Apesar do nome incomum, muitos já conhecem esse tipo de malha. Este tipo se distingue por um método de tecelagem especial e altamente poroso. Devido à sua estrutura arejada, este tecido é macio e altamente respirável. As vantagens do French Terry são a resistência ao desgaste, a capacidade de reter o calor e a solidez da cor. O tecido moletão também é adequado para pessoas com pele hipersensível e propensa a reações alérgicas e irritações.
As vantagens do “French Terry” também incluem:
- suavidade,
- hipoalergênico,
- praticidade,
- versatilidade.
A história do tecido atoalhado francês
Primeiro, no século 19, surgiu o tecido turco - um material turco usado na produção de toalhas, roupões e chinelos. Infelizmente, não se sabe exatamente onde essa tecelagem incomum foi usada pela primeira vez. As fontes variam, mas na maioria das vezes este material turco é atribuído aos maiores países produtores de algodão: Índia, México e Egito.Mas seja como for, os criadores de Terry não pararam por aí. As características ideais do tecido levaram os fabricantes a utilizar uma base pronta para desenvolver um subtipo de material adequado ao streetwear. Foi assim que nasceu o tecido French Terry, caracterizado por laços macios e felpudos de um lado e um lado liso do outro. Devido à sua leveza, os produtos confeccionados com esse material são confortáveis de usar quase o ano todo. É curioso que muitas pessoas usem o nome universal “rodapé” para este material, que é usado para se referir a todos os tipos de tecidos felpudos.
Qual é a composição do tecido French Terry e ele estica?
Normalmente, o tecido moletão francês consiste em algodão e poliéster. Às vezes, os fabricantes adicionam lycra, viscose ou spandex para fazer com que o produto resultante estique melhor. A composição do algodão do French Terry varia dependendo do fabricante e da orientação do produto acabado: pode variar de 95 a 35 por cento. Dependendo dessa porcentagem, as características do produto e sua resistência ao desgaste mudam: quanto mais algodão ele contiver, mais delicadamente o tecido precisará ser manuseado para não formar bolinhas.
Onde o tecido atoalhado francês é usado com mais frequência?
Em primeiro lugar, o tecido terry francês é usado em moletons, moletons, moletons, calças, roupas para bebês, além de camisetas, vestidos e saias. Este material faz roupas de inverno ideais que serão confortáveis para um passeio noturno no parque. Uma parte significativa das roupas esportivas comuns para uso interno e externo é feita de tecido atoalhado francês. Por sua versatilidade e praticidade, é utilizado na costura de roupas masculinas, femininas e infantis.
Como cuidar do tecido atoalhado francês
Apesar de todas as vantagens do tecido, ele ainda necessita de cuidados bastante delicados. Como todos os itens de malha, o terry francês pode ser lavado em temperaturas inferiores a 40 graus. Recomenda-se que produtos com padrões brilhantes sejam lavados em água fria. Caso esta seja a primeira lavagem da peça, recomendamos lavar à mão para entender o quanto a cor pode desbotar. Se isso não for possível, utilize o ciclo de lavagem delicado. Recomenda-se passar o tecido atoalhado pelo avesso, após verificar primeiro a resistência do tecido a altas temperaturas em uma área pequena e imperceptível do material. E claro, não deixe os produtos expostos à luz solar direta: como todos os rodapés, o French Terry tem tendência a desbotar. Em geral, cuidar dos produtos confeccionados com tecido French Terry não difere de cuidar de qualquer outro tipo de malha: o principal é seguir as recomendações indicadas na etiqueta.