Apesar do desenvolvimento de tecnologias modernas, muitas artesãs ainda preferem trabalhar com as próprias mãos. Isto é especialmente verdadeiro para costura e bordado. E se costuras imperceptíveis, mas duráveis, forem usadas para conectar as peças, então aquelas que se distinguem por sua aparência atraente são usadas para o acabamento. Um dos mais populares e ao mesmo tempo mais fáceis de fazendo costuras considerado tambor.
Tipos
No mundo do bordado, existem cerca de dez tipos de pontos de corrente. Eles diferem entre si no tamanho e espessura do ponto e da linha e no ângulo dos laços.
- Simples. Cada loop tem o formato de uma lágrima, com elos emergindo uns dos outros. Usado em bordados quando você precisa colocar uma linha fina de orifícios. Realizado usando o método de avanço da agulha.
- Abrir. O ponto final lembra escamas bem adjacentes umas às outras. A costura é feita ao longo de linhas paralelas previamente traçadas.
- Meio aberto. Assemelha-se a triângulos em zigue-zague.
- húngaro. Usado para decorar roupas.
- indiano. Parece um cordão trançado.Pode ser feito com agulha da direita para a esquerda ou de cima para baixo. É utilizado para bordar detalhes grandes, pois o ponto final parece uma trança justa.
- Largo. A agulha é costurada para frente com uma corrente reversa. Somente neste caso o laço é puxado através do elo anterior da corrente.
- Xadrez. Para realizá-lo, geralmente são utilizados fios de diferentes tonalidades. Ele é criado usando uma técnica simples, mas os loops são trocados.
- Ziguezague. Está colocado entre duas linhas paralelas. A agulha é puxada alternadamente para a direita e depois para a esquerda.
Instruções: como fazer um ponto corrente simples corretamente
Tendo dominado esta técnica, você será capaz de descobrir como executar todas as outras variedades:
- a linha é inserida na agulha e um nó é dado;
- fure o tecido para que o nó fique do lado avesso;
- a agulha é inserida de volta no furo, segurando a linha;
- a agulha está do lado avesso, enquanto a linha ainda está do lado de fora;
- a agulha é retirada a alguma distância do local da primeira punção e passada pela alça formada;
- aperte até formar uma pequena gota.
Ações semelhantes podem ser realizadas quantas vezes forem necessárias para completar as tarefas atribuídas.
Para deixar o trabalho bonito tanto na frente quanto no verso, a linha para criar um ponto corrente pode ser presa com um ponto invisível. Para isso, dê um pequeno nó na ponta da linha dupla e insira uma agulha no início da costura pela frente. Em seguida, ele é trazido de volta na direção do ponto do bordado através de uma linha. Em seguida, a agulha é enfiada no laço final e apertada com cuidado.