Costure brinquedos com sobras com suas próprias mãos: padrão, diagramas e descrição

DSCN6506

Creativecommons.org

Neste artigo, mostraremos como fazer um brinquedo de patchwork com as próprias mãos para iniciantes. O patchwork ajudará não apenas a usar o material restante que você odiaria jogar fora, mas também quando você não sabe para que usá-lo. Criar brinquedos de patchwork é uma oportunidade para dar asas à imaginação e até incluir o seu filho no processo de escolha dos tecidos. Como de costume, no final deste artigo você encontrará um padrão e um diagrama para costurar um brinquedo a partir de restos.

História dos retalhos

Patchwork é provavelmente um dos artesanatos mais antigos. Sempre sobrava material que era uma pena jogar fora, mas impossível de usar para criar algo verdadeiramente funcional. O patchwork possibilitou criar um produto literalmente a partir de restos, economizando dinheiro e ocupando tempo livre. Os brinquedos eram um dos produtos de sucata mais óbvios. Mas, além delas, as donas de casa conseguiam costurar coisas maiores com restos de tecido e couro: guardanapos, travesseiros e até colchas.

Com o desenvolvimento da produção de tecelagem, a necessidade urgente de tais economias desapareceu e passou a ser o destino das classes populares. Somente no século 18 a costura patchwork entrou na moda, inclusive entre a classe média: a tendência começou com o colapso econômico - restrições à importação de chita da Índia para a Grã-Bretanha. Aí começaram a ser contrabandeados para o país pedaços de tecidos coloridos, o preço dos tecidos subiu muito e surgiu a demanda até por pequenos pedaços de tecido. A partir daí, começaram a ser procurados itens de interior feitos com fragmentos de tecido: colchas, fronhas e... brinquedos. Essa onda de moda de patchwork chegou à Rússia apenas no século XIX.

O que você precisa para fazer um brinquedo de patchwork?

tamanho grande

Creativecommons.org

Aqui você pode dar asas à imaginação: escolha os tons que mais gosta e pense no design e nas transições de cores, ou use o que está no armário e deixe tudo ao acaso. Cabe a você decidir, não existem regras especiais.

  • Pedaços de tecido de cores diferentes. Mesmo assim, é melhor escolher tons contrastantes sempre que possível, pois isso tornará o brinquedo mais interessante.
  • Tesoura com lâminas longas.
  • Ferro com função vapor ou vaporizador.
  • Giz de alfaiate ou sabonete pontiagudo comum.
  • Alfinetes.
  • Padrão para impressão, que você encontrará no final do artigo.
  • Preenchimento.
  • Elementos decorativos para decorar brinquedos. Vários botões, fitas, fragmentos de tecido rendado, miçangas, strass e outros acessórios são adequados.

Como costurar um brinquedo macio de patchwork

Existem diversas técnicas para criar brinquedos a partir de restos. Primeiramente, você pode costurar um brinquedo simples e depois bordá-lo com pedaços de tecido estampados, criando a ilusão de vários remendos. Esta é a opção mais fácil, mas não é bem uma colcha de retalhos.Em segundo lugar, existe uma técnica de adição de abas, quando um tipo de tecido é sobreposto a outro (as bordas também ficam cruas). Em terceiro lugar, existe o patchwork padrão que usa a técnica de dobrar o tecido em retângulos ou triângulos.

  1. Adaptamos as peças de tecido preparadas a um único formato. A melhor opção seriam tiras bastante largas de diferentes tipos de tecido com aproximadamente o mesmo formato.
  2. Tiras de tecido são costuradas em um único tecido colorido.
  3. No verso, desenhamos o tecido resultante em quadrados, recortamos, arrumamos em um padrão xadrez e costuramos novamente.
  4. Fixamos o padrão na tela com alfinetes.
  5. Recorte a forma.
  6. Costuramos a forma com o lado direito para dentro, deixando espaço para o recheio.
  7. Vire o brinquedo do avesso.
  8. Enchemos com filler e costuramos a incisão restante com ponto oculto.
  9. Decoramos com elementos decorativos preparados.
Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano