Macias e quentes em geadas severas, as luvas são um acessório moderno que protege suas mãos contra queimaduras pelo frio. O fio selecionado corretamente não causará irritação e “manterá” o padrão e o formato das luvas. A linha de alta qualidade não é difícil de cuidar: quando usada diariamente, as peças de malha não devem enrolar ou rasgar.
É aconselhável levar em consideração os interesses do futuro proprietário das luvas:
- As crianças que gostam de se divertir na neve precisam de luvas que as mantenham aquecidas mesmo quando molhadas. O segundo requisito é que o fio seja hipoalergênico.
- Para os homens, um fio mais grosso é adequado. Se a finalidade das luvas é “caça ou pesca de inverno”, são utilizados vários tipos de fios, tornando o produto multicamadas (o interno é mais macio, o externo é grosso e áspero).
- Para as mulheres, a aparência vem em primeiro lugar, por isso o produto costuma ser tricotado com 2 fios. Afine para “fofura”, mais grosso para a beleza do padrão de “tranças” e “saliências”.
Conselho. Se o seu filho não é alérgico a lã, tricote luvas vários tamanhos maiores com fio da Nova Zelândia e depois sinta-as na máquina de lavar. As luvas estarão quentes e sem vento.
O mais quente
Knitters escolhem fios de lã para aquecer no inverno. Algodão, linho, bambu e fios feitos de outras fibras vegetais não são adequados para o inverno: no frio eles esfriam, não aquecem. O fio poliacrílico (nomes comerciais - Kurtel, Netron, Acrílico), embora retenha calor, torna-se rígido em geadas severas. As mãos ficam molhadas e frias.
Lã de ovelha
O fio caseiro é adequado para luvas de estilo étnico, um pouco espinhoso. Depois de várias lavagens o fio fica um pouco mais macio e fofo.
A lã Merino (merino) é um presente de ovelhas merino de lã fina. A linha fiada é macia. O fio feito com penugem merino australiana é mais caro do que o fio da Nova Zelândia. Por isso, é adquirido especialmente para suéteres e suéteres elegantes, aproveitando sobras para luvas.
A lã islandesa é caracterizada pela suavidade, elasticidade e resistência à umidade. As luvas feitas com este fio mantêm a forma e não esticam. Adequado para amantes da recreação ativa ao ar livre no inverno.
Lã de cabra e penugem
As cabras angorá dão mohair aos tricotadores: um fio macio e fino com pelo sedoso. Você pode tricotar luvas com este fio em 2-3 fios ou misturá-las com um fio natural não fofo.
Kid mohair é um fio obtido a partir da matéria-prima da primeira tosquia dos cabritos, muitas vezes misturada com seda ou algodão. O fio total é fino mesmo a partir de 3. Costureiras, se sobrar fio, acrescente lã ou use para decorar luvas.
As cabras da Caxemira fornecem caxemira aos tricotadores, que é feita a partir do subpêlo. Mas tal fio quase nunca é encontrado em sua forma pura.Mesmo que o rótulo diga caxemira, a composição conterá lã de ovelha. As luvas são quentes, o fio é bom para arans.
O pêlo felpudo de cabra geralmente é fiado em fio de algodão. Lenços de teia de aranha são tricotados com o fio resultante. Para tricotar luvas quentes, adiciona-se lã fiada à mão ou industrial.
Atenção. Mohair com acrílico está à venda: a resistência do fio aumenta, mas o fio não é adequado para geadas fortes.
- Lã de camelo. Se sobrar uma meada depois de fazer um cobertor quente, você pode tricotar luvas bem quentes em uma cor natural (uma paleta de tons de marrom e preto). As vicunhas não compram lã de camelo quente e leve especificamente para luvas. O fio é fiado a partir de fibras finas de cisalhamento de mola, o preço é alto.
- Penugem de coelho. O popular angorá costuma ser vendido misturado com lã ou fio acrílico, por ser pouco elástico e caro. Embora as luvas feitas de angorá e lã sejam quentes e fofas, quando usadas constantemente a penugem sai, formando “bolas”.
- Lhama e alpaca. Adequado para ponto tricô, purl e ponto jarreteira sem tranças ou saliências.
- Cachorro. Você pode comprar linha pura para cachorro de segunda mão; a indústria oferece fios mistos. Se a composição contiver qualquer outra lã, as luvas são quentes e não espinhosas.
Hipoalergênico
As luvas feitas de lã natural de alpaca são adequadas para bebês porque não contêm gorduras orgânicas que causam alergias.
Importante. Este produto é 7 vezes mais quente que as luvas de lã de ovelha, o que é importante para crianças com sistema imunológico enfraquecido.
Merino não é considerado totalmente hipoalergênico, mas o fio é fino e não irrita a pele. Também é utilizado em roupas infantis e pessoas com pele sensível.
Se tiver alguma dúvida, considere fio 50% lã merino. 50% acrílico."É claro que as luvas ficarão menos quentes, mas não aparecerão erupções cutâneas em suas mãos.
Fácil de usar
Quando a facilidade de cuidado é prioridade, você deve escolher fios sintéticos. O custo é inferior ao do fio de lã, grande variedade de tonalidades de cores. E durante o armazenamento, as mariposas não comem as luvas.
Se você espera lavagens e secas frequentes, dê uma olhada mais de perto em um fio misto feito de lã e acrílico. Em seguida, as luvas podem ser lavadas na máquina e secas no radiador quente - o produto não cairá.
As luvas de alpaca são consideradas fáceis de usar. Quando usados por muito tempo, não caem nem formam “bolas”. Claro, para lavar na máquina de lavar, selecione o ciclo delicado para peças de lã.
Mas é melhor não usar o popular angorá nas luvas: o fio é difícil de cuidar e, se não for seco e lavado corretamente, perde-se o aspecto elegante do produto.