A técnica única do shibori são joias que muitas vezes são equiparadas a joias em seu valor. A essência da técnica é que um material especial é colorido quando enrolado, comprimido ou amarrado. A técnica japonesa do shibori foi mencionada pela primeira vez pelos mestres do século VIII. O berço da arte é o Japão. A cada século que passa, a popularidade das joias feitas de forma não padronizada está crescendo. No século XIV, produtos confeccionados com tecidos tingidos pelo método original passaram a ser usados por representantes da alta sociedade.
As técnicas de Shibori e Batik foram aprimoradas ao longo dos anos. Os designers de moda da época acrescentavam padrões ornamentados, ornamentos e pinturas à mão a produtos simples. Para o projeto, começaram a ser utilizados materiais de sucata, como o bambu. As fitas Shibori são baseadas em tecido de cetim e seda. É cortado em linha oblíqua, tingido e pregueado.
Shibori é uma arte bastante cara. O material principal são as fitas de seda natural, que não são baratas.A peculiaridade do tecido natural é sua maciez e estrutura única. É extremamente fino e pode ser pintado em diversas cores. A técnica requer cortá-lo no número necessário de tiras finas e preparar uma solução especial para tornar o tecido ondulado. Esta fita mantém sua forma perfeitamente.
Para criar shibori com suas próprias mãos, você terá que estocar acessórios e elementos decorativos caros e de alta qualidade. Revestimentos preciosos, contas de marca e pedras são frequentemente usados. Produtos requintados são decorados com pedras preciosas e semipreciosas. O verso é feito apenas de tecidos naturais - camurça ou couro. Em casos raros, é utilizado couro artificial, mas o nível de qualidade deve ser alto.
Técnica shibori japonesa - joias para iniciantes - dicas úteis
A técnica Shibori para iniciantes é uma ótima maneira de dominar a criatividade e os fundamentos do trabalho com a técnica japonesa. No futuro, as costureiras poderão fazer joias requintadas e exclusivas para todos os gostos. Um mestre Shibori deve conhecer algumas nuances:
- Para evitar que a fita desfie nas bordas, é necessário pré-tratá-la com fogo. Use um fósforo ou isqueiro. As bordas são gradualmente queimadas.
- A originalidade e o brilho da cor dependem diretamente do número de voltas da fita.
- As embalagens seladas ajudam a prolongar a vida útil dos produtos. Quando o produto fica pronto, o restante do material é guardado em uma caixa onde a luz não chega. Armazenar fitas sem recipientes causará desbotamento e perda da beleza externa da fita.
- Se a técnica do batik japonês não for familiar ao mestre ou for impossível fazer a coloração correta em casa, é aconselhável usar materiais prontos para o shibori.
- Não é recomendado envolver crianças no trabalho.As composições contêm corantes que podem causar alergias em crianças.
O que você precisa para shibori - master class - joias para iniciantes
A técnica Shibori é o melhor trabalho de filigrana com fitas de seda e ornamentos decorativos. Todos os produtos são montados manualmente, utilizando apenas linha e agulha. À primeira vista, o conjunto padrão de materiais necessários é pequeno:
- Agulhas finas;
- Fios que combinam com a cor do tecido;
- Um pouco de cola transparente e forte;
- Material de couro ou camurça para o verso;
- Vários tipos de acessórios são selecionados dependendo do produto;
- Vários tipos de miçangas, miçangas;
- Fitas de seda.
O soutache é utilizado em diversos tipos de técnicas. Este é o nome de um cordão flexível feito de tecido, principalmente seda natural. É utilizado no artesanato na criação de bijuterias, incrustações de artesanato com pedras preciosas, miçangas ou miçangas. A técnica Shibori é emocionante e interessante. Como resultado, o mestre recebe uma joia luxuosa que parecerá uma verdadeira joia. O processo de trabalho inclui sempre etapas sucessivas:
- Um esboço da futura nave é criado.
- Os principais detalhes decorativos estão localizados e fixados na base da fita;
- Elementos decorativos são dispostos na superfície - miçangas, miçangas, soutache.
- A seda é decorada se estiver prevista nas especificações da decoração.
- O fixador e o verso são formados.
- As bordas do produto são formadas.
Shibori - master class - técnica shibori, joias para iniciantes
A técnica japonesa permite fazer com as próprias mãos pequenos broches luxuosos, brincos, colar e muito mais. Você pode decorar um lenço, um vestido elegante ou um casaco com um broche. Isso dará à imagem um charme especial.Assim como o tricô, a costura e outros trabalhos criativos, o shibori envolve a execução sequencial de certas ações:
- Preparamos o tecido para tingimento - material ondulado, seda. Umedecemos um pouco com água. Nós o enrolamos em uma espiral ou parafuso e o enrolamos em um bastão largo de madeira ou plástico.
- Ao tingir tecidos é proibido o uso de bastões de metal. Quando o metal interage com corantes e umidade, o processo de oxidação começa. A cor esperada não funciona, então o material terá que ser jogado fora.
- As fitas Shibori são originalmente coloridas. Não se deve pintar toda a superfície, mas apenas a borda onde a fita dobra. É importante escolher os tons certos para que o tom primário e a cor da tinta se combinem.
- Uma esponja comum e um pincel largo são as melhores ferramentas para pintar nesta técnica. Quando trabalhada com cuidado, a fita mantém a tonalidade original e as dobras adquirem uma nova cor.
- Terminada a pintura, deixamos o material sobre um bastão de plástico ou madeira. Até secar completamente, a tinta pode respingar. Para evitar danos aos móveis, paredes e pisos, é melhor colocar o bastão sobre o recipiente onde o produto foi pintado.
- A seda ondulada tingida deve ser isolada da luz solar. É aconselhável retirar as resistências elétricas da sala.
- Após a secagem completa do material, é necessário passar a ferro todas as linhas de dobra. Usando jornal, formamos um rolo apertado com a fita. Colocamos a seda nesta posição em uma embalagem lacrada de filme plástico.
- Um banho-maria ajudará a finalmente consolidar o resultado do trabalho. Rolos de fita são enviados para processamento por duas horas. Em seguida, as fitas são passadas novamente ao longo das dobras. Você pode começar a fazer joias.Idéias para artesanatos originais podem ser encontradas em fotos na internet e em revistas, mas não se esqueça da sua imaginação.