As lojas de artesanato oferecem muitos tipos diferentes de fios. Você pode escolher liso ou variegado, lã ou acrílico, tradicional ou sofisticado. Entre essa riqueza de sortimento está o fio de tweed. Continue lendo para descobrir o que é, sua história e segredos.
Que tipo de fio é o tweed?
Nas regiões montanhosas da Escócia, desde o início da Idade Média, um tecido grosso, quente e resistente ao desgaste chamado tweed era produzido a partir de lã grossa de ovelha. Com ele eram feitas roupas simples e rústicas, que podiam proteger o homem do vento cortante e da chuva incessante. Os Highlanders usavam capas de chuva de tweed, usando-as como abrigo contra o mau tempo, cobertores para dormir e cobertores para cavalos. O tecido de lã pura aquecia tanto o cavaleiro quanto o cavalo.
Com o desgaste constante, a superfície do tecido ficou coberta por uma camada de gordura, que repelia a água. O resultado foram roupas quentes e impermeáveis, feitas de lã natural, que mantiveram sua qualidade por muito tempo.. No início era duro e espinhoso, mas amoleceu sob a influência da umidade. O tweed era tingido com corantes naturais, incluindo líquenes, urze e diversas gramíneas. Eles produziram cores muito duráveis, mas desbotadas e inexpressivas. Não apenas os plebeus, mas também os homens de famílias nobres usavam essas roupas para se isolarem.
As roupas eram tecidas com lã grossa, o fio geralmente continha inclusões de estrutura mais espessa, áreas não tingidas ou multicoloridas. Com o tempo, a tecnologia de produção de fios e fios mudou, mas suas características distintivas permaneceram inalteradas.
Composição e características
O fio de tweed moderno é exatamente assim - com espessamentos e ilhas de heterogeneidade. Mantém uma cor opaca e pode conter não só ovelha, mas também outros tipos de lã, além de algodão e materiais sintéticos. Os espessamentos podem ser raros ou frequentes. Os fios claros geralmente apresentam inclusões escuras, enquanto os fios escuros apresentam inclusões claras.
Vantagens e desvantagens dos fios
O fio Tweed tem muitas vantagens:
- até o modelo mais simples desses fios parece elegante e impressionante;
- é recomendado para costureiras iniciantes, pois em um tecido com estrutura não uniforme não são visíveis laçadas de malha irregular;
- o fio mantém sua forma perfeitamente, você pode tricotar vários elásticos, tranças, aranas;
- Esta é uma opção muito econômica para tricotar agasalhos à mão. Para um suéter padrão feito de tweed simples, você precisará de 1,5 vezes menos lã normal.
Como qualquer outro material, o fio de tweed tem suas desvantagens:
- no produto acabado há um leve formigamento;
- diminui de comprimento.Essa característica é levada em consideração pelas artesãs que tricotam do pescoço para baixo, com a intenção de tricotar os centímetros que faltam durante a operação;
- Ao trabalhar com agulhas de tricô, o tecido pode ficar distorcido, o que é corrigido com pontos de crochê falsos.
Importante! Ao tricotar qualquer peça feita de lã de tweed, as laçadas devem estar soltas e o tecido deve estar solto. Durante a primeira lavagem, as fibras de lã incham e ficam ligeiramente fofas, a estrutura do laço torna-se densa e o produto acabado amolece.
O que é tricotado com lã de tweed?
Normalmente, esse fio, que não é delicado para o corpo, é usado para tricotar agasalhos quentes e outras roupas, podendo ser:
- cardigã ou jaqueta;
- suéter;
- túnica ou vestido;
- lenço;
- chapéu ou boné;
- saia;
- jaqueta;
- casaco.
Importante! Antes de iniciar o trabalho, certifique-se de tricotar uma amostra e certifique-se de que a trança ou padrão aran escolhido não fique desfocado pela estrutura do fio.
Como cuidar de uma peça de tweed?
Cuidar do tweed - lavar, secar, guardar - é simples. É importante seguir as recomendações dos profissionais, e as coisas feitas com esse fio vão aquecer e encantar você por muito tempo:
- lavar à mão - em água morna com produtos líquidos especiais;
- flexões - usando toalha seca;
- secagem - somente em superfície plana e horizontal;
- armazenamento - em uma prateleira, não em um cabide.
Importante! Evite o tratamento térmico de produtos confeccionados com fio de tweed, pois o engomar pode causar estiramento e perda de elasticidade dos fios.