Lista Oryol tricotada: padrão de bordado, padrão e descrição passo a passo

45

Creativecommons.org

Oryol spis é uma antiga técnica de bordado russa. A província de Oryol é considerada o berço do artesanato. Aqui, pela primeira vez, foi criada uma tela única usando a técnica de copiar e colar. Foi assim que surgiu o nome desse tipo de bordado. Possui características próprias. Cada desenho inclui alguns símbolos que remontam aos tempos pagãos. De acordo com as tradições de seus ancestrais, eles funcionavam como amuletos para os descendentes e suas famílias.

Depois de algum tempo, o equipamento desativado foi esquecido imerecidamente. As costureiras não usam essa técnica há muitos anos. Hoje, a popularidade do estilo único está voltando. A utilização de motivos tradicionais e símbolos pagãos está a tornar-se uma tendência elegante e original.

Lista Orlovsky - fotos, fatos interessantes

A técnica da lista de Oryol é uma antiga forma russa de criar proteção para familiares e amigos de acordo com os princípios do paganismo. Fatos interessantes - como o bordado difere de outros estilos:

  • cada desenho tem um enredo específico, podendo ser vários ou um;
  • Sinais característicos são usados ​​para destacar o enredo. Mais frequentemente, as costureiras russas bordavam uma águia de duas cabeças, árvores, pássaros ou a árvore da vida;
  • A principal nuance da técnica é a presença de uma borda. Ajuda a tornar o produto visualmente completo. Para criar uma borda, são usados ​​​​farelos estampados. Os mestres às vezes os alternam, formando pinturas únicas;
  • O pássaro bordado Oryol se distingue por uma cauda em forma de leque e uma cabeça elegante. Ela é sempre retratada com uma asa levantada. Esta imagem é muito antiga, o que comprova a presença de aves semelhantes em achados arqueológicos. Freqüentemente, esse desenho era encontrado em pratos e utensílios domésticos;
  • os motivos principais estão na árvore da vida. Atua como um símbolo de vida, e não apenas uma planta;
  • O formato característico das figuras está presente em todos os trabalhos das costureiras. Estas são formas espirais, redondas e cruzadas. Segundo historiadores, eles exibem sinais solares.
37

Creativecommons.org

Lista Oryol - padrões de bordado

Lista Oryol - bordado com pontos contados. Anteriormente era chamado de bordado tipográfico. Branca é o nome de um antigo ponto fundido, uma das variedades de costura, “agulha para frente”. Os trabalhos das artesãs imitam um tipo de tecelagem estampada ou trançada. Listras são usadas para bordar padrões geométricos. Você deve mover-se ao longo do fio do tecido, do ponto inicial ao ponto final, desenhando os contornos de todos os motivos em etapas. O movimento alterna do lado direito para o esquerdo e o movimento reverso, enquanto um fio tecido é passado entre as fileiras.

No bordado tipográfico, não é utilizada a transferência do desenho para o material.É necessário contar os pontos da frente e de trás com a máxima precisão e seguir rigorosamente o padrão. Se você está planejando um padrão em grande escala na forma de plantas ou flores, é recomendável experimentar a costura russa. A base é uma malha aérea. Está decorado com vários elementos. Por exemplo, você pode usar pontos em diferentes direções.

Considere um esquema para criar uma lista Oryol com suas próprias mãos. Para trabalhar você precisará de:

  • uma certa quantidade de papel vegetal, dependendo do tamanho do desenho;
  • bastidor de bordar;
  • fio nas cores vermelho, marrom, pântano, laranja, amarelo e cereja. Linhas especiais para bordar - fio dental;
  • meio metro de material com uma estrutura esparsa de fios. A opção ideal seria tecido de linho.

Depois de preparado tudo o que é necessário, procedemos de acordo com o seguinte esquema:

  1. O desenho previamente preparado é transferido para papel vegetal. Endireite cuidadosamente o material sobre uma superfície lisa e plana. Colocamos papel de cópia nele. Colocamos papel vegetal com um desenho por cima. Fixamos no material para que a imagem não se mova durante o trabalho. Usamos alfinetes para fixação.
  2. Traçamos a imagem com uma caneta ou lápis. É necessário traçar cuidadosamente todas as linhas.
  3. No anel inferior do bastidor colocamos o material para o qual o desenho já foi transferido. Colocamos uma camada adicional de tecido por cima para que o bordado não fique sujo. Pressione para baixo com o anel superior do bastidor.
  4. É importante fixar os anéis o mais firmemente possível. O material deve ser liso, sem rugas.
  5. Usamos espaços em branco para preencher todos os detalhes. Duas linhas ao longo de uma linha horizontal e vertical equivalem a um certo número de células no diagrama. Para o trabalho, utiliza-se uma linha dupla.
  6. O revestimento dos motivos é feito em ponto haste.A linha deve ser dobrada quatro vezes.

O resultado é um bordado finalizado usando um método antigo e misterioso. Agora esse estilo está de volta à moda.

Bordado de lista Oryol - técnica

 

Consideremos duas técnicas populares e conhecidas para trabalhar no estilo Orlov:

  1. Usando Branki. São padrões com contornos variados. Usando este método, você pode criar uma imagem magnífica de flores extravagantes de tipos intrincados, decorando-as com muitas folhas. Freqüentemente, as artesãs fazem obras-primas com formas geométricas e tramas rômbicas. É necessário usar a técnica de haste ou tambor para bainhar os contornos dos padrões. É melhor escolher cores contrastantes, por exemplo, contorno escuro e preenchimento brilhante. A parte interna da imagem é totalmente preenchida com pontos multicoloridos - ramos.
  2. Trabalhando com pontos. A maioria dos bordados no estilo Oryol são criados em tons de vermelho e carmesim. Um tecido especial é usado para fazer costuras contadas. É importante considerar três pontos aqui. A espessura dos fios na base deve ter a mesma proporção. A densidade é distribuída uniformemente no material. As fibras do tecido são tecidas uniformemente. A técnica de bordado tipográfico costuma ser chamada de costura rápida frente e verso. Ao longo de uma linha horizontal ou vertical, o fio é puxado de um lado para o oposto do material. Pontos retos contínuos são usados ​​para isso. A transição do tecido frontal para o avesso do material é feita de forma semelhante.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano