O quarto é um lugar onde relaxamos, passamos momentos com os entes queridos, por isso devemos gostar de tudo que há nele. Vamos levar pelo menos um cobertor. Claro, você pode comprar na loja, mas é muito mais interessante costurar você mesmo. Essa colcha não só economizará dinheiro (especialmente se você escolher o material com sabedoria), mas também dará ao quarto aquela individualidade, acrescentando um toque de conforto e aconchego.
Como costurar uma colcha com as próprias mãos
Não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Até mesmo uma artesã novata pode lidar com essa tarefa. O principal é escolher o material certo, calcular seu consumo, fazer um molde e costurá-lo, sem se desviar um único passo dele. Essas e outras características do trabalho serão discutidas no artigo.
Escolhendo um modelo de colcha
Há muitas opções. Por exemplo, a colcha mais simples é uma tela retangular com decoração minimalista.Este modelo é ideal para iniciantes, mas a escolha do tecido deve ser feita com responsabilidade, pois a cor e a textura do material serão as principais decorações.
Você também pode costurar uma colcha simples, mas decorá-la com fitas de cetim, babados, babados e rendas. Em uma palavra, há espaço para a imaginação correr solta. O principal aqui é não exagerar e selecionar os elementos decorativos para que fiquem harmoniosos no produto e não o tornem desajeitado.
Além disso, há modelos costurados com retalhos de tecido (por exemplo, no estilo patchwork), acolchoados e com puffs. Eles são mais difíceis de costurar, mas esses produtos também parecem elegantes.
Qual material escolher
Antes de comprar tecido, pense em como ele combina com o resto dos tecidos da sala: cortinas, capas de cadeiras (se houver), etc.
Em geral, os seguintes materiais são adequados:
- Lençóis de algodão. Lavam bem e não acumulam poeira. Adequado para estilo escandinavo, loft ou minimalismo.
- Lã. Uma excelente opção para costurar uma colcha quente, que você planeja não só para cobrir a cama, mas também para se cobrir quando estiver frio. Você não deve escolher 100% lã (coça e desgasta rapidamente), mas um material que contenha 15-20% de produtos sintéticos.
- Veludo e veludo. Materiais nobres para interiores aristocráticos. Eles lavam bem, mas acumulam muita poeira, por isso é indesejável deitar sobre produtos de veludo ou veludo.
- Pele natural ou sintética. Esses são materiais difíceis de trabalhar (não é recomendado que iniciantes comecem a costurá-los), mas as colchas feitas com eles parecem luxuosas. Eles são ideais para um interior clássico ou art déco, loft, estilo escandinavo. Um cobertor de pele fica interessante em um quarto de jovens.
- Materiais sintéticos. O poliéster é frequentemente usado.Não é recomendável costurar uma colcha 100% sintética (embora esta opção seja a mais econômica). O tecido artificial costuma ser altamente eletrificado, não mantém bem sua forma e pode causar reações alérgicas.
- Uma combinação de vários materiais. Por exemplo, uma colcha de veludo com detalhes em seda fica ótima, uma colcha de linho com elementos de lã, etc. Existem muitas variações. É importante que os materiais se combinem entre si e fiquem harmoniosos no interior.
Importante! Se você tem pouca experiência, não deve trabalhar com materiais caros ou caprichosos. Comece com algo simples (por exemplo, costurar em algodão é um verdadeiro prazer) e, após uma experiência bem-sucedida, passe para tecidos mais sofisticados.
Como calcular o consumo de tecido
É importante levar este indicador em consideração para que não se verifique que foi adquirido muito material ou, pelo contrário, que não existe em quantidade suficiente. Você não deve confiar no “talvez” favorito de todos - é melhor calcular tudo ao milímetro.
Você terá que levar em consideração:
- dimensões da cama (altura, largura e comprimento);
- características de corte e cortina do modelo selecionado;
- preferências individuais (por exemplo, você deseja que a colcha chegue ao chão).
Na versão padrão, para uma colcha retangular simples, compre um pedaço de tecido igual aos parâmetros da cama mais 1-2 cm para bainha nas bordas e 20 cm para as bordas penduradas. Se você não consegue calcular sozinho, meça a cama, anote os dados em um pedaço de papel e leve-o até a loja. Um consultor de vendas o ajudará a comprar a quantidade necessária de material.
Se o modelo selecionado envolver cortinas, será necessário 30-40% mais material. Se você precisar personalizar o padrão, aumente o valor base em 10-20%.
O material para elementos decorativos adicionais é calculado separadamente.É difícil dizer exatamente quanta fita de cetim, renda ou seda será necessária para as inserções. Se você estiver costurando de acordo com um padrão pronto de revista ou da Internet, escolha modelos que tenham esse cálculo.
Regra de ouro! É melhor sobrar um pouco do que não bastar. Você deve sempre comprar um pouco mais de tecido do que precisa. Ninguém está imune a erros; às vezes, meio metro extra de tecido ajuda a salvar uma situação aparentemente desesperadora.
Padrão de colcha: instruções passo a passo
Tudo é simples aqui: quanto mais atenção você prestar atenção a esta etapa, mais atraente será o resultado.
Você pode cortar a colcha em várias etapas:
- Primeiro, desenhe um layout reduzido em papel de caderno quadrado normal. Pegue uma régua, um lápis simples e desenhe um retângulo. Não se esqueça de indicar as dimensões.
- Se houver babados, eles também precisam ser desenhados, levando em consideração as dimensões.
- É útil indicar a quantidade de detalhes (por exemplo, babados laterais - dois, forro - um). Quanto mais detalhado você anotar os nomes das peças, mais fácil será navegar posteriormente.
- Quando o padrão de papel estiver pronto, você poderá desenhar no tecido. É conveniente fazer isso com um lápis especial (vendido em loja de costura), giz ou um pedaço de sabão. Não tenha pressa para cortar os detalhes: o ditado “Meça cem vezes, corte uma vez” não foi cancelado.
Por falar nisso! Antes de transferir o molde para o tecido, não esqueça de passá-lo. É importante que o material não esteja enrugado e fique sobre uma superfície plana.
Técnica de costura
A operação depende do modelo selecionado. A maneira mais fácil é costurar uma manta retangular simples com babados. Para isso, é necessário recortar três partes (a principal e dois babados) e varrê-las. A seguir, o produto é costurado e as bordas dobradas.
Se a colcha for acolchoada, a costura será diferente.Um forro e uma parte superior são necessários aqui. Eles são costurados ao longo da borda e depois são feitos cortes (a opção padrão são pequenos quadrados idênticos em toda a colcha, mas existem outras soluções mais originais: losangos, listras, triângulos, linhas onduladas, etc.).
Uma colcha estilo patchwork é montada a partir de diferentes retalhos. Eles podem ser simplesmente quadrados, mas geralmente têm formas e cores diferentes. Criar um padrão por conta própria é difícil: o risco de cometer erros nas medições é alto. Portanto, é melhor escolher um modelo com estampa pronta e costurar de acordo com as instruções fornecidas na fonte.
Todos os elementos decorativos são costurados somente depois que a base é costurada e colocada sobre a cama. É importante garantir que a colcha não fique torta, não enrugue e corresponda ao tamanho da cama.
Atenção! Antes de costurar enfeites, fitas e babados, coloque-os sobre a colcha e marque-os.
Ideias de decoração originais
Você pode decorar uma colcha de diferentes maneiras:
- babados e babados - esta opção parece pomposa e deve corresponder totalmente ao interior do quarto;
- laços, fitas, bolas de tricô ou flores - opção mais simples, mas também requer elaboração detalhada;
- os clipes são uma boa opção para decorar um produto de corte simples;
- almofadas decorativas, costuradas especificamente para colchas do mesmo tecido.
Existem também opções incomuns. Por exemplo, strass, longos colares de contas, peles ou inserções de couro às vezes são usados como decoração. Parece ousado e incomum, mas muitas vezes é muito inconveniente usar essa colcha.
Se você gosta mais de costurar, mas quer deixar a colcha original, também existe uma solução. Por exemplo, um produto bordado parece luxuoso. Quanto mais complexo o padrão, mais tempo levará para funcionar.
Para o quarto de uma criança ou adolescente, você pode costurar uma colcha com jeans velho. Você pode montar esse produto a partir de diferentes remendos (em estilo patchwork) - uma solução ideal para um quarto juvenil.
Assim, é possível costurar uma colcha com as próprias mãos. Isso não requer uma riqueza de conhecimento e experiência. Você pode começar com o modelo mais simples e depois tentar algo mais ambicioso. É importante que este trabalho criativo traga prazer, então o resultado irá agradá-lo.