Durante muito tempo não surpreenderá ninguém com este tipo de roupa de cama. Lençol com elástico – é conveniente, prático e elegante. Mas normalmente comprá-lo custa um pouco mais do que você pagaria por uma simples folha retangular. Hoje vou te contar como economizar no orçamento familiar e costurar você mesmo.
Benefícios de usar lençóis justos
Todo mundo sabe que com essas roupas de cama não há problema principal de sono agitado: o lençol não sai do colchão. Isto é especialmente verdadeiro para camas de crianças, quando o bebê pode girar quase a noite toda. Também é importante que as crianças tenham lençóis para o caso de situações noturnas inesperadas. É aqui que a habilidade dos pais em costurar roupa virá em socorro.
As nuances da produção artesanal
Claro, para costurar essa folha mais rápido, seria bom usar um overlocker para finalizar a borda. Mas mesmo em uma máquina doméstica moderna isso não será um problema.Você pode virar a borda para cima em todos os lugares e costurá-la dessa maneira ou usar um calcador especial para overlock em alguns lugares.
Gostaria também de salientar que a roupa de cama é feita de tecidos naturais (ou com grande percentagem de fibras naturais), pelo que com certeza encolherão após a lavagem, principalmente se se tratar de algodão. Quanto depende do conteúdo de fibra. Normalmente, o tecido de algodão encolhe em média 4-10%. Isso deve ser levado em consideração na hora de comprar um corte.
Importante! Na hora de costurar um lençol para cama de “adulto”, recomendo considerar um tecido com largura de 220 cm, caso contrário você terá que se desperdiçar de alguma forma e costurar várias peças mesmo para uma cama não muito grande.
Para evitar surpresas, antes de costurar é aconselhável lavar o tecido no mesmo modo e temperatura em que será lavada a folha acabada. Se o pedaço de tecido for muito grande, pode-se cortar um tecido medindo 1x1 metro, lavá-lo separadamente, depois fazer novas medidas e calcular o coeficiente de encolhimento. Em seguida, corte a folha levando em consideração este valor.
Ferramentas e materiais necessários
Para costurar um lençol com elástico sem problemas, você precisará de:
- tecido de tamanho adequado ao colchão, levando em consideração encolhimento, laterais e dobras (a opção mais popular com muitas cores é a chita);
- elástico de linho (quanto mais grosso, mais dobra é necessária);
- uma fita métrica (ou fita métrica), uma régua longa - de preferência em um canto;
- giz ou marcador especial para marcação;
- fios na cor do tecido;
- máquina de costura.
Padrão e cálculos
Se com um lençol sem elástico não é particularmente difícil imaginar o corte do tecido, então com o produto que estamos considerando não é tão simples.Em primeiro lugar, para um colchão padrão de 2 metros, o tecido com 220 cm de comprimento cabe apenas na largura. Afinal, também é preciso levar em consideração a altura do colchão (cerca de 20 cm) e a dobra na parte inferior. Ou seja, você precisa comprar cerca de 3 m (270–280 mm) de tecido com 220 cm de largura para um lençol justo. Neste caso, é mais fácil com colchões infantis com menos de 2 metros de comprimento. Vale a pena considerar que esta descrição é adequada para uma largura padrão de colchão para cama de casal de 140–160 cm.
Temos que recortar um retângulo de tecido sem quadrados com lados de cerca de 27 cm nos cantos. Vamos considerar uma opção com dimensões de colchão de 200*160*20 cm. Acrescento 7 cm na bainha em todos os lados do tecido. Precisaremos de um pedaço de tecido (depois de lavar e passar):
- ao longo do fio de grão (onde fica a borda de fábrica) – 160 + 2*20 + 2*7 = 214 cm;
- ao longo da transversal (onde está o corte) – 200 + 2*20 +2*7 = 254 cm.
Observe que esses dados não levam em consideração o encolhimento. Aqueles. Se você não lavou o tecido, será necessário adicionar o fator de encolhimento a essas dimensões. Para chita ao longo do fio do grão, isso representa cerca de 2% do comprimento, ao longo do fio transversal (trama) - cerca de 5%. Mas não vejo grande problema em lavar e passar um pedaço de tecido de 2 x 3 metros.
Instruções passo a passo
Quando se trata de costura, prefiro simplificar tudo ao máximo. Por isso, na hora de costurar um lençol com elástico, procuro fazer tudo sem movimentos desnecessários.
- Não corto nada da tela padrão de 220 cm (vai caber no tamanho que preciso) e dobro ao meio para que os lados mais longos do retângulo caiam na borda de fábrica.
- Aí meço o comprimento que preciso em 254 cm e corto o excesso.
- Dobramos um dos cantos da tela em forma de triângulo com os lados avessos para dentro, medimos como se fosse ao longo das pernas do triângulo, 27 cm cada (uma régua de canto grande é útil apenas para isso). Para uma costura de linho, recomendo fazer essas laterais com 26 cm de comprimento.
- Contornamos com giz o lado do triângulo que fica no meio (e não nas bordas), fixamos as duas partes da futura folha com alfinetes da lateral do tecido principal e costuramos na máquina ao longo da linha desenhada. Afastando-se alguns mm da costura, corte o triângulo “extra”. Repita isso para todos os outros cantos.
- Viramos os cantos do avesso e, recuando cerca de 1 cm da dobra, fazemos uma linha reta. Acabamos com algo parecido com uma capa de colchão, sem elástico por enquanto.
Conselho! Você pode fazer guardanapos com os quadrados resultantes finalizando as bordas.
Finalizando a borda da bainha
Para determinar a quantidade necessária de elástico, é necessário fixá-lo em um canto do colchão e, esticando bem, trazê-lo para o outro ao longo do comprimento do colchão e depois ao longo de sua largura. Meça quanto tempo fica sem tensão e multiplique por 2. E para finalizar o trabalho e ter onde colocar o elástico é preciso aparar as bordas da tela de uma forma especial.
- Faça uma bainha de 1 cm e depois a largura do elástico mais alguns mm (por exemplo, se o elástico tiver 2 cm, a segunda bainha terá 2,5 cm).
- Costure em todo o perímetro, deixando cerca de 3 cm para passar o elástico.
- Usando um alfinete de segurança, prendendo-o na ponta, enfiamos na bainha formada. Tentamos não torcer, costuramos as pontas do elástico.
- A folha está pronta!
Não há nada particularmente complicado no processo de fabricação. A única coisa que incomoda a artesã é o aumento do consumo de tecido e as dificuldades para passar o produto posteriormente.Mas tudo isso empalidece em comparação com a principal vantagem deste tipo de cama - a facilidade de uso. Espero que minhas dicas ajudem você a tornar sua vida mais confortável.