A costura à máquina é usada em todos os lugares no corte e na costura. Hoje em dia surgem constantemente novos equipamentos que nos permitem melhorar o trabalho com tecidos e materiais. Portanto, o número de subtipos de costura está aumentando constantemente. Uma máquina de costura moderna pode ter corpo de plástico ou metal, tamanhos diferentes e outros parâmetros. Mas existe uma classificação unificada de costuras. Pode ser borda, acabamento ou conexão. Uma costura transversal ou de costura também é usada para costurar produtos.
A tarefa de todas as costuras é conectar os elementos de uma coisa. Eles são usados com mais frequência do que outros tipos. Uma máquina comum ajudará a fazer essa costura. O comprimento dos pontos é definido pela costureira, levando em consideração a finalidade do trabalho e as características do material.
A opção de acabamento é um elemento decorativo no design do produto. É usado para criar recortes, relevos, dobras, pregas ou dardos.Por exemplo, uma blusa feminina precisa ter um formato especial que enfatize a dignidade da figura. Este resultado é alcançado com a ajuda de dardos. Ou você precisa fazer pregas na saia para que caiba melhor. Nesses casos, é utilizado um tipo de costura decorativa.
As costuras das bordas são usadas para processar cortes e bordas de diversos produtos para que o tecido não desfie.
Costura dupla – foto onde é usada
A costura dupla, cujo padrão de execução é o mais claro e simples possível, é utilizada em quase todos os lugares. É utilizado no processamento de tecidos finos, soltos e transparentes na fabricação de roupas de cama e guarda-roupas. Pertence aos tipos de costuras de conexão. É altamente durável devido ao uso de duas linhas ao mesmo tempo.
A costura de conexão dupla é considerada a opção básica de ponto. O escopo de aplicação é bastante extenso:
- Roupa de cama: fronhas, lençóis, capas de edredão;
- Agasalhos;
- Processamento de bolsos e costura de punhos em diversos tipos de roupas;
- Camisas, blusas, confeccionadas em estilo livre;
- Calças, jeans, calças de moletom e outras coisas.
Em geral, a costura dupla é usada sempre que é necessária maior resistência da costura.
Costura dupla - como fazer, instruções passo a passo
Uma foto ou vídeo dirá até às costureiras novatas como fazer uma costura dupla. A técnica é muito simples e conveniente. É importante considerar a largura dos subsídios ao realizar o trabalho. Varia de um a um centímetro e meio. Ao escolher esta opção, são levadas em consideração a espessura do material e a finalidade da obra. Vamos dar uma olhada passo a passo em como fazer uma costura dupla:
- Dobraremos as partes do produto com o avesso e compararemos os cortes. Varremos as bordas manualmente.
- Costuramos os elementos da peça por meio de uma costura de três a cinco milímetros de largura.
- A costura temporária pode ser removida com uma tesoura ou um gancho especial.
- Vamos passar o ferro nas costuras, alisando-as.
- Costuramos as linhas e usamos o ferro novamente.
- Vamos passar para a segunda costura. Sua largura será de cinco a sete milímetros.
- Remova a costura pré-varrida.
- A costura dupla está finalizada.
Como fazer uma costura dupla de linho
O princípio de fazer costura dupla na roupa de cama não é muito diferente de trabalhar com pontos padrão. Consiste nas seguintes etapas:
- Conectamos as partes do produto ao meio. O lado errado permanece dentro;
- Equalizamos o material em todas as seções. Fazemos o primeiro ponto à máquina, recuando três ou quatro milímetros das bordas;
- Vire o produto do avesso e endireite a costura com as mãos;
- Passamos pela segunda costura, recuando das bordas de cinco a sete milímetros;
- Fechamos as folgas da primeira linha com a segunda costura.
O ponto duplo não é tão perfeito quanto o ponto fechado, fica um pouco saliente para o lado. As costuras não tornam o produto liso. Além disso, a elasticidade do item diminui.