Um alfabeto de feltro é uma maneira econômica e eficaz de ajudar seu filho a lembrar todas as letras. Você pode fazer esse brinquedo facilmente com suas próprias mãos em casa e em um curto período de tempo. Neste artigo você encontrará uma master class sobre como fazer esse alfabeto, bem como fotografias com ideias incomuns para projetar um alfabeto tão criativo.
Qual é o melhor momento para começar a aprender e por quanto tempo seu bebê precisará do alfabeto de feltro?
Alguém começa a ensinar o alfabeto e as sílabas a uma criança a partir de 1,5 anos, mas, segundo muitos neuropsicólogos, com uma carga tão intensa, a criança pode não dominar outras áreas importantes: emocional e sensorial. O melhor é não apressar o processo e começar a ensinar o alfabeto quando a criança demonstrar interesse pelas letras e começar a repetir depois dos adultos, imitando a leitura de um livro ou perguntando o que exatamente está escrito em um cartaz publicitário. Para todas as crianças, esse período começa em momentos diferentes: às vezes aos 4-5 anos.Porém, se seu bebê demonstrar interesse pelo alfabeto e pelo processo de leitura aos 2 anos, você pode apresentar o alfabeto em formato de jogo. Existem muitos métodos de ensino e somente os pais podem decidir qual deles seguir. Muito depende do desenho do alfabeto em si; a artesã terá que despender algum tempo para tornar o alfabeto de feltro brilhante e interessante, mas esse investimento de tempo valerá a pena, porque no final tal cartilha pode realizar diversas tarefas em uma vez. Com ele você pode estudar letras e sua sequência no alfabeto, além de formar sílabas e palavras simples. Se tiver tempo, você pode costurar um bichinho para cada letra para ampliar os horizontes do seu filho e pedir que ele combine os bichinhos de pelúcia com as letras correspondentes às primeiras letras de seus nomes.
O que você precisa para fazer um alfabeto de feltro
- Pedaços de feltro multicoloridos e pequenos fragmentos de material. A palavra-chave é colorido. Um alfabeto simples de feltro não parecerá tão brilhante e a criança não aprenderá letras e palavras com a mesma eficácia.
- Você pode pegar tecidos de densidades diferentes e usar o mais denso como base onde fixar as letras.
- Estêncil.
- Tesoura (você pode usar uma tesoura com bordas serrilhadas para dar às letras uma borda em zigue-zague).
- Enchimento fino (por exemplo, enchimento de poliéster).
- Giz de alfaiate.
- Decoração (opcional). Se tiver tempo, você pode complementar o alfabeto de feltro com decoração em forma de botões e miçangas. Observe que todos os acessórios devem ser costurados com segurança na base. Não recomendamos o uso de cola, pois uma criança pode descolar as peças.
Aula mestre passo a passo sobre como costurar o alfabeto de feltro
Como base para o alfabeto de feltro, você pode usar um pedaço normal de feltro ou costurar um livro de feltro para colar ou costurar as letras. Daremos um exemplo da segunda opção, mais prática, já que esta opção pode ser levada em uma viagem e guardada rapidamente em quase qualquer bolsa de tamanho médio.
- Use giz de alfaiate para desenhar o tamanho apropriado para o livro.
- Dobre vários pedaços de feltro ao meio e prenda o padrão na dobra.
- Recorte o número necessário de folhas duplas e costure-as em um único caderno.
- Disponha os padrões das letras em pedaços multicoloridos de feltro e enchimento de poliéster dobrados ao meio. Prenda com alfinetes e contorne o padrão. Duplique o contorno, deixando 0,5 cm para recuo.
- Recorte todas as peças.
- Costure as letras, deixando uma pequena seção aberta.
- Vire para o direito e insira pedaços de enchimento de poliéster. Costure a borda restante com ponto cego.
- Se o tempo e a vontade permitirem, você pode costurar animais correspondentes a cada letra do alfabeto. Dessa forma, brincar com seu filho será mais educativo: o bebê reconhecerá não só letras, mas também animais.