Recentemente, a moda das mochilas pequenas e ao mesmo tempo espaçosas substituiu os habituais “shoppers”, malas de viagem e vagabundos do guarda-roupa de muitas mulheres. Se antes pertenciam ao estilo esportivo e ficavam mais adequados com jeans e roupas largas, o sortimento de hoje permite escolher algo adequado tanto para o trabalho quanto para sair.
Os modelos tricotados com fio de malha ficam especialmente interessantes na foto. Criados pelas mãos de artesãs habilidosas, são os acessórios preferidos das meninas jovens e românticas. Vamos aprender a tricotar você mesmo uma mochila com fios de malha.
Características de tricotar uma mochila com fio de malha
Por que o fio de malha, e não qualquer outro, é mais usado para tricotar vários tipos de bolsas? O fato é que o fio, composto por 100% algodão natural, consegue manter perfeitamente seu formato, o que permite criar com ele não só peças de guarda-roupa e acessórios, mas também peças de interior, como pufes, tapetes, toalhas de mesa, e breve.
Importante! Ao trabalhar com fio de malha, é necessário levar em consideração que ele possui propriedades positivas e negativas.
As vantagens inegáveis incluem:
- hipoalergênico, o que se explica pela composição natural;
- estabilidade do formato dos produtos tricotados, o que não permite que estiquem;
- grande seleção de cores e tonalidades de fios;
- elasticidade e densidade dos tecidos de malha.
Entre as propriedades negativas do fio tricotado está a capacidade de encolher quando em contato com água quente. O cumprimento das regras de cuidado e armazenamento dos itens acabados ajudará a evitar o encolhimento.
Antes de começar a trabalhar em uma mochila, preste atenção às recomendações de costureiras experientes:
- Para tricotar com fio de malha, uma agulha de crochê é mais adequada do que agulhas de tricô.
- Os elementos de um produto devem ser tricotados no mesmo número.
- Um gancho de plástico nº 8 ou 12 é mais adequado para criar bolsas e mochilas com fios de malha.
- Os produtos que precisam manter a forma devem ser tricotados com fios mais grossos.
Além disso, você deve decidir imediatamente se as linhas serão apertadas ou, inversamente, soltas. A técnica escolhida deve ser seguida durante todo o trabalho.
Mochila feita de fio de malha: diagrama e descrição
Para tricotar uma mochila com as próprias mãos, você precisará saber trabalhar com agulha de crochê e ter as ferramentas e materiais necessários para o trabalho, como:
- gancho de plástico (metal) nº 8;
- 3 novelos de linha de cores diferentes;
- anéis para alças;
- acessórios e decorações.
Descrição passo a passo do processo:
- O passo inicial para criar uma mochila com fio de malha é montar um anel amigurumi.
Importante! Um anel amigurumi é um método de criar a primeira linha de um produto de crochê. 2 alças de ar (CH) são colocadas na agulha e um certo número de pontos simples (SC) são tricotados na segunda alça da agulha.
- 4 pontos de crochê simples são inseridos no anel fundido. Em seguida, tricotam-se carreiras circulares com aumentos subsequentes e com troca de fio (se forem selecionadas várias cores). Para criar a parte inferior dessas linhas, você precisa tricotar 8 peças. O resultado deve ser 64 RLS.
- A primeira carreira da peça começa tricotando 2 argolas na carreira mais externa da parte inferior (são necessárias argolas para prender as alças ou alças).
Conselho! Qualquer padrão para a mochila pode ser escolhido. Para não se confundir e contar os loops corretamente, o diagrama que você gosta deve ser transferido para uma folha de papel. Se um padrão jacquard for escolhido como padrão, os fios ficam escondidos no lado avesso do produto.
- Tricotamos a parte principal do produto na altura desejada.
- Para apertar a mochila e segurar as alças, é feito um cordão com duas borlas de fios.
Conselho! Se a costureira quiser que a mochila que ela fez tenha tampa, ela pode ser tricotada separadamente com o mesmo padrão da parte principal e depois costurada. Neste caso, você não precisará de cabo.
O resultado é uma mochila que você pode levar para passear ou estudar. A escolha das cores dos fios também determinará a época do ano em que o acessório ficará mais adequado.
Decoração e decoração de mochila feita de fio de malha
Para decorar uma mochila tricotada com fios de malha, podem ser úteis quaisquer acessórios e elementos decorativos que possam ser adquiridos em qualquer loja de costura. Na maioria das vezes, as borlas, que podem ser feitas do mesmo fio, funcionam como decoração. Além disso, o seguinte ficará ótimo como decoração:
- pincéis feitos de miçangas ou couro;
- fitas de renda que podem ser usadas para enfeitar a tampa;
- listras e apliques têxteis, que podem ser únicos ou montados em uma composição inteira;
- broches e emblemas que conferem ao acessório singularidade e individualidade;
- strass, lantejoulas e miçangas brilhantes que tornam a mochila perceptível e “brilhante” ao sol.
Depois de dominar a técnica de tricotar mochilas com fio de malha, você poderá criar com suas próprias mãos coisas verdadeiramente únicas que serão um excelente presente para seus entes queridos. Além disso, lembre-se que um produto artesanal de alta qualidade sempre encontrará seu comprador, não importa quanto custe.