Finalizando o decote com fita viés

Existem muitas técnicas de costura comprovadas ao longo de décadas, e uma delas é o processamento do decote com fita viés. É necessário para que o tecido neste local não estique mais do que o necessário e mantenha bem a sua forma. Você pode comprar uma peça pronta ou fazer você mesmo.

Como costurar fita viés passo a passo?

Características de processamento do pescoço com fita viés

Este é um método bastante simples, que, no entanto, deve ser executado com cuidado. Uma vantagem especial é que você mesmo pode fazer facilmente uma fita viés. E não necessariamente do mesmo tecido com que o próprio produto é costurado. A combinação de materiais geralmente variados parece muito interessante. Mas, claro, a indústria do vestuário moderno oferece muitas opções prontas, variadas em cores e texturas. O que exatamente usar em cada uma das obras é decidido pela própria artesã.

Obrigatório para costura cuidadosa Para encadernação em viés, você precisa usar um ferro. Além disso, é extremamente desejável durante o processamento preparatório, passar a ferro, dar-lhe a forma de um pescoço.Ao mesmo tempo, a amarração em viés ficará onde for necessário e se estenderá em algum lugar, geralmente formando um semicírculo. A largura padrão deste elemento é de cerca de 1 centímetro quando dobrado. A versão de fábrica já vem dobrada ao meio com as costuras dobradas para dentro em ambos os lados e passadas a ferro na dobra. Ao fazer você mesmo, você precisa cortar a peça com 3,5-4 cm de largura.

Conselho! Hoje você pode comprar um calcador interessante para uma máquina de costura que é usado especificamente para costurar fitas viés. Esta fita é enfiada em ambos os lados e costurada ao produto com uma costura.

como costurar amarração em um decote

Como costurar um acabamento enviesado em um pescoço: processo passo a passo

Mas se você não tiver esse pé em mãos, poderá processar essa peça com segurança com um pé universal. Isso será ainda mais preciso, pois você terá controle total sobre o processo. E também trabalhar com um calcador simples permitirá costurá-lo de dentro para fora, tornando desnecessária a seleção meticulosa das peças para combinar. Considere esta opção de costurar fita viés no decote.

  1. Prepare a peça passando-a a ferro e dando-lhe a forma desejada.
  2. Costure à máquina ao longo do decote. Esta etapa tornará o corte menos elástico, o que é especialmente importante para tecidos muito “móveis”.
  3. Aplique fita adesiva no decote e alinhave no local onde foi feita a linha de marcação. Ao mesmo tempo, sua dobra dobra e a costura se encaixa exatamente nela.
  4. Nós moemos o detalhe. A linha deve ficar próxima à linha de alinhavo, que é removida imediatamente após a costura.
  5. Dobre a encadernação do produto do avesso, alinhave para formar uma borda de transição e passe a ferro.
  6. Fixe manualmente a borda interna da peça com uma costura cega. Ou, como opção mais popular, costure bem próximo à borda.

Atenção! Ao usar a encadernação em uma versão mais convencional (quando não fica escondida do avesso), ela é costurada no avesso, depois dobrada para a frente e fixada ali. Esta é a escolha ideal para tecidos transparentes, organza ou chiffon, se precisar realçar o decote com um detalhe contrastante ou se for você mesmo a cortá-lo.

fita de viés

@m.123ru.net

Dicas úteis

O acabamento é chamado assim porque é cortado do tecido em viés - em um ângulo de 45 graus. É por isso que é muito menos elástico do que se fosse feito com um corte reto. Para facilitar o trabalho com o pescoço, darei algumas dicas que eu mesmo uso:

  1. Para passar a peça, dando-lhe um formato o mais próximo possível do decote, é necessário traçar o recorte do produto em uma folha de papelão e estender a fita viés ao longo de uma das bordas ao longo do contorno resultante e passar a ferro. Para uma boa fixação, você pode fixá-lo no papelão com alfinetes e deixar esfriar completamente.
  2. Na verdade, a largura exata não é regulamentada em lugar nenhum. Acho muito conveniente cortar a encadernação do tecido, determinando as dimensões desejadas com uma régua. Dobro um pedaço quadrado de material em um triângulo, alinho as bordas, passo a ferro a dobra e, depois, desdobrando o tecido, aplico uma régua por dentro. Eu rastreio isso. E reorganizando a régua, alinhando-a ao longo da borda previamente delineada, você pode recortar a quantidade necessária dessas peças.
  3. Para conectar os pedaços cortados de fita viés, você precisa alinhar suas bordas em ângulos retos e, em seguida, colocar um pedaço em cima do outro, face a face, girando um deles 90 graus (ou seja, um ângulo reto é formado a partir de duas linhas) . A linha é traçada diagonalmente a partir de um canto, obtida aplicando-se um pedaço de fita adesiva em outro quadrado, no canto oposto. A “cauda” resultante de triângulos precisa ser cortada.

É claro que processar o decote desta forma não é útil em todos os casos, mas muitas vezes ajuda quando se trabalha com tecidos altamente móveis ou finos e transparentes. Esta é a maneira mais fácil de fazer um decote elegante se você conhece os meandros de trabalhar com esse elemento. Você mesmo pode recortar ou comprar uma versão pronta - tudo depende do efeito que a artesã deseja obter.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano