Tipos de fios com nomes e fotos

Nas lojas que vendem fios de tricô, a abundância de sortimento faz com que até as costureiras experientes arregalem os olhos. E o que podemos dizer dos tricoteiros iniciantes! Não são apenas as lindas meadas que surpreendem, mas também o preço de muitas delas. Como aprender a navegar neste oceano multicolorido e porque os preços são tão diferentes, continue lendo.

Descrição dos tipos de fios com nomes

O fio é o produto da tecelagem de fios individuais que consistem em fibras. Pode consistir em um ou mais fios (em várias dobras). Os fios são tecidos a partir de fibras do mesmo tipo ou de fibras diferentes, por exemplo, acrílico ou viscose é adicionado à lã.

A composição da matéria-prima fibra pode ser natural ou artificial, e os fios são divididos nos seguintes tipos:

  • natural;
  • sintético;
  • misturado.

Fio natural

Esses fios de tricô são obtidos a partir de lã animal ou fibras vegetais, respectivamente, o fio natural pode ser lã ou vegetal. As fibras de lã são caracterizadas por alta higroscopicidade, leveza, maciez e capacidade de reter calor. Eles respiram, não eletrificam e são a base para tricotar agasalhos. No frio é difícil passar sem lenço de lã, chapéu, suéter e meias.

ovelhaFios de tricô de diversas qualidades são obtidos a partir da lã de ovelha. O produto final é influenciado pelo processamento e coloração das matérias-primas. Se a etiqueta da meada indicar que o fio é pura lã, então estamos falando de lã de ovelha. Juntamente com as principais características das fibras naturais, a lã se destaca pela uniformidade do fio, boa capacidade de tingimento, elasticidade suficiente e resistência a vincos.

Desvantagens: emaranhamento e formação de bolinhas na superfície frontal quando as peças da roupa esfregam umas nas outras, necessidade de cuidados muito cuidadosos - lavagem, secagem, armazenamento. Muitos produtos de lã pura irritam a pele com sensações de formigamento leves, mas constantes.

Mohair

mohairLã fofa exclusiva com o pelo mais fino é obtida penteando cabras angorá. Mohair é um tricô muito quente, leve, durável, facilmente tingido, sedoso e com brilho natural nas fibras. Não está disponível sem aditivosPara a obtenção do fio, o mohair é combinado com outros fios, naturais ou sintéticos. Você precisa manuseá-lo com muito cuidado, e então coisas quentes e luxuosas com uma pilha longa e fofa irão deliciá-lo por muito tempo.

Importante! No século passado, o mohair era muito popular, nenhuma fashionista poderia viver sem um chapéu ou uma blusa feita com ele.Agora ele também não foi esquecido - as mulheres russas o conhecem pelos lenços de penugem de Orenburg, tricotados em mohair.

Caxemira

caxemiraA matéria-prima é o subpêlo da cabra caxemira, cujo habitat são as terras altas do Tibete. A lã é obtida a partir da penugem mais fina, cuja finura é 3 a 4 vezes menor que o diâmetro do cabelo humano. É justo que um fio tão magnífico e único seja muito caro e exija os cuidados mais cuidadosos. Não pode ser lavado à mão, os itens de caxemira devem ser lavados a seco.

Angorá

angoráOs coelhos angorá nos dão lã de excelente qualidade e aparência. O fio fica bem leve, fofo e macio. As sensações táteis são tão confortáveis ​​que a popularidade dos produtos angorá cresce ano após ano. Mas Esta lã não é utilizada na sua forma pura: As fibras fofas são inelásticas e são tecidas em lã ou materiais artificiais.

Infelizmente, esses fios maravilhosos não fixam firmemente a penugem de angorá no fio: durante o uso, algumas das “penugens” saem do local de fixação, “colorindo” as roupas externas. E outra desvantagem significativa é a capacidade de abrasão das fibras. No entanto, com cuidado, um suéter angorá durará muito tempo.

Alpaca

Este é um fio com propriedades únicas:

  • alpacasuavidade;
  • leveza;
  • força;
  • hipoalergênico;
  • resistência à formação de pellets;
  • a vincar, torcer, abrasão.

É obtido a partir do velo de alpaca, animal das terras altas dos Andes peruanos. Não faz frio na geada e nem calor no calor. Essas qualidades valiosas desta lã são usadas para criar agasalhos quentes - casacos, cardigãs, cachecóis.

Merino

merinoAs ovelhas Merino fornecem às costureiras fibras de lã excepcionalmente macias e quentes.A alta elasticidade do fio criado permite tricotar coisas com uma silhueta justa a partir deste fio. Uma vantagem também é o cuidado fácil, em que os produtos merino podem ser facilmente lavados à mão ou em máquina automática em ciclo delicado.. Esse fio faz bem a todos, mas seu preço é muito alto. E como poderia ser de outra forma, se para obtê-la a lã de uma ovelha de lã fina é cortada de apenas um lugar - na cernelha.

camelo

cameloA lã da mais alta qualidade desta variedade é obtida de camelos bactrianos e camelos jovens. É leve, macio, suave e higroscópico. A lã retém o calor perfeitamente a estrutura da fibra promove a “respiração” do tecido e evita a hipotermia nas condições climáticas mais extremas. Tem muitas propriedades curativas e ajuda a pessoa a se livrar de uma série de doenças.

Importante! As fibras de lã de camelo não apenas repelem a poeira e aliviam a tensão estática, mas também protegem contra campos eletromagnéticos. Este é o único tipo de lã natural que possui tais qualidades.

Fio vegetal

A matéria-prima desse tipo é a fibra de origem vegetal. Este fio é mais barato que o fio de lã, mas tem uma aparência bastante atraente e é agradável ao toque. E a resistência e excelente resistência ao desgaste dos produtos feitos de fibras vegetais os tornam populares na criação de itens de guarda-roupa de verão.

Linho

linhoPara obter fios, eles pegam um tipo especial de linho - linho giratório. O fio de linho é macio, durável, higroscópico, agradável ao corpo, não desbota e mantém bem a sua forma no produto. Não apodrece e é pouco suscetível ao encolhimento. As roupas de linho são quentes no inverno e frescas no verão.

Importante! A vantagem indiscutível do fio de linho são as suas propriedades anti-sépticas naturais e a capacidade de atenuar a radiação gama, reduzir os níveis de radiação e neutralizar a eletricidade estática.

Seda

sedaA matéria-prima do fio de seda é um fio que se desenrola do casulo da lagarta do bicho-da-seda. Esta é a única fibra fornecida para produção na forma acabada.. Só precisa ser desenrolado.

O fio resultante é liso, brilhante, muito delicado ao toque, fino, forte, elástico e muito caro. Possui alta higroscopicidade, capacidade de reter calor, não forma pellets e é indestrutível. Devido ao seu alto custo, é utilizado como aditivo a outro fio mais acessível. O fio é geralmente misturado com um componente de algodão ou lã.

Algodão

algodãoFeito de fibra de algodão. O fio é durável, macio, confortável de usar, higroscópico e respirável. As desvantagens incluem a destruição do tecido por radiação ultravioleta, bactérias ou microorganismos, encolhimento severo, inelasticidade, retenção de manchas e contaminantes nas fibras..

O algodão mercerizado, tratado com hidróxido de sódio, é perfeitamente tingido em diversas cores, melhora as qualidades de consumo do fio, tornando-o macio e brilhante. No entanto, a mercerização contribui para um encolhimento ainda maior dos produtos e menor elasticidade.

Urtiga

urtigaO fio não é feito do tipo de urtiga que cresce em terreno baldio, mas de uma planta de rami do sul da Ásia chamada urtiga chinesa. Suas fibras possuem alta resistência e resistência ao desgaste, brilho natural, excelente coloração e não se decompõem por bactérias ou fungos. Das desvantagens - rigidez, baixa elasticidade, vincos muito altos. No fio costuma ser usado como companheiro de outros fios.

Bambu

bambuNa última década, tem sido um material muito popular para tricotar à mão tops e cardigans de verão. Possui uma série de qualidades únicas: pureza ecológica da fibra, propriedades antimicrobianas naturais, maciez, brilho natural, hipoalergenicidade. Freqüentemente usado como aditivo em fios de algodão.

Cânhamo

cânhamoFio muito durável e ecológico. Sua alta a resistência ao desgaste é usada em bolsas de tricô e vários acessórios domésticos. Este é o tipo mais antigo de fio feito de fibras vegetais. Na Rússia, eles eram usados ​​para fazer cânhamo e lona durável. Hoje em dia o cânhamo não é cultivado em todos os lugares porque é oficialmente proibido como matéria-prima para drogas.

Fio sintético

É obtido a partir de fibras sintetizadas. Não contêm componentes orgânicos, sua origem é um produto de produção química.

Acrílico

acrílicoDevido ao seu volume, assemelha-se ao fio de lã, que em muitos casos substitui parcialmente para dar ao fio resistência adicional, resistência ao desgaste e elasticidade. Também pode atuar como companheiro para plantar variedades de fios ou de forma independente. Acrílico largo usado para tricotar várias coisas, inclusive infantil, porque é muito macio, não pica, não causa alergia e é pintado em diversos tons de cores. Porém, é capaz de acumular eletricidade estática e pode “enrolar” no produto.

Nylon

nylonEsta é uma fibra incrivelmente elástica, leve e durável. Está perfeito para uso como aditivo à linha principal, torna o fio resistente ao desgaste e evita o encolhimento. Meias de lã com aditivo de náilon duram muito mais tempo sem abrasão do que sem abrasão.Em sua forma pura, o náilon (poliamida) é utilizado no tricô de fábrica de meias femininas.

Microfibra

microfibraFoi inventado há pouco tempo por químicos japoneses. Matérias-primas: poliamida ou poliéster. As fibras são superfinas, muitas vezes maiores que a finura de todas as fibras naturais conhecidas, até mesmo a seda.

As fibras multiplamente emendadas deste fio de nova geração distinguem-se por maior resistência, respirabilidade, bela superfície aveludada. As excelentes qualidades de consumo e a bela aparência da microfibra colocam-na na mesma faixa de preço de muitos tipos de fios naturais.

Lurex

LurexNão é uma fibra, é aditivo metálico em forma de fio, que pode decorar o produto. Está conectado ao fio principal, que pode ser sintético ou natural. Em tecido de malha fica muito impressionante.

Fio misturado

Consiste em dois ou mais tipos das matérias-primas acima mencionadas. Por exemplo, a famosa mistura de lã é acrílico e lã em partes iguais. Também são misturadas todas as composições em que algum outro fio é adicionado ao fio principal: linho + viscose, lã + seda, mohair + lã + acrílico. As composições misturadas adquirem as qualidades positivas de todas as fibras utilizadas: tornam-se mais fortes, mais macios, mais agradáveis ​​​​ao toque, resistentes ao encolhimento, não perdem o brilho e ficam impressionantes por muito tempo.

Variedades de fios artificiais

Este tipo é obtido a partir de fontes naturais ou vegetais de matérias-primas por meio de processamento químico:

  • viscose. Feito de madeira de coníferas, tornou-se difundido como um material bastante confortável, hipoalergênico, macio e brilhante;
  • acetato (rayon).O fio luxuoso, brilhante, macio, antialérgico e de fácil tingimento é obtido a partir de fibras curtas de algodão recicladas que sobraram da produção principal.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano