É provável que todas as casas tenham fezes velhas ou excessivamente duras. Para economizar dinheiro, você pode simplesmente fazer você mesmo capas para esses móveis. Então sua aparência se transformará instantaneamente e ficará muito mais confortável de usar.
Características de costura de capas para bancos com elástico
Claro, é muito mais fácil costurar uma capa com uma máquina de costura. Mas para uma costureira persistente nada é impossível e, se você tiver as habilidades adequadas, é possível fazer esses produtos manualmente. Afinal, não há nada particularmente difícil em costurar capas para bancos: são produtos pequenos, muitas vezes utilizando uma camada de enchimento sintético e elástico. Parece-me que é assim que se consegue um ajuste mais justo da capa ao banco, embora costurar esta parte exija um pouco mais de esforço.
Seleção de materiais e ferramentas
Para um trabalho confortável, precisaremos de:
- tecido externo (é aconselhável escolher um mais rígido, pode-se usar couro);
- espuma de borracha ou inverno sintético (vendido já acolchoado e em estojo de tecido);
- fios na cor do tecido principal;
- borracha;
- alfinetes;
- giz;
- marcador comum ou caneta hidrográfica;
- governante.
Conselho! Se acontecer de você não ter um giz ou marcador especial para marcar, um pedaço de sabão pode servir (melhor ainda é um resíduo fino e impróprio para lavar as mãos). Com sua ajuda você pode transferir o padrão, e após a lavagem não haverá mais vestígios dessas linhas.
Você também pode fazer um padrão de papelão ou papel grosso, mas é bastante aceitável simplesmente traçar o contorno do assento no tecido.
Preparação
O material deve ser lavado, seco e bem passado antes de costurar. Isto é necessário para que o tecido encolha imediatamente durante este tratamento e, posteriormente, ao lavar a capa acabada algum tempo após o uso, nada impeça que o produto mantenha sua aparência.
Etapas de costura de uma capa com elástico
Acho mais fácil trabalhar com um molde de papelão. Para criá-lo, você precisa prender uma cadeira invertida no lençol e traçar o assento com um lápis. Em seguida, o padrão é aplicado ao enchimento macio e transferido para o material usando um marcador comum ou caneta hidrográfica.
Esse padrão também é aplicado no tecido do estofamento, contornado, mas a futura capa é cortada com uma certa margem: para costuras, para espessura do enchimento de poliéster e para costura no elástico. Para evitar que o recheio se amontoe e se mova dentro da capa, ele deve ser acolchoado - costurado na máquina junto com o tecido externo.
Conselho! Existe um calcador excelente que é ideal para costurar uma camada tão espessa. É chamado de transportador ambulante ou superior. A essência do seu trabalho é avançar a camada superior ao mesmo tempo que a máquina move o tecido abaixo. Não é barato, mas tem a vantagem de ajudar a costurar tecidos de malha complexos.
Portanto, costurar uma capa com elástico pode ser dividido nas seguintes etapas:
- Escolha de materiais: tampo e enchimento.
- Preparando o molde e transferindo-o para o tecido.
- Corte e costura.
Nuances de estofamento de assentos quadrados
Para que a capa caiba perfeitamente no banco, é necessário cortá-la seguindo um padrão especial. Depois de fazer as medidas e transferi-las para o tecido, é necessário adicionar 7–8 cm, afastando-se da borda. Nesse caso, parecerá um quadrado que não possui quadrados com lados de 7 a 8 cm nos cantos (ou seja, fazemos tolerâncias de 7 a 8 cm de largura e comprimento igual ao lado do quadrado).
- Recorte o espaço em branco resultante.
- Recorte o preenchimento ao longo das bordas do padrão.
- Centralize o enchimento em relação ao tecido superior.
- Para maior comodidade, é aconselhável varrer o recheio com o tecido ao longo do perímetro e de ponta a ponta, de cruz a cruz, de dentro para fora.
- Virando o trabalho, transferimos os contornos do enchimento para o tecido por cima. É conveniente usar uma régua para isso.
- Marcamos as linhas ao longo das quais acolchoaremos a capa: a primeira delas conectará dois cantos opostos, as demais, com recuo igual de 3–5 cm, ficarão paralelas a ela.
- Acolchoamos com ponto reto regular ao longo das linhas previamente traçadas.
Importante! Há também um calcador especial para costura reta. Difere do universal pelo tamanho um pouco menor e pela presença de um furo redondo para a agulha, que evita que o tecido seja puxado para dentro dela (no universal é um furo oval para toda a largura possível do ponto). Esse calcador também tem uma base larga, que pressiona bem o tecido e não permite que ele se mova para os lados - a costura fica mais uniforme.
Em seguida, retire o fio de alinhavo e costure uma linha ao longo do contorno do enchimento. Costure os cantos juntos. Dobramos a orla, costurando bem rente à bainha esquerda, deixando um espaço sem costura para inserir o elástico ali.Costure as bordas do elástico, você pode costurar o buraco. O caso está pronto!
Conselho! Use um alfinete de segurança para prendê-lo em uma das pontas do elástico e puxe-o pela bainha.
Como embainhar os redondos corretamente
Para esses assentos, prefiro usar espuma de borracha como enchimento. Para cortar dele um formato adequado, é muito conveniente usar uma faca de papelaria comum.
- Coloque o banco com assento sobre a espuma de borracha, trace-o ao redor do perímetro com um marcador e recorte o círculo resultante.
- Colocamos o tecido voltado para baixo, em cima do banquinho, e desenhamos giz em todo o perímetro. Do círculo resultante separamos uma distância igual à largura do enchimento + cerca de 4 cm para costuras e bainhas.
- Recortamos a parte inferior da capa seguindo o mesmo padrão, mas sem levar em conta a espessura da espuma de borracha - você obterá um círculo menor apenas com margem de costura.
- Aplicamos o filler na maior, costuramos as bordas das duas partes, dobrando as bordas do tecido para caber no filler.
- Aplicamos a segunda peça por baixo, com uma costura oculta conectamos a parte superior e inferior do produto, deixando espaço para um elástico.
- Fazemos uma bainha, costuramos na máquina e colocamos um elástico.
Algumas dicas e ideias interessantes
Não é necessário comprar tecido especificamente para tal capa. Você pode usar restos de outro ou combinar tecidos diferentes usando a técnica colcha de retalhos. Uma solução interessante é decorar as capas com botões, apliques, bordados, lantejoulas ou confeccioná-las a partir de pequenas almofadas individuais na técnica do bombom. Você pode passar uma fita de cetim ao longo da borda do produto, juntando-a para formar ondas. É melhor nem costurar elementos decorativos, mas colá-los na capa com cola especial para tecido. Você também pode tricotar tecido; fica especialmente interessante para um assento redondo quando se usa malha ou outro fio grosso.
A opção de fazer você mesmo uma capa para banquinho é muito vantajosa. Isso economizará dinheiro e dará uma aparência mais limpa aos seus móveis. A oportunidade de atualizar o interior com a ajuda da troca de capas é bastante atrativa, visto que fazê-las você mesmo não é nada difícil.
Escrever é uma coisa e outra é um vídeo onde tudo fica mais claro