Costura invisível com agulha à mão

Com toda a variedade de técnicas modernas de costura, a habilidade de costurar à mão permanece básica e ainda necessária no mundo do bordado. Itens grandes, é claro, são melhores e mais fáceis de costurar em uma máquina de costura ou usando uma técnica mais específica. Mas pequenos reparos podem ser confiados a mãos habilidosas que conheçam Fundamentos costura invisível (ou oculta).

costura invisível com agulha à mão

Características e benefícios

Esta costura é utilizada para costurar furos, encurtar o fundo das peças, para trabalhar brinquedos, bem como para unir e reparar elementos de malhas. A essência desta costura é inserir uma agulha no tecido pela parte frontal do tecido de uma maneira especial, para que a linha fique escondida no lado avesso.

Variedades

Existem várias costuras ocultas, ligeiramente diferentes umas das outras. Eles são usados ​​​​para consertar ou costurar itens pequenos, embora com a devida perseverança e nível de habilidade seja possível processar itens bastante grandes com a ajuda deles.

Conselho! Se possível, é melhor passar as peças dobrando a folga.Também é aconselhável levar um fio que melhor combine com a cor do tecido. Para evitar que a costura se desfaça, você precisa dar um nó de maneira conveniente para você na ponta da linha enfiada na agulha.

costura cega

Escada

É simples e rápido de fazer, uma opção bastante universal. É perfeito para os casos em que você precisa costurar algo na costura ou conectar algumas peças. A costura é literalmente projetada para costurar forros em agasalhos. Também é perfeito para mascarar o último furo do brinquedo, que fica quando você o vira do lado direito e onde é colocado o enchimento.

  1. A agulha é inserida na dobra do tecido na margem da costura. Se for costurar um pequeno furo em uma peça acabada, a agulha é inserida próximo ao último ponto.
  2. As dobras nas bordas dos elementos do produto devem ser pressionadas uma contra a outra e a agulha inserida alternadamente em uma ou outra. A punção na segunda deve ser feita no lado oposto ao local de saída da agulha na primeira curva.
  3. Para costuras mais uniformes e um trabalho mais rápido, é melhor furar uma das dobras, retirando a agulha após 0,3–0,5 cm e depois passando para a segunda. Então você precisa ir até o final do furo ou peça.
  4. Recomenda-se finalizar o trabalho prendendo a linha. Para fazer isso, costumo inserir a agulha em um dos pontos, puxar a linha não até o fim, formando um laço, e enfiar a agulha duas vezes. Isso resulta em um nó mais confiável.
escada

Bainha

A finalidade deste tipo de costura oculta é fácil de adivinhar pelo seu nome. É utilizado para bainhas de calças, saias e qualquer processamento semelhante na parte inferior do produto. Você pode escolher um cordão desta forma. Por exemplo, na cintura de um vestido, inserindo um elástico nele.

  1. Para fazer a bainha do fundo do produto, é aconselhável dobrá-lo no comprimento desejado e passá-lo a ferro. Em seguida, dobre a borda para dentro e passe novamente.Outros trabalhos são realizados no interior do produto.
  2. Depois de receber uma bainha bem cuidada, inserimos uma agulha com linha correspondente e um nó na ponta de dentro para fora na borda da bainha, “olhando” para dentro.
  3. No tecido principal pegamos apenas alguns fios de cima próximos à bainha.
  4. Inserimos a agulha na costela no mesmo local de onde saiu na etapa anterior. Depois de avançar até o comprimento de ponto desejado, retire a agulha e repita os passos. Então avançamos até o final da obra. Não há pontos visíveis na parte frontal do produto.

Importante! É necessário monitorar cuidadosamente a tensão da linha, caso contrário as manipulações da bainha podem ser perceptíveis na “face”.

bainha

Para malhas e malhas

O principal quando se formam buracos em malhas ou peças de lã é reagir a tempo e ter tempo para eliminá-los. Isto é especialmente verdadeiro para tecidos de malha, porque... buracos eles rastejam sobre ele em um piscar de olhos.

  1. Trazemos os fios rasgados para o lado avesso do produto.
  2. Depois de selecionar a cor do fio, sua extremidade é amarrada ao fio quebrado ou presa ao laço “sobrevivente” mais próximo da borda do buraco (o tecido de malha consiste em laços).
  3. A partir da “face” do produto, a agulha é inserida em duas alças de um lado do furo e depois em duas do lado oposto.
  4. Assim obtemos uma linha adicional de pontos tricotados do nosso fio. Essas manipulações são realizadas até o final da obra. A linha principal está presa no lado avesso.
para malhas

Os pontos feitos à mão salvarão a costureira mais de uma vez em diferentes situações. Os tipos de costuras ocultas descritos hoje irão ajudá-lo a reparar ou ajustar um item de forma rápida e confiável em situações em que o equipamento de costura é impotente para lidar com pequenos problemas delicados.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano