Se você não tem uma máquina de costura em mãos, mas precisa fixar firmemente 2 partes do produto, pode fazer isso manualmente usando uma costura de “agulha traseira”. É considerado básico não só pelas costureiras, mas também por quem adora bordar. E muitas vezes é útil na vida cotidiana.
Características da costura “agulha traseira”
Essa costura tem vários nomes e é considerada uma das mais práticas e versáteis. Em inglês soa como pesponto e, se traduzido, “pestício”. Na vida cotidiana, também é chamado de “ponto atrás”, “costura de ponto” e “costura de contorno”. As palavras “pesponto” e “costas” são usadas como análogas.
Para reduzir o consumo de linha, você pode usar outra opção de costura de contorno:
- Insira a agulha e a linha pelo avesso e saia pela frente.
- Recuando 5–7 mm ao longo da linha horizontal para a esquerda, insira a agulha no pano de trabalho e puxe-a para fora do outro lado. Para reduzir o consumo de thread - 1
- Movendo-se em direção ao ponto inicial, puxe a agulha para a frente. Para reduzir o consumo de linha – 2
- Recue da posição atual para a direita ao longo de uma linha horizontal de 5–7 mm e passe a agulha pelo tecido, trazendo-a para fora pelo avesso. Para reduzir o consumo de thread - 3
- Faça outro recuo de 5–7 mm na mesma direção e, depois de furar o tecido, leve a agulha para a frente. Para reduzir o consumo de thread - 4
- Continue passos semelhantes até que o ponto traseiro esteja concluído. No final do trabalho, fique do lado avesso e faça um nó, como no parágrafo 6 das instruções anteriores. Para reduzir o consumo de thread - 5
Em alguns casos, ao costurar, é usada uma costura de pesponto com salto:
- Começa da mesma forma que o normal, mas após completar o primeiro ponto, a agulha é inserida de dentro para fora à direita da ponta original em dois intervalos de 5–7 mm.
- Em seguida, faça um ponto padrão à esquerda e volte novamente do ponto inicial para a direita por dois intervalos.
- Ações semelhantes são repetidas até o final do fragmento desejado. Como resultado, a costura na frente não é contínua, mas pontilhada.
Em uma nota! Esta costura é usada quando você precisa proteger a borda de transição do revestimento e da bainha.
Para deixar a costura mais bonita ao bordar com ponto “agulha traseira”, é aconselhável esticar bem o tecido usando um bastidor ou outro meio. Isso ajudará a controlar a tensão da linha e a tornar os pontos mais suaves.
Interessante! A costura traseira também é usada para bordado de miçangas. Neste caso, cada conta é fixada com um ponto separado. Este método de bordado é acessível até mesmo para iniciantes.
Conselhos de artesãs experientes
Cada empresa tem suas próprias regras e características. Costura e bordado exigem atenção e rigor, mas nem tudo dá certo na primeira vez. Para agradar o resultado do trabalho, ao realizar uma costura com “agulha traseira”, é melhor que as costureiras novatas sigam as recomendações de artesãs experientes:
- Um ponto limpo e bonito será obtido se todos os pontos tiverem o mesmo comprimento. Isso é verdade quando se trata de costura. Ao fazer ponto cruz, esta regra não é necessária. Pontos irregulares podem se tornar um efeito artístico original.
- Nos estágios iniciais, antes de fazer as “costas” do bordado, é melhor traçar a linha necessária na tela com caneta ou hidrocor. Isso torna mais fácil controlar a uniformidade da costura.
- Para que a costura fique sem folgas, os limites dos pontos (pontos de punção) devem coincidir.
- Ao fazer ponto cruz, é melhor fazer o pesponto depois que todo o desenho estiver concluído.
- Durante o treinamento, é mais conveniente realizar “backing” em tela ou tecido onde a trama dos fios seja uniforme.
Essas dicas ajudarão você a dominar rapidamente a técnica de fazer uma costura com “agulha traseira” e, então, qualquer padrão de costura que a utilize estará ao seu alcance.
Eu o amo muito. Rápido, bonito e duradouro.