Como fazer um elástico com um lençol normal

Recentemente, cada vez com mais frequência, os fabricantes de roupas de cama estão se afastando da prática de vender lençóis comuns e dando preferência à fabricação destes com um elástico. Claro, isso é ditado pela demanda, porque essa roupa de cama é muito confortável. Mas o que deve fazer quem tem muitos lençóis em casa e não é aconselhável comprar novos?

folha

É possível fazer um com um lençol comum preso com um elástico?

Apresso-me em agradar às artesãs: esta alteração é factível e nada difícil. O único problema que você pode encontrar é que o tamanho do lençol é insuficiente para uma dobra completa sob o colchão e uma bainha para o elástico. Mas isso pode ser resolvido selecionando um tecido adequado e costurando-o em todo o perímetro.

O que você precisa para trabalhar

Atenção especial deve ser dada à disposição dos tecidos. Esta questão surgirá principalmente para refazer lençóis para cama de adulto. Se você está planejando fazer uma opção de berçário a partir de um lençol grande, provavelmente o tecido será suficiente.Hoje quero falar sobre um método que vai ajudar a economizar o máximo possível de tecido sem bainhas desnecessárias.

Para um colchão medindo 200*140, costuma-se comprar (ou costurar) um lençol com boa margem nas laterais para dobrar. Mas seu comprimento costuma ser limitado a 2 metros e 20 centímetros - essa é a largura padrão de um rolo para roupa de cama de adulto. A largura da folha geralmente varia de 180 a 200 cm e, em alguns casos, também será necessário aumentá-la nas laterais. Mas em qualquer caso, isto tem que ser feito ao longo do comprimento do colchão.

Materiais e ferramentas

Então, precisaremos de:

  • lençol normal e tecido acompanhante;
  • tesoura;
  • fios coloridos;
  • borracha;
  • régua longa, fita métrica;
  • giz.

Neste artigo sugiro finalizar as bordas do tecido com ponto overlock, mas isso não significa que se você não tiver overlocker isso será um grande problema. Falarei sobre tudo com mais detalhes a seguir.

Padrão

No formato de confecção de folhas, não podemos falar de padrão no sentido usual da palavra. Em um pedaço de papel você só precisa esboçar como o tecido deve ficar antes de costurar. No caso de conversão de lençol normal em lençol justo, deve-se indicar também a quantidade de tecido que falta nas laterais. A tela deve parecer um retângulo (ou quadrado, dependendo do colchão que você possui) com quadrados idênticos recortados nos cantos.

Para a opção 200*140*20, por exemplo, você precisará de um comprimento de espaço em branco:

200+2*20 + 2*10 = 260,

onde 20 é a altura do colchão e 10 é a margem para dobra e bainha do elástico. Com um comprimento de folha padrão de 220, você precisará adicionar 30 cm de tecido em ambos os lados. Em largura será:

140 +2*20 + 2*10 = 200.

É bom que a folha tenha 200 cm, mas se esse valor for 180 será necessário adicionar mais 10 cm em ambos os lados.

padrão

@joxin.club

Instruções passo a passo

Antes de iniciar o trabalho, todos os elementos devem ser lavados e passados ​​​​a ferro para evitar maior encolhimento do produto acabado.

Então, vamos cortar os cantos do produto inicial. Seus tamanhos dependerão do lençol: o tecido sólido de ponta a ponta deve corresponder ao comprimento e largura do colchão (no nosso caso - 200 * 140). Ou seja, do tecido 220*180 cortaremos um retângulo de cada canto, medindo 10*20 (onde são cortados 10 cm no comprimento e 20 cm na largura da folha).

Cortamos pedaços do tecido acompanhante: 2 unid. tamanho 200*10 (onde 200 é o comprimento do colchão, e 10 é a diferença entre a largura desejada do lençol com elástico de 200 cm, levando em consideração 20 cm no retângulo previamente cortado) e 2 peças. 140*20 de acordo com cálculos semelhantes. Nessas peças vale acrescentar 1,5 cm por costura ao longo da largura.

Conselho! Para facilitar o seu trabalho, corte um retângulo de um lençol normal no tamanho do comprimento e largura do colchão + margem de costura de 1,5 cm de cada lado, e os cortes do tecido acompanhante serão iguais aos lados faltantes do colchão 20 cm + 10 cm para bainha + 1,5 cm por costura unindo dois tecidos. Então, os lados da folha serão diferentes do topo em toda a superfície lateral. Ou seja, serão dois retângulos medindo 140 * 36,5 cm e 200 * 36,5 cm.

  1. Costuramos todos os elementos entre si com uma costura reta regular com recuo de cerca de 7 mm da borda e, a seguir, com um calcador de overloque, trabalhamos na borda do produto com ponto de borda ou zigue-zague. Processamos todas as arestas da mesma maneira, exceto as laterais de um quadrado recortado. Tudo isso pode ser feito em um overlocker, se você tiver um.
  2. Costuramos as partes que se projetam do formato retangular da mesma maneira descrita acima.
  3. Viramos a borda na distância necessária para o elástico que você escolheu. Por exemplo, se a largura for de 2 cm, a dobra deve ser de 2,5 cm, e em todo o perímetro da folha costuramos com ponto reto, deixando uma área inacabada de 3 cm de comprimento.
  4. Inserimos o elástico na bainha com um alfinete de segurança, prendendo-o em uma das pontas. Em seguida, costuramos as pontas do elástico. O lençol ajustado está pronto!

Dicas úteis

  1. Para medir a quantidade necessária de elástico, é necessário fixá-lo no canto do sofá e, com um pouco de alongamento, trazê-lo para o canto do mesmo lado. Em seguida, prenda-o neste canto e vá para o próximo. Dobre o comprimento resultante do elástico ao meio sem tensão - sairá o valor desejado.
  2. Quanto mais altas as laterais da cama, mais invisíveis serão as manipulações de costura em outros tecidos.
  3. No verso do tecido você pode até usar um lápis para desenhar linhas de corte: geralmente a chita no verso é mais clara que na frente.

Como vocês podem ver, o trabalho de alteração, claro, será árduo, mas não há nada particularmente difícil aqui. Se você ainda não está pronto para comprar lençóis novos, você pode reaproveitar os antigos. Além disso, você é totalmente ilimitado na seleção de tecido adicional e pode obter vários efeitos com sua ajuda.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano