Os famosos modelos da marca luxuosa e amiga do ambiente Alabama Chanin surgiram pela primeira vez nos Estados Unidos da América. Para sua produção é utilizado apenas algodão natural e orgânico. A criadora e designer-chefe da linha de moda é Natalie Chanin. Ela usa uma variedade de acessórios e técnicas para decorar seus modelos. Isso inclui apliques reversos ou retos, bordados com fitas, padrões de miçangas e rendas e muito mais.
Após a conclusão da obra, o tecido ganha um aspecto totalmente novo e único. A estilista trabalha com tons naturais, o que confere aos produtos confeccionados com esse material o máximo de feminilidade, romance e sofisticação. Quando a marca Alabama Chanin apareceu pela primeira vez, recebeu muitas críticas positivas e negativas. Alguns consideraram a técnica exclusiva de Natalie uma verdadeira descoberta, outros não a reconheceram, criticando-a de todas as formas possíveis.
A própria designer era muito apaixonada por seu trabalho, por isso não prestou muita atenção às fofocas. Desde cedo adorava bordados, bordados e apliques. Sua avó lhe ensinou o básico do design de moda. Depois de terminar o ensino médio, Natalie deixou o Alabama e foi para a New York Design School. Ela não tinha dinheiro para comprar roupas caras, então Natalie comprou coisas baratas e criou ela mesma obras-primas com elas.
"Alabama Chanin" - fatos interessantes
A marca registrada Alabama Chanin tornou-se uma marca oficial em 2006. O custo dos itens exclusivos é bastante alto, o que muitas vezes causava fofocas e insatisfação de compradores e outros designers. Então o designer surgiu com uma opção alternativa. Ela lançou kits especiais que continham tudo o que você precisava para fazer seus próprios apliques: estêncil, malha, linha, agulha. Fatos interessantes:
- Nos trabalhos únicos do estilista, cada detalhe é exclusivo. Ela atrai os olhos e encanta com sua beleza única;
- O master trabalha com aplicações de duas e três camadas, o que exige muito esforço e tempo. Isto explica o alto custo das roupas;
- a singularidade de cada obra-prima é enfatizada por pontos figurados de várias configurações e direções;
- Usando técnicas exclusivas, é criado um material completamente novo, que posteriormente é utilizado para costurar modelos de luxo.
Para fazer você mesmo um aplique de alta qualidade semelhante ao de Chanin, você pode comprar um kit pronto. Contém um tecido estampado especial, um estêncil grande ou pequeno e tudo mais. A marca Alabama Chanin utiliza a técnica com diversos tecidos. A estilista trabalha até com fios de lã.
“Alabama Chanin” – master class: como fazer um padrão reverso
Para criar um aplique reverso, você precisa costurar uma segunda camada de tecido no tecido principal. Em seguida, figuras de qualquer formato e tamanho são recortadas em um dos tecidos. Como resultado, obtemos a versão oposta do aplicativo. Não é aplicado sobre a camada de base, como é feito na maioria dos casos, mas fica localizado abaixo dela.
Fazer você mesmo esses padrões não é difícil. É importante primeiro criar um esboço corretamente. Você precisa desenhar formas na superfície para poder remover com cuidado o excesso de tecido ao longo da linha. O aplique reverso é uma ótima maneira de se livrar de manchas, danificar o material ou criar uma decoração exclusiva. O que você precisa para criar um design:
- dois tipos de materiais de cores diferentes;
- giz ou lápis para desenhar;
- estênceis com os quais serão desenhadas as figuras;
- linha (uma linha densa e grossa parecerá original);
- máquina de costura ou agulha;
- tesoura.
Aplicação “Alabama Chanin” - técnica de execução
Primeiro você precisa escolher o material certo. Para deixar a peça agradável de usar, é melhor dar preferência aos tecidos naturais. É mais fácil fazer um aplique em um tecido que não estica e consegue manter seu formato. Os especialistas aconselham dar uma olhada mais de perto no algodão natural, sua densidade não importa. Essa decoração parece cara e elegante com tecidos translúcidos e transparentes, por exemplo, organza. Instruções passo a passo:
- Na camada superior desenharemos figuras sob o estêncil. Um estêncil pode substituir um objeto redondo ou oval, simplesmente contornado com giz.
- Após a aplicação do desenho, o material é aplicado cuidadosamente na camada inferior. Deve ser firmemente preso para que o tecido não salte ou se mova durante a operação.Você pode usar alfinetes invisíveis.
- Ao longo da linha desenhada com giz, você precisa costurar duas camadas. Isso pode ser feito manualmente ou por máquina. A marca Chanin utiliza trabalhos exclusivamente artesanais, como pode ser visto pelos grandes pontos originais.
- A parte central do aplique é recortada com tesoura. Primeiro, o centro do material é cortado, depois você deve ir até as bordas e seguir cuidadosamente a linha costurada.
- O resultado é um aplique reverso. Pode ser decorado com miçangas, tranças, strass e outros elementos decorativos.