O pato, junto com a boneca Barbie e o Lego, tornou-se sinônimo da frase “brinquedos infantis”. É improvável que seja exatamente essa a imagem que a publicidade impõe, mas mesmo na cabeça de uma criança moderna ela está associada à imagem clássica de um brinquedo. Neste artigo falaremos sobre um pato de pano: analisaremos passo a passo como fazer um brinquedo em forma de pato com as próprias mãos e forneceremos um padrão.
A história de um pato de brinquedo
O brinquedo do pato ainda faz aniversário - 5 de junho. Ainda não se sabe por que esse número específico foi escolhido, mas neste dia no Japão, nos Estados Unidos e em alguns outros países, são realizados feriados temáticos e enormes patos infláveis são lançados em águas profundas para entreter os turistas. Em geral, os primeiros brinquedos para patos, no sentido em que hoje estamos acostumados a pensá-los, surgiram no final do século XIX e eram feitos de uma única peça de borracha.Tais brinquedos não podiam e não deveriam flutuar no banheiro, serviam como “mordedores” e eram comprados para que os bebês pudessem mastigar algo seguro na hora da dentição e lhes dassem ansiedade, e ao mesmo tempo aprendessem a brincar.
O tradicional pato de plástico amarelo apareceu muito mais tarde, no Japão (e não nos EUA, como muitos pensam), em 1948, quando um operário de uma fábrica de plástico, Lam Leng-tim, decidiu aplicar os seus conhecimentos técnicos. O brinquedo recebeu o nome humorístico de “Chá Lamon” e, como o próprio Lam admite, sua cor pouco natural se deveu ao fato de ele “ter cometido um erro” em seu provérbio chinês favorito: “Se há um ganso, então é amarelo, se for um pato, então é verde.” Você pode achar que o primeiro pato canônico foi feito por Peter Janin, mas na realidade seu pássaro nadador apareceu um ano depois. Essa popularidade dos patos de borracha forçou as artesãs a se dedicarem à costura e a competir com grandes empresas.
Guia passo a passo para fazer seu próprio brinquedo de pato
O esquema proposto neste artigo pressupõe que o pato de brinquedo terá várias partes: um corpo e duas asas.
O que você vai precisar para fazer um brinquedo “Patinho” de tecido:
- Cartão ou papel grosso para transferir o padrão do estêncil para o tecido.
- O tecido é amarelo brilhante. Para enfatizar que o pato de brinquedo é composto por duas partes, você pode pegar tecidos de materiais diferentes ou com estampas diferentes (liso e estampado).
- Renda.
- Materiais de costura (agulhas, linhas, tesouras e tudo que ajude a agilizar o processo).
- Enchimento macio para brinquedos (sintepon ou holofibra).
- Tinta acrílica.
Um brinquedo em forma de pato será um presente original para uma criança e se transformará numa original decoração de interior. Para que o produto fique bonito, o principal é escolher materiais de alta qualidade e não ter pressa no trabalho, completando cada etapa com cuidado.
Etapas da criação de um brinquedo de pato:
- Transferimos o padrão para o tecido, recuando 0,5-1 cm da borda. Coloque os pedaços de tecido com o lado direito voltado para dentro. Os tamanhos podem ser ajustados, dependem da sua vontade. Lembre-se que o brinquedo vem em duas partes com dois tecidos diferentes. Repita o mesmo com a segunda parte do brinquedo.
- Prepare padrões para duas asas.
- Passe todas as peças para que seja conveniente trabalhar com cada peça.
- Conecte os dardos e alinhave o trabalho, deixando uma parte sem costura na parte inferior. Observe que a fenda não deve ter mais de 10 cm, caso contrário interferirá na correta distribuição do enchimento.
- Vire o produto do avesso e endireite-o.
- Recheie o formato de pato de brinquedo resultante com suas próprias mãos, distribuindo uniformemente todo o enchimento em seu interior.
- Costure a abertura com ponto cego.
- Costure as asas, elas também precisam ser preenchidas com enchimento, mas nem tanto.
- As transições entre diferentes tecidos podem ser veladas com uma fina tira de renda, para que o trabalho fique com um aspecto mais acabado.
- Pinte o bico do pato com tinta acrílica.
- Se desejar, você pode bordar olhos pontilhados ou usar miçangas pretas.