Como endireitar o fio depois de desembaraçar

Para muitas costureiras, a necessidade de desfiar um produto amarrado, seja um vestido ou um suéter infantil, torna-se um verdadeiro desafio. O facto é que a maioria dos tipos de fios, depois de utilizados para o fim a que se destinam, tornam-se absolutamente impróprios para tricotar ou fazer crochê por perderem a forma. Vamos descobrir se é possível devolver uma aparência apresentável aos fios com os quais algo já foi tricotado.

Como endireitar o fio depois de desemaranhar: métodos populares

endireite o fio depois de desembaraçar
Muitas artesãs, ao ouvirem de uma de suas amigas que estão desfiando suéteres velhos, podem se perguntar por que isso é necessário. Na maioria dos casos, a reutilização de fios de tricô economizará dinheiro. Além disso, a vontade de afrouxar algo e tricotar algo novo pode ser ditada por novas tendências da moda ou mudanças na figura. Além disso, mesmo um produto que não perdeu a sua posição de moda pode estar rasgado ou sujo, o que tornará a sua reciclagem uma prioridade.

Antes de quebrar a cabeça pensando em maneiras de endireitar o fio, você precisa saber como desfiar peças de malha corretamente. Simplesmente desatar o nó da última laçada não basta, há várias nuances que precisam ser levadas em consideração.

Conselho! Antes do processamento, o produto deve ser lavado e seco, colocado sobre superfície dura e plana.

Se o produto for tricotado na máquina, ele se desfará com a linha saindo. Isso pode ser indicado por marcas especiais nas bordas. Coisas inteiras se desfazem muito rapidamente se você encontrar um fio para puxar.

Para facilitar no futuro o trabalho com o fio solto, é recomendável enrolá-lo em bolinhas ao desfiar. Você pode usar espuma de borracha, algodão ou uma bobina de plástico como base para a bola.

Uma das maneiras mais fáceis de endireitar os fios é lavando. Esse tipo de processamento ajuda não só a devolver os fios ao formato original, mas também a remover poeira e sujeira.

Importante! Antes da lavagem, o fio deve ser recolhido em meadas, enrolando-o na dobra do cotovelo.

As meadas resultantes são lavadas em água morna, à qual são adicionadas algumas gotas de um detergente especial para lavar roupas delicadas e de lã. O enxágue também pode ser feito em água com adição de condicionador, o que deixará os fios mais macios e maleáveis.

Importante! Os fios, especialmente os feitos de fibras naturais, não devem ser torcidos. Esses fios devem ser secos em uma superfície dura e plana, longe de fontes diretas de calor. Você pode colocar uma toalha felpuda sob eles para absorver o excesso de água.

O segundo método mais polar e eficaz para endireitar fios usados ​​é o “método do coador”. Para funcionar você precisará das seguintes ferramentas:

  • uma panela larga e funda ou outro recipiente resistente ao calor;
  • peneira de metal com malha fina;
  • uma tigela de metal cujo diâmetro corresponde ao do coador;
  • um pouco de água.

Processo passo a passo:

  1. O fio enrolado em uma bola é colocado em uma peneira, que é colocada sobre uma panela com água.
  2. A parte superior do fio é coberta por uma tampa.
  3. A estrutura é colocada sobre o fogão e o fogo é aceso na potência máxima. A água deve ferver.
  4. Depois que a água ferver, abaixe o fogo e deixe a panela no fogo por 2 a 3 horas.

Importante! É necessário monitorar o nível da água na panela, pois ela pode transbordar.

Passado o tempo necessário, o fio é retirado da água e seco no radiador.

Conselho! Você pode adicionar algumas gotas de óleo natural aromático à água.

Quem não confia nos novos métodos de alisamento deve recorrer ao método da avó, que envolve usar um banquinho como máquina de trabalho. Os fios soltos estão enrolando em volta duas pernas de um banquinho e deixadas nesta forma por vários dias. Com a tensão, eles se endireitarão e suavizarão.

Como endireitar os fios depois de desembaraçar no micro-ondas

endireite o fio depois de desembaraçar no microondas
Para quem tem micro-ondas na cozinha, pode acelerar significativamente o longo processo de reavivamento de fios usados ​​​​anteriormente. Para funcionar, você precisará de vários sacos plásticos e pequenos pedaços de tecido de algodão (um pano de prato ou uma fralda de bebê).

Processo passo a passo:

  1. o tecido é umedecido em água, sobre ele são colocados novelos de fio;
  2. tudo é colocado em um saco plástico e levado ao micro-ondas;
  3. O forno está ligado no modo máximo, o cronômetro está ajustado para dois minutos.

Se o tempo especificado não for suficiente, o procedimento pode ser estendido por mais alguns minutos.É importante monitorar como o thread “reage” a tal processamento.

Vários métodos de vaporização de fios para alisamento

Como endireitar o fio depois de desembaraçar
Se nenhum dos métodos descritos acima ajudou, existem várias outras técnicas usadas por costureiras experientes para salvar linhas usadas anteriormente. Aqui estão alguns deles:

    • Usando um ferro. Este método é melhor usado em seções individuais de linha que foram usadas para tricotar certos elementos. Também vale a pena considerar que depois de passar os fios ficam mais lisos. O fio torcido é colocado sobre uma tábua de passar e coberto com gaze úmida por cima. As pontas que não precisam de processamento são fixadas em ambos os lados para não interferirem. O ferro é movido ao longo da gaze, tentando não ficar muito tempo parado no mesmo lugar. Se o ferro tiver modo “vapor”, é melhor ligá-lo.
    • Cozinhando em uma panela. O fio enrolado em pequenas bolas pode ser colocado sobre uma panela fumegante, o que ajudará a endireitar os fios torcidos de maneira rápida e eficiente. Como cabo, você pode usar um garfo longo com duas pontas usado para cortar carnes e aves.
    • Cozinhando em uma chaleira. Um pequeno bule com água fervente derramada ajudará a restaurar a aparência apresentável de qualquer fio. Para fazer isso, você precisa inserir a ponta do fio enrolado em uma bola através do bico da chaleira e puxá-lo para fora do orifício na parte superior coberto por uma tampa. É preciso puxar a linha bem devagar, dando tempo para que ela entre em contato com o vapor e a água quente.

A lã natural pode ficar muito mais densa com o contato com o vapor. O acrílico artificial, ao contrário, só ficará mais macio e elástico com o banho de vapor.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano