Costure uma manta com pompons com as próprias mãos: padrão, diagramas e descrição

4050186

crafta.ua

Em princípio, não é difícil fazer com as próprias mãos uma manta de pompom macia e aconchegante. O processo mais trabalhoso é a fabricação da moldura. Aqui você provavelmente terá que recorrer à ajuda de um homem. O resto do trabalho será feito com sucesso pela própria costureira. Os pompons são um excelente cobertor ou cobertor infantil. O produto é muito macio, quente, pode ser liso ou decorado com diversos padrões e desenhos. Você pode fazer um conjunto inteiro de tricô com pompons, por exemplo, costurar uma manta de pompom, uma fronha e um envelope para o bebê. Antes de costurar uma manta com pompom, é preciso escolher os materiais certos e fazer uma base para o trabalho.

Cobertores originais de pompons do tipo faça você mesmo - uma aula magistral sobre escolha de materiais

Normalmente, as artesãs usam fios de algodão, acrílico ou lã para criatividade. Vejamos as vantagens e desvantagens de cada opção:

  1. Fios de lã. Especialistas afirmam que tem propriedades curativas, aquece perfeitamente o corpo, é capaz de retirar a umidade e evitar que ela fique debaixo do cobertor.Por outro lado, muitas pessoas são alérgicas a peças de lã. Esta manta com pompons requer cuidados especiais, pois estica ou encolhe após a lavagem. Com o tempo e o uso frequente, a lã fica coberta de pelotas. Para avaliar a qualidade do fio, deve-se esticá-lo. A fibra ficará menor, mas os fios devem suportar a carga e não quebrar.
  2. Fios de algodão. É um material ecologicamente correto que não causa reações alérgicas. Os fluxos de ar circulam livremente pelos produtos de algodão. Eles podem ser lavados na máquina, configurando-os para lavagem à mão. A manta não perderá a forma e manterá a cor e o tamanho. No entanto, o cobertor será bastante pesado, por isso é improvável que sirva para um bebê.
  3. Acrílico. O fio se assemelha à lã em muitos aspectos. Ao mesmo tempo, é resistente à luz solar, não perde a cor e não se desgasta. A desvantagem é que a umidade não passa pelo acrílico, mas isso compensa o excelente nível de isolamento térmico. Lavável na máquina, mas apenas no ciclo delicado.

Os especialistas recomendam dar preferência aos fios combinados, que contêm maior percentual de matéria-prima natural, mas também contém uma mistura de material artificial. Para costurar uma manta de pompom você precisará de pelo menos mil e cem carretéis de linha. Cálculo para tamanho 130x130.

Manta Pompom - master class sobre como fazer uma moldura

As molduras de vime são frequentemente chamadas de lums. Para fazê-los você precisa de um compensado ou tiras de madeira, um conjunto de pregos de ardósia e um martelo. Processo de trabalho:

  1. Vamos fixar 4 pranchas. O comprimento de dois deles é de 145 centímetros. Colocamos-os nas partes inferior e superior da moldura. As outras duas tiras serão as laterais da moldura. Seu comprimento é de 137 centímetros.
  2. Pregos de ardósia são usados ​​​​para fixação. Eles podem ser substituídos por grandes parafusos auto-roscantes.
  3. A moldura terá formato quadrado.Após a instalação dos fixadores, os comprimentos das laterais serão iguais.
  4. Usamos um martelo para martelar pregos.
  5. Recuamos cerca de oito centímetros dos cantos e começamos a martelar pregos a cada quatro centímetros, um de cada vez.
  6. Como resultado, haverá trinta e três pregos de cada lado.

Foto de manta de pompom faça você mesmo, passo a passo - instruções

imagem

olx.ua

Para facilitar a tecelagem de uma manta, recomenda-se a utilização de fios de duas cores contrastantes. A cor principal pode ser brilhante ou pastel.

Encontramos o prego mais à esquerda na barra superior e amarramos o fio nele. Conduzimos o fio até a parte inferior da moldura, contornando alguns pregos do lado direito. Levante a linha novamente e contorne mais dois pinos do lado direito. Agimos de acordo com este princípio até contornar todos os pregos.

A tecelagem vertical está concluída, vamos passar para a base horizontal. Conduzimos o fio até o primeiro prego da primeira prancha. Nós o esticamos horizontalmente. Vamos contornar o par de suportes da barra esquerda abaixo e passar novamente para o lado direito. Repetimos os passos até que todos os cravos sejam utilizados.

A tecelagem continua até que 40 linhas sejam formadas. Destes, 20 são horizontais e 20 são verticais.A base da manta está pronta. Vamos começar a tecer pompons:

  1. Vamos pegar um fio contrastante. Vamos começar a tecer de acordo com o princípio da urdidura até obtermos trinta linhas.
  2. Amarramos todas as interseções do fio com a base. É importante amarrar as juntas o mais firmemente possível. Caso contrário, o cobertor pode desmoronar.
  3. Corte o fio contrastante. Ao mesmo tempo, agimos com o máximo de cuidado possível para não danificar os fios de base.
  4. Após o corte do pompom, ele deve ser alisado e afofado. Então as decorações serão brilhantes e suaves.
  5. Para retirar o produto acabado, é necessário cortar o fio próximo aos pinos da moldura.
Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano