A história da criação da agulha e do dedal

Os povos primitivos faziam roupas com peles de animais. Sim, eram bandagens básicas, mas mesmo assim os restos de pele estavam de alguma forma presos uns aos outros. Surge a pergunta: o que o homem primitivo usava para fazer roupas básicas para si mesmo? Foi uma agulha? E quando as pessoas descobriram como proteger os dedos de serem picados pela ponta de uma agulha? As respostas a essas perguntas estão no artigo.

A história da criação da agulha e do dedal

Usamos esses itens quase todos os dias e não pensamos em como foram inventados. Enquanto isso, houve momentos em que as pessoas não conheciam agulha e dedal. É verdade, há muito tempo.

O que veio primeiro

Definitivamente agulha. Os primeiros exemplos de produtos semelhantes a ele apareceram há 15-20 mil anos no território da Ásia moderna e no sul da França. O dedal apareceu muito mais tarde, quando a costura estava se desenvolvendo ativamente.

História da agulha

As ferramentas para prender peles entre os povos primitivos não se pareciam muito com as agulhas modernas:

  • não havia ouvido;
  • as agulhas eram feitas de ossos de peixes e animais capturados e eram muito mais grossas que o normal.
Primeira agulha

Quando a Idade do Bronze substituiu a Idade da Pedra, as pessoas aprenderam a fazer agulhas de metal. Claro, no início eles eram bronze. Mesmo assim, eram instrumentos finos com ponta afiada.

As primeiras agulhas de ferro surgiram no século III. Ainda não havia olho; a agulha era uma ferramenta, com uma ponta afiada e a outra dobrada em forma de gancho.

Interessante! Os antigos egípcios sabiam bordar. Eles criaram pinturas complexas em tecidos usando agulhas de ferro.

Os países europeus aprenderam sobre esta ferramenta de costura no século VIII dC. graças aos comerciantes da Ásia. Gradualmente, os artesãos locais começaram a fazer agulhas. A produção concentrou-se na Alemanha, Espanha e no século XVI - na Inglaterra.

Durante a Revolução Industrial, quando novas fábricas e fábricas cresceram aos trancos e barrancos, a produção de acessórios de costura tornou-se barata e generalizada. Desde 1850, quando uma máquina especial foi inventada na Inglaterra, as agulhas começaram a ser feitas com olho. Desde então, eles permaneceram praticamente inalterados na aparência.

História do dedal

Acredita-se que os primeiros produtos que se pareciam com dedal, apareceu na Rússia. Eram objetos de osso e casca de bétula que protegiam os dedos de ferimentos durante a costura com agulhas afiadas.

No entanto, um boné semelhante a um dedal moderno apareceu na década de 80 do século XVII em Amsterdã. A história era linda: um joalheiro queria dar a um amigo um presente de aniversário surpreendente, mas útil. A senhora costurava muito, como todas as mulheres daquela época, então decidiu criar um objeto que protegesse seus dedos durante o bordado. Ele pensou por muito tempo o que poderia ser e finalmente fez um dedal de metal.

A invenção foi apreciada não só pela joalheira, mas também por outros europeus.A ideia rapidamente se popularizou e, no século 18, esse item simples começou a ser fabricado na Inglaterra, França, Alemanha e depois na Rússia.

Então não era uma ferramenta doméstica comum. O dedal era associado ao luxo e considerado uma joia. Foi feito à mão com metais e pedras preciosas.

Dedais medievais

@auction.violity

Em 1824, uma máquina para produzir dedais foi inventada na Alemanha. Desde então, sua produção em massa começou. No início era em grande escala, mas com o advento das primeiras máquinas de costura diminuiu sensivelmente. Porém, ainda hoje o dedal é muito procurado pelas costureiras e é feito não só de metal, mas de couro, silicone ou plástico.

Importante! A palavra “dedal” vem do “dedo” russo - dedo.

Fatos interessantes sobre a agulha e o dedal

Existem muitas lendas, histórias interessantes e fatos inusitados relacionados tanto à arte da costura quanto à agulha e ao dedal.

Abaixo estão alguns dos mais memoráveis:

  1. Até 1785, as agulhas eram quase um artigo de luxo. Mesmo os alfaiates profissionais não tinham mais do que 2 ou 3 deles, e as costureiras simples tinham, na melhor das hipóteses, um. Eles foram transmitidos por herança.
  2. Parece que a agulha é um bastão de metal padrão com um olho e uma ponta. Na verdade, existem 12 tamanhos de agulhas. Também se dividem em costura, bordado e peleria. São agulhas com dois olhos, para deficientes visuais com olho em forma de mosquetão, com furo no meio. Hoje eles são feitos de aço, prata, ouro e platina.
  3. No Japão, há centenas de anos que ocorre um festival de agulhas quebradas. Qualquer pessoa pode participar. Durante o festival, os japoneses agradecem o trabalho das agulhas quebradas e as colocam em caixas, que depois são baixadas ao fundo do mar.
  4. Na Indochina, eram usados ​​dedais em vez de alianças de casamento.Neles estavam escritos o nome da mulher e a data do casamento.
  5. Na Rússia, nas brigas eles usavam um mangual que parecia um dedal. Serviu como peso para a mão.
  6. Na Londres moderna existe uma sociedade de conhecedores de dedais. Na França, a prestigiada competição de costureiros é chamada de Golden Thimble. Na Rússia há um evento semelhante - “Silver Thimble”.

O incrível está próximo. Às vezes a história de objetos familiares é muito interessante. Uma agulha e um dedal são uma confirmação direta disso.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano