O fiapo de microfibra é 40 vezes mais fino que a lã, é muito mais fácil tricotar padrões com ele e não encolhe nem fica áspero após a lavagem. Por essas qualidades, o fio é valorizado por costureiras e fabricantes. Eles recorrem ativamente a ele, embora isso seja contrário à moda de tudo que é natural e natural. Isso ocorre porque as vantagens superam as desvantagens.
Que tipo de fio é microfibra?
A microfibra costuma ser incluída em um novelo de fio. Não há necessidade de ter medo da presença dela. É seguro: praticamente não causa reações alérgicas e possui excelente respirabilidade. Além disso, é capaz de transferir suas qualidades positivas para outros componentes presentes na composição. Eles se tornam mais duráveis e resistentes ao desgaste.
Composição e propriedades
É um material artificial obtido em laboratório pela combinação de fibras de poliéster (80% da composição) e poliamida (20% ou menos).O primeiro material atua como núcleo das vilosidades, o segundo é a camada externa, mas a camada é irregular e possui cavidades. Segue-se disto boa respirabilidade de produtos de microfibra.
As fibras também absorvem perfeitamente a umidade e a gordura devido à sua estrutura e formato originais. As vilosidades possuem sulcos microscópicos que se enchem de líquido. Contudo, a presença de tais reentrâncias não afecta a resistência ao desgaste. Vice-versa, a microfibra é considerada um dos fios mais resistentes ao atrito e danos mecânicos. Por isso, alguns até se permitem lavar produtos feitos com ele na máquina.
Importante! Modo recomendado: 30 graus, lavagem delicada ou à mão.
Devido ao tratamento especial das fibras, a necessidade de passar peças de microfibra desaparece e o tricô fica mais fácil. Os fios se encaixam bem e não precisam de ajustes.
Prós e contras do fio
As costureiras gostam desse fio porque pode ser trabalhado tanto com tricô quanto com crochê. Ao usar esta última ferramenta, podem surgir dificuldades no início, mas depois de se acostumar e desenvolver habilidades, todos os problemas são resolvidos.
Outras qualidades dependem em grande parte do produto específico. Produtos de fabricantes confiáveis - por exemplo, Magic, Schachenmayr - comportam-se bem tanto durante o tricô quanto ao usar a peça acabada. As seguintes vantagens são observadas:
- os fios ficam suaves e bonitos;
- o consumo de fio é pequeno;
- Durante o uso, os pellets praticamente não se formam;
- após a primeira lavagem as roupas não mudam de cor;
- a roupa acabou sendo leve.
Importante! Ao usar uma agulha de crochê, o resultado é uma peça de malha solta, mas complexa. Isso ficará bem em alguns chapéus. Por exemplo, em uma boina longa e volumosa.
As deficiências são atribuídas principalmente à composição e aos erros na tecnologia de produção.. Entre os “contras” está o frizz. Além disso, muitas vezes aparece após a primeira lavagem. Os punhos e a dobra do cotovelo são mais suscetíveis ao fenômeno. Não é possível devolvê-los à aparência anterior, mesmo com a ajuda de produtos químicos especializados e remédios caseiros.
O segundo defeito mais comum é alongamento. O produto acabado torna-se uniformemente maior: tanto em comprimento quanto em largura. Além disso, podem surgir reclamações quanto à suavidade do produto acabado. No entanto, este ponto não pode ser considerado uma desvantagem clara. A qualidade depende do tipo de fio utilizado.
Assim, por exemplo, usando fios destinados ao tricô de guarda-roupas infantis, com certeza você vai acabar com roupas macias. Se você comprar um fio de microfibra, que é inicialmente denso e brilhante, ele produzirá um produto ligeiramente áspero que mantém sua forma.
Quais itens são tricotados em microfibra?
Devido à espessura da fibra de microfibra, é fácil tricotar laços complexos e padrões volumosos, razão pela qual os fios são frequentemente usados para criar suéteres com orifícios.. A peça acabada pode ser de qualquer sazonalidade, inclusive aquelas destinadas ao uso no verão. Num dia quente não fará muito calor, o que se explica pela boa respirabilidade das fibras.
A fibra também é indicada para roupas infantis. O fio é bastante seguro e tolera muito melhor encharcamento frequente do que a lã pura.. Os pais de um bebê ativo que se suja constantemente não terão que escolher entre a segurança de um item do guarda-roupa e o custo de uma lavagem cuidadosa das mãos. Porém, para obter o melhor resultado, é necessário escolher fios cuja descrição ou nome indique que determinado produto pode ser utilizado na confecção de roupas infantis.
Importante! O fio não desbota sob a influência da radiação ultravioleta, as coisas feitas com ele não se deterioram com a luz solar, por isso as roupas de verão podem ser tricotadas com segurança em microfibra.
Coisas que definitivamente podem ser tricotadas em microfibra e ficarão bem:
- capa;
- principal;
- poncho;
- cocar (principalmente para verão e fora de temporada);
- suéter;
- bolero;
- terno de bebê;
- colete;
- casaco;
- lenço;
- roupa de banho.
Cobertores também são feitos de microfibra. O custo de tal item será alto, mas esses custos serão compensados com o tempo. O produto acabado possui propriedades antiestáticas, praticamente não se formam pellets (exceto após uso ativo prolongado), não interfere na respiração da pele e absorve bem o excesso de umidade do corpo. Em outras palavras, tal xadrez atende aos requisitos de higiene e garante um sono confortável e saudável.
Vestidos e saias praticamente nunca são feitos de microfibra pura. Para criar esses itens de guarda-roupa, o fio é combinado com outros fios. Se isso não for feito, a bainha esticará. Além disso, a diferença entre “antes” e “depois” pode ser de 5–10 cm.
Se esticar, como tricotar um maiô?