O linho chegou até nós da China Antiga, onde era usado para costurar capas e quimonos. Os produtos eram baseados em materiais de seda. O tecido multicamadas apareceu mais tarde nos países europeus e depois nos EUA. Na Idade Média, o material era utilizado para costurar roupas. Foi decorado com vários pontos feitos de fios multicoloridos. Rendas e tranças foram usadas para decoração. O tecido retém perfeitamente o calor mesmo em climas frios. Os residentes da Grã-Bretanha o usavam para costurar roupas de caça - jaquetas, coletes e casacos quentes. O tecido acolchoado é um excelente material para costurar colchas, cobertores e forros.
Têxteis acolchoados - o que é isso?
A matéria consiste em várias camadas. A quantidade mínima é de três peças. São duas bases de tecido e isolamento no meio. A costura é usada para manter as camadas unidas, de modo que a superfície da tela é decorada com um padrão tridimensional. O material pode ser composto por materiais sintéticos, matérias-primas naturais ou ter uma composição complexa. Depende da área de aplicação do tecido:
- Um cobertor ou travesseiro é feito de algodão com poliéster, lã ou microfibra.
- Os agasalhos são confeccionados em tecido acolchoado de base sintética. O verso é feito de lã ou microfibra.
- Cobertores, colchas e outros itens têxteis são feitos de materiais que incluem poliéster, algodão e viscose.
Os artesãos fazem vários pontos, retratando flores, enfeites, padrões e muito mais. O número de camadas pode ser maior se for adicionado em seu interior um tecido de membrana hidrorrepelente.
Tecido acolchoado - variedades
Existem vários tipos de tecido acolchoado, sendo os principais:
- Tecidos acolchoados de malha. A base é algodão. É complementado por poliéster ou spandex. Isolado com enchimento de poliéster. Eles se distinguem pela plasticidade e suavidade. O material é fino e agradável ao tato. Pode ser usado para costurar blusões, suéteres leves, jaquetas, vestidos, moletons.
- Capa de chuva em tecido acolchoado. Para criar a camada superior, utiliza-se poliéster ou mortadela. O lado interno é lã polar, lã. Isolado com enchimento de poliéster. O tecido para roupas de verão não é complementado com isolamento. É realizada a costura de conjuntos turísticos e esportivos, espátulas, capas de chuva.
- Tecidos acolchoados de couro. Mais frequentemente, o couro artificial é usado para costura. Use ponto térmico ou versão com linha. Adequado para fazer jaquetas, bolsas, casacos, cintos.
- Material de forro acolchoado. A produção requer polialgodão, cetim ou chita. A parte interna é rebatidas, holofiber ou outras opções de enchimento. Utilizado no trabalho com agasalhos infantis e adultos. O material aquece perfeitamente, enquanto a pele respira livremente.
- Material para jaquetas. A parte frontal é sintética, a parte traseira é feita de algodão, lã ou microfibra. Uma camada de pele sintética, enchimento de poliéster, holofibra e rebatidas é colocada no interior.Utilizado para costurar roupas de adultos e crianças. A parte superior está impregnada com agentes especiais que repelem a umidade.
Cada tipo de tecido tem sua finalidade, suas vantagens e desvantagens. As características externas do tecido são perfeitamente transmitidas por fotografia ou vídeo. Parece lindo, original e devido aos padrões de pontos parece elegante.
Material acolchoado - vantagens
O tecido tem muitas vantagens, além do visual interessante. Esses incluem:
- Resistência à lavagem - o tecido não encolhe nem se deteriora.
- As coisas não perdem a cor mesmo sob a luz do sol.
- O tecido é resistente ao desgaste, confiável e durável.
- O material é leve, macio, permite que o corpo respire.
- O vento não sopra no tecido acolchoado.
- O tecido pode reter o calor de forma confiável e dissipar a umidade.
Devido à costura, o volume da peça é reduzido e fica mais elegante. O tecido é muito fácil de trabalhar, tanto no corte quanto na costura.