É improvável que você encontre uma pessoa que não saiba o que é um dedal. Esta tampa protetora é usada tanto por esgotos qualificados quanto por pessoas comuns que precisam consertar um bolso ou meia. No entanto, o dedal não é tão simples como pode parecer à primeira vista. Que segredos guarda a sua história e sempre foi utilizada para os fins a que se destina? Bem, vamos descobrir.
Definição de dedal
Um dedal é uma tampa colocada no dedo para protegê-lo de picadas de agulha durante a costura.
Palavra dedal derivado de em + dedo (literalmente - no seu dedo). Em russo é dedal, em bielorrusso - naparstak, Ucraniano - dedal, Búlgaro - Supervisor, polonês - naparstek, tcheco - naprstek.
O metal é muito utilizado na fabricação, mas também existem produtos de plástico, que, no entanto, não são tão duráveis e práticos: desgastam-se mais rapidamente e nem sempre conseguem proteger as mãos.
O dedal é usado para empurrar a agulha através do tecido, geralmente denso e grosso.Existem pequenos recortes na parte superior e em parte do corpo para evitar que a agulha escorregue.
O dedal costuma ser colocado no dedo indicador, mas isso não é tão categórico - cada pessoa procede de sua própria comodidade e conforto.
Existem também os dedais, considerados uma ferramenta para alfaiates. Também fazem modelos em formato de anel, que são convenientes de usar se a artesã tiver unhas compridas.
História
Esta tampa protetora é conhecida desde o século XVII, porém é possível que já tenha sido utilizada antes. É verdade que os materiais utilizados poderiam ter sido ligeiramente diferentes.
Tipos de dedais
Hoje em lojas especializadas você encontra uma grande seleção de acessórios auxiliares que facilitam o trabalho da costureira. Convencionalmente, são divididos em decorativos e funcionais. Mas mesmo os primeiros conseguem cumprir sua tarefa com cinco pontos, já que nada atrapalha o trabalho.
Ao mesmo tempo, os produtos podem diferir uns dos outros não apenas na aparência, mas também na funcionalidade:
- Os modelos simples são uma tampa cega colocada no dedo. Possui pequenas reentrâncias que evitam que a agulha escorregue. Na verdade, nada de notável.
- O anel é uma versão aberta sem topo. Ótimo para empurrar a agulha lateralmente.
- Para feltragem - possui um revestimento especial que evita escorregões. Ideal para feltrar peças pequenas.
- Ergonômico - modelo inovador que proporciona alto conforto na costura. Sua base é feita de plástico macio e a ponta é feita de plástico rígido.
- O couro é um dispositivo conveniente com uma placa de metal. Projetado para trabalhos de longo prazo, pois permite que o dedo respire enquanto o protege contra danos.
- Antiderrapante - feito de borracha.
- Para quilting - tamanho ajustável para caber em todos os dedos.
- Anti-rotação - ponta metálica com superfície estriada. A base do dedal é feita de borracha macia.
- Para tricô - possuem guias de fio e são ideais para distribuir fios de diferentes tonalidades.
O dedal é selecionado de acordo com o tamanho (espessura) do dedo da mão com que a pessoa está acostumada a trabalhar.
É isso que é - um boné simples em forma de cone, mas muito útil para costura, tricô e quilting.