Então você precisa cortar o recuo na diagonal. Você precisa cortar ao longo das linhas da primeira linha de peças já cortadas para a segunda (localizada em frente), depois da segunda para a terceira e depois de acordo com o mesmo princípio. Graças ao uso desta técnica, os fios das malhas acabadas serão contínuos. Ao cortar tiras simples e idênticas, elas teriam que ser posteriormente conectadas entre si amarrando ou costurando as pontas, o que é muito inconveniente e demorado.
- O fio obtido após a realização dos cortes diagonais deve ser desenrolado e puxado levemente no sentido do comprimento. O resultado serão fios alongados torcidos nas laterais. As bordas do tecido ficarão escondidas por dentro.
O fio de malha está pronto. Para maior comodidade durante o uso futuro, é recomendável enrolá-lo em uma bola. Graças à sua excelente densidade e largura, trabalhar com esse tipo de fio será muito conveniente.
Conselho! Para fazer esse tipo de fio, recomenda-se usar tamanhos grandes. Isso simplificará muito o processo. Não é muito conveniente cortar esses fios de camisetas pequenas (por exemplo, infantis), e os fios acabam ficando curtos demais para um tricô confortável.
O que pode ser feito com esse fio?
Um fio inquebrável e sem costura, que pode ser facilmente feito a partir de camisetas velhas, é frequentemente usado por costureiras para decorar vários objetos e fazer algumas coisas.
Por exemplo, feito de fio de malha:
- faixas de cabelo;
- brinquedos;
- bolsas de diversos formatos e tamanhos (inclusive grandes de praia);
- cestos (para roupa de cama, brinquedos e pequenos artigos diversos);
- pegadores de panela e tapetes quentes;
- tapetes;
- capas;
- chinelos;
- lindas flores de malha.
Conselho! Para a confecção de diversos produtos com este tipo de fio, não só a agulha, mas também as agulhas de tricô nº 8, nº 9 e nº 10 são bastante adequadas.
Fazer seus próprios fios de tricô a partir de camisetas velhas é um processo bastante rotineiro, mas bastante simples. Além disso, esta é uma ótima maneira de dar nova vida a coisas desnecessárias que perderam toda a aparência.