Os vestidos transformáveis são uma invenção relativamente jovem de um simples jornalista. Há cerca de trinta anos, uma mulher decidiu criar roupas que fossem confortáveis para ela. Seu trabalho envolvia viagens frequentes e viagens de negócios. Sempre tive que viajar com uma mala grande para ficar apresentável. Um dia ela decidiu criar algo prático e confortável que ajudasse a diminuir a quantidade de bagagem. Foi assim que nasceu a ideia de criar um único look a partir do qual você pode criar vários looks.
Hoje, um vestido transformador, cujo padrão é muito simples, é popular entre as mulheres de todo o mundo. Basta comprar uma coisa para conseguir vários looks diferentes ao mesmo tempo. Os designers de moda costumam usar a ideia de transformação não apenas na criação de vestidos. Existem muitas saias, suéteres e ternos que podem ser estilizados em questão de segundos.
Tecido para vestido transformável - o que usar para costurar um vestido de verão transformador com as próprias mãos
Antes de fazer um vestido transformável, é preciso prestar atenção especial na escolha do tecido. Primeiro você precisa decidir em que estação a coisa será usada - em clima quente ou frio. Dois materiais são considerados ideais para costura:
- Tecidos leves à base de óleo.
- Licra fina.
Recentemente, surgiram modelos de malha projetados para o frio. É mais conveniente usar produtos feitos de tecido dupla-face. As faces frontal e interna do material, que possuem a mesma cor, ficam harmoniosas. Em algumas coleções ousadas de estilistas, há vestidos feitos com tecidos cujas laterais possuem uma cor bem diferente. Por exemplo, uma roupa preta com uma parte inferior rosa brilhante.
Porém, esses modelos são mais indicados para passarelas e desfiles de moda. Na vida cotidiana, as coisas mais calmas parecem melhores. Se a tonalidade do rosto e das costas for diferente, o número de variações de cortinas torna-se muito menor.
Deve ser dada preferência a tecidos resistentes a rugas. Para um modelo padrão até o chão, você precisará de cerca de cinco metros de material.
Como costurar um vestido transformador com suas próprias mãos - padrão, master class
Para costurar um vestido transformador, você precisará de um padrão. Deve ser baseado em medições individuais. Para criar um desenho você precisará de:
- Vários alfinetes para fixação do material;
- Tesoura, folha de papel vegetal ou papel comum;
- Fita métrica;
- Régua, lápis;
- Material para costura.
Depois de preparar todas as ferramentas, você pode prosseguir com a criação de um padrão. Um vestido transformável DIY é feito com base nas seguintes medidas:
- Saia. O comprimento é calculado. Freqüentemente, eles adotam um modelo padrão na altura do joelho. Mas ultimamente, versões alongadas e vestidos até o chão têm sido procurados.
- Cintura.Medimos o tamanho da sua cintura e dividimos por quatro. Para fazer isso usamos uma fita métrica.
- Principal. Você precisará de dois parâmetros. Medimos o comprimento do corpete da cintura ao peito, depois todo o volume do peito.
- Cinto. Medimos o volume do peito embaixo do peito, um pouco mais perto da cintura.
- Estamos trabalhando nos laços. Para eles existe um padrão padrão de dois metros de largura e trinta centímetros de comprimento. Mas algumas pessoas preferem fazer modelos de acordo com seus próprios parâmetros.
- As roupas transformáveis faça você mesmo são costuradas em diversos padrões, mas é recomendado o uso de papel vegetal para transferência de medidas e posterior aproveitamento de layouts. Inicialmente vamos transferir o volume da cintura e do cinto e recortar um quarto da saia.
- Em seguida, dobramos o material em quatro camadas e aplicamos o padrão no canto central direito. Prenda com alfinetes, transfira os parâmetros e recorte os fragmentos.
- Para o cinto, recorte um pedaço retangular do comprimento selecionado, levando em consideração o volume do peito.
- O corpete tem um corte diferente, dependendo do design do produto.
Vestido transformável elegante - costure um modelo para uma figura completa com suas próprias mãos
Um vestido transformável é um verdadeiro achado para uma figura completa. Ocultará vantajosamente as falhas e enfatizará as vantagens. É importante escolher o modelo certo. Para costurar um look conforme o exemplo dado, você precisará de malhas lisas, tesouras, alfinetes, linhas, agulha ou máquina de costura. Algoritmo de trabalho:
- Faça todas as medidas, transfira o molde para o tecido;
- Costure o material ao longo das tiras laterais com uma cinta pré-cortada;
- A tela pode ser arredondada nos cantos, as bordas podem ser processadas quando necessário;
- Para criar um ajuste folgado, são levadas em consideração as margens de costura;
- Não há necessidade de trabalhar com a cava. Para fixar o modelo, são utilizadas bordas que podem ser amarradas no pescoço ou no peito.
O look é perfeito para um passeio do dia a dia ou para um evento festivo. Detalhes que fluem livremente ocultarão áreas problemáticas da figura.
Vestido transformável da moda - como costurar uma modelo com top
O corte original do vestido, que inclui top, entrou recentemente na moda. Para criar um produto você precisará recortar vários fragmentos de papel vegetal no material selecionado. Durante o processo de costura você precisará de agulha, alfinetes para fixação, linha e máquina de costura. O vestido é muito fácil de fazer.
Começamos a trabalhar com medidas e padrões. O material deve ser passado a ferro se ficar enrugado. Em seguida, recortamos os espaços em branco do tecido - separadamente a parte superior, os cordões e a saia. Avançar:
- Viramos a saia do avesso e fixamos o padrão de barbante nela. Eles devem ter dez centímetros um em cima do outro.
- Vamos para o topo. Dobramos a peça ao meio na largura e prendemos na circunferência da saia na cintura com alfinetes.
- Fazemos alinhavos, experimentamos o produto e fazemos ajustes.
- Com a ajuda de uma máquina, fixamos os laços na saia, após pré-processar as bordas.
- Costuramos a parte superior e inferior do look da mesma forma. Uma costura interna é usada.
Como usar um vestido transformável corretamente
A vantagem deste modelo é a sua versatilidade. É adequado para mulheres rechonchudas e esbeltas, independentemente da altura e formato do corpo. Especialistas da indústria da moda recomendam adicionar enfeites e acessórios originais para dar uma aparência elegante a uma peça monocromática. Dicas de design:
- Se você planeja usar um vestido transformável por muito tempo, mudando a forma de usá-lo, um salto médio servirá. A opção de moda ideal são os sapatos pontudos um pouco mais escuros que o próprio look. O salto de vidro parece bom.
- As opções de inverno são perfeitamente complementadas por botas de salto alto.
- O corte largo permite que você use o produto sobre meias finas até os joelhos.
- Em clima frio, os transformadores são melhor complementados com cardigans ou gabardinas elegantes.
- É melhor escolher uma bolsa pequena. As clutches da moda em forma de envelopes certamente vão harmonizar com o seu look.
Padrão de vestido transformável DIY - conselhos de costureiras experientes
Para quem deseja costurar um vestido transformador com as próprias mãos pela primeira vez, existem várias recomendações úteis:
- Escolha do tecido. Você pode dar preferência ao material tricotado dupla face. Atende perfeitamente aos critérios de elasticidade, tem densidade média e não necessita ser passado a ferro. O comprimento médio necessário da tela é de 3 a 5 metros.
- Cores. O modelo assume várias imagens, por isso costuma-se confeccioná-lo em tecidos lisos. Tons neutros ficam bem - tons de cinza, bege, preto. Combinam com qualquer joia, não há problemas em escolher sapatos que combinem com a cor ou encontrar uma bolsa.
- Laços. Na verdade, eles são o elemento-chave do vestido. Todas as transformações são realizadas com o auxílio de amarrações. Se você tem um corpo esguio, eles devem ser um pouco mais estreitos que o padrão. Para mulheres rechonchudas, gravatas largas são mais indicadas para não restringir os movimentos dos ombros.
- Ao trabalhar com padrões, prenda-os sempre com alfinetes. Algumas pessoas usam fita adesiva. O principal é que o tecido e o layout estejam bem presos um ao outro.