Na Rússia, os bonecos de lã eram feitos como talismã: para dar sorte ou para proteção contra forças das trevas.
Agora você pode fazer esse brinquedo para passar o tempo com seu filho, ensinar-lhe artesanato ou mostrar-lhe que as coisas podem ser feitas de forma independente. Esse artesanato também será útil para as costureiras, pois ajudará a eliminar o acúmulo de fios de tricô se houver muitas peças inadequadas para peças grandes.
Boneca de fio faça você mesmo - como escolher o fio?
Qualquer fio de tricô serve.
A melhor escolha seria o fio acrílico por ser o mais macio e barato. Fios misturados com lã ou angara também ficarão bem, mas muitas vezes podem picar, o que a criança não vai gostar.
A cor do fio também não importa.. As crianças vão se divertir fazendo homens verdes e azuis, mas para ter realismo, você pode usar fio bege ou rosa claro para a base e fio mais escuro para o cabelo.
A espessura dos fios também não importa. Se os fios forem finos (solteiros), será necessário dar mais voltas para conseguir a mesma pompa e volume. Esses fios são mais adequados para fazer cabelos de brinquedo, pois ficarão mais verossímeis, você pode até usar fios de fio dental.
Em outras palavras, qualquer fio que você tenha em casa ou de que goste servirá.
Master class: boneca de lã para crianças pequenas e seus pais
1. Primeiro faremos um pedaço de papelão no qual enrolaremos os fios; é mais conveniente do que enrolá-lo com nossas próprias mãos. A altura da peça depende da altura desejada do brinquedo, via de regra, de 10 a 15 centímetros. Desta forma o brinquedo caberá confortavelmente na mão da criança. É importante escolher um papelão grosso para que não enrugue ao começar a enrolar os fios, caso contrário o boneco ficará irregular.
Não é necessário fazer um molde de papelão, você pode encontrar um item de tamanho adequado, por exemplo, um telefone.
2. Agora começamos a enrolar nossos fios. Como você sabe quando parar? Tudo depende de como você vê sua boneca e da densidade do fio.O acrílico macio pode ser enrolado até que uma camada de três centímetros de largura fique na altura de um dedo. Lã grossa ou fios de algodão ainda mais cedo.
3. Remova o espaço em branco do papelão. Passe a linha pelo laço e puxe bem de um lado. Cortamos cuidadosamente a outra extremidade para obter um pincel exuberante.
4. A uma altura de cerca de um dedo ou um e meio, puxamos a borla com linha para que a cabeça saia.
5. Duas maneiras de fazer as mãos
- Do mesmo pincel. Separamos alguns fios em nossas mãos e amarramos o restante no cinto. O fio usado nas mãos pode ser trançado ou simplesmente amarrado na ponta, imitando palmas. Mas primeiro, esses fios precisam ser cortados para que tenham o comprimento mais parecido com o de um braço.
- Faça um novo pincel. Você pode enrolar um pouco mais de fio, metade ou até um terço do corpo. Aqui estão as mesmas duas opções: faça uma trança ou apenas amarre na borda. Se você decidir tecer tranças, primeiro corte ambas as bordas da peça enrolada. Sem tecer, você precisa enrolá-lo em um pedaço menor de papelão ou encurtar os braços que já estão no homem. Quando as mãos estão prontas, nós as prendemos na borla para que haja uma quantidade igual de fio em lados opostos e amarramos bem. Agora a boneca tem cintura.
6. Agora você pode simplesmente aparar a parte de baixo do produto, e teremos uma boneca de saia rodada. Você pode fazer pernas. Dividimos os fios ao meio e os trançamos ou amarramos bem na parte inferior. Você pode fazer vários curativos, simulando joelhos.
7. Para fazer o penteado, enrolamos novamente a quantidade necessária de fios no papelão.
Não deixe o cabelo muito grosso, metade da base é suficiente.
Cortamos essa meada de um lado e amarramos a dobra na cabeça com o fio que segura a borla. Abaixamos e alisamos os cabelos com as mãos para não esconder o focinho do brinquedo, mas também para não deixar lacunas na nuca. De novo opções: trance uma ou duas tranças, amarre o cabelo no mesmo lugar onde está amarrado o pescoço para prendê-lo ou amarre na cabeça como uma guirlanda.
Se você fez um menino travesso, pode deixar uma fonte alegre aparecendo no topo da cabeça, caso em que não adianta enrolar cabelos compridos.
Dicas para fazer uma boneca de lã
Agora você pode enfeitar o brinquedo, adicionar saias e camisas e decorar o cabelo com grampos e flores.
Saia. Do tecido de sua preferência, corte um retângulo da altura da saia do brinquedo e três vezes mais largo. Costuramos os brinquedos diretamente na cintura, formando dobras. Você não precisa costurar uma saia inteira, basta fazer um avental.
Se os braços do brinquedo estiverem fixos de forma instável e pendurados muito, você pode enfaixar o peito da boneca transversalmente com linha. Esses detalhes podem ser facilmente escondidos sob roupas de algodão ou feltro.
Esse brinquedo pode se tornar uma decoração ou chaveiro, um presente ou um talismã. Mas o verdadeiro jogo está em criá-lo.