Há muito tempo, o origami é procurado não apenas como um ramo separado da criatividade em papel, mas também como uma forma de criar coisas interessantes a partir do tecido. A essência da técnica não muda, independente do material utilizado. Os mestres agem de forma idêntica, coletando padrões extravagantes que podem ser usados para decorar roupas ou interiores. Usando uma flor de origami você pode adicionar personalidade a uma bolsa, vestido, travesseiro ou outras coisas. Na maioria dos casos, o origami de tecido consiste em duas cores.
Origami de tecido - história
Os japoneses começaram a fazer origami. A questão é que o artesanato foi feito a partir de papel dobrado de maneira especial. O resultado foi uma flor, brinquedo ou decoração fora do padrão. Usando esta técnica, artesãos experientes criaram uma variedade de pássaros, animais, plantas e muito mais. Segundo uma versão, a técnica surgiu muito antes do tricô, do bordado e de outros bordados.A base para o desenvolvimento do origami foi uma técnica especial que os japoneses usaram para armar materiais.
Considerando que o papel surgiu no estado da China, segundo algumas teorias, este país é o progenitor do origami. Os chineses mantiveram cuidadosamente o segredo da produção de papel durante muitos anos. Era um material incrivelmente caro e muito raro. Isso explica o fato de o artesanato em papel ser usado apenas em eventos religiosos budistas.
O origami de retalhos feito de tecido apareceu muito mais tarde. Sua essência também é criar flores, mas utiliza tecido em vez de papel. O origami de tecido é uma técnica mais moderna que permite não se limitar às cores. Com sua ajuda você pode fazer uma borboleta luxuosa, um pássaro fofo, um animal requintado. A tendência da moda do patchwork é o origami feito de tecido, usado no design de roupas elegantes e itens de interior. Baseia-se nas intrincadas técnicas de drapeados usadas nos tempos antigos.
O origami de tecido, cujos padrões agora podem ser encontrados em grandes quantidades, era anteriormente um foco restrito da técnica. As pessoas preferiam trabalhar com papel, por considerá-lo a forma tradicionalmente correta de criar obras-primas. O origami de tecido faça você mesmo é baseado em muitos princípios e regras, e os produtos são criados de acordo com eles. Essas regras são diferentes daquelas que devem ser seguidas no origami de papel.
Roupas de origami feitas de papel - diagramas, calças de origami
A técnica do papel não utiliza tecido, ganchos, agulhas ou linhas. Tudo é feito exclusivamente de papel. Esses produtos podem ser usados para decorar lindamente cartões-presente, folhetos publicitários ou artesanato para aulas de trabalho na escola.Instruções sobre como fazer um vestido de papel:
- Pegue um quadrado de papel com qualquer padrão, dobre-o ao meio com o lado branco para dentro, desdobre-o e dobre-o nas laterais em direção à linha média.
- Desdobramos o quadrado novamente e obtemos uma figura dividida em quatro partes iguais. Gradualmente, dobre as dobras laterais em direção à linha média.
- Dobramos o modelo do vestido ao meio, recuando um centímetro do topo, e viramos o papel. Vamos começar a fazer a saia do vestido.
- Para abrir as dobras de um produto de papel, é necessário puxar o papel pela área do canto interno direito na direção oposta até parar. A dobra deve ser segurada pelo dedo indicador na parte central superior.
- Estenda o segundo lado da mesma maneira. No origami, ao endireitar as dobras, deve-se puxar o material o máximo possível. Vamos passar para o próximo elemento.
- Para criar um decote, dobre os cantos de cima para baixo, mantendo um ângulo de curvatura reto. Dobramos o papel, obtendo um reflexo visual da gola. Vire o produto para o verso. Puxamos a parte superior do vestido para trás, abrindo os bolsos obtidos na última etapa. Endireitamos e alisamos esses bolsos.
- Dobramos cada lado da parte superior do produto por vez. Não apenas a parte superior do produto é dobrada, mas também o papel nas laterais da parte inferior. A distância da dobra na parte superior e na saia é idêntica. Uma das condições para criar o vestido de origami certo é a simetria de suas laterais.
- Para fazer uma manga, dobre os cantos superiores da parte de trás o máximo possível. Para decorar o produto, você pode usar elementos decorativos - fitas, tranças, strass, etc.
Vamos conhecer outro tutorial - como criar calças de origami sem papel. O processo é bastante claro e interessante.Como resultado, obtemos calças formais para um terno masculino, feitas de papel. O tamanho do produto depende apenas da vontade do mestre.
- Você precisa pegar uma folha de papel colorido de qualquer cor, por exemplo preto. Para calças pretas clássicas. O formato da folha é quadrado. Dobre ao meio e depois endireite. Dobre os outros dois lados ao meio e endireite-os. Colocação das laterais – tendo em conta uma ligeira inclinação. Conectamos as partes laterais ao meio novamente.
- Ao longo de todo o comprimento dividimos o layout em duas seções iguais. Dividimos visualmente a seção superior em duas partes iguais. Nesta linha, o material dobra para baixo.
- Para obter as calças acabadas, basta virar o material.
Origami de tecido - flores
O origami de patchwork é usado para criar lindas flores que podem ser usadas para decorar uma variedade de produtos. Assim como o patchwork de origami, a técnica do patchwork é utilizada na formação de imagens modernas na indústria da moda. Para uma flor de origami você precisará de:
- Vários pinos;
- Linha, tesoura, agulha;
- Papel;
- Bússola;
- O tecido é de duas cores, o tamanho da aba é 18x18 centímetros.
A técnica de confecção de joias inclui várias etapas:
- Criando um modelo. Pegue uma folha de papel e uma bússola. Desenhar um círculo. Diâmetro - quatorze centímetros. Colocamos uma marca no centro. Desenhe uma linha reta passando pelo ponto central, formando uma linha dividida. A figura recortada em papel será um modelo pronto.
- Dobre o círculo de papel ao meio ao longo do segmento longitudinal e repita a ação. Abra o círculo. Resta uma linha para marcar a dobra perpendicular. Desenhamos um segmento ao longo dele.
- Do meio ao longo das perpendiculares fazemos marcas no círculo em incrementos de 2,8 centímetros. Essas marcas se tornarão o ponto de dobra das bordas do tecido em branco. Não adicionamos mais círculos.
- Preparação da peça de trabalho.Em tecido de uma cor colocamos material de cor diferente com o lado direito voltado para dentro. Fixamos o círculo de papel com alfinetes ao longo do segmento fracionário. Nós o delineamos, isso ajudará a uniformizar a figura. Levamos em consideração as tolerâncias de costura em centímetros.
- Agora você precisa remover o círculo de papel, prender dois materiais e marcar um segmento de cinco centímetros na borda do círculo resultante. Definir marcas. Esta parte não será costurada, servirá de furo para virar o produto do avesso.
- Trabalhando com tecido. Corte um círculo do material e costure ao longo do perímetro entre as marcas do lado maior. Prenda a borda e deixe uma lacuna marcada. Você pode costurar a peça de trabalho duas vezes usando um ponto estreito.
- Reduza a margem para cinco milímetros, faça vários entalhes rasos ao redor da circunferência. Não levamos em conta a diferença, o subsídio também não é cortado. Passe o material. Suavize a margem de costura em lados diferentes. Vire a peça de trabalho para fora.
- Coloque um círculo de papel em qualquer lado do produto ao longo de um segmento fracionário. Usando um alfinete, determinamos o meio. Definimos 4 marcas - a distância do meio é de 2,8 centímetros. Remova o círculo.
- De cada lado do círculo, dobre a borda para o meio, até a marca estabelecida. As dobras são fixadas com alfinete e passadas a ferro. O resultado é um formato quadrado perfeito. Ele precisa ser virado, os cantos dobrados para o meio e presos com alfinetes. Ferro novamente.
- Remova os fechos e costure os cantos intermediários com uma costura invisível. Coloque uma conta ou botão no centro para fazer a flor parecer natural.