Quer decorar a sua casa com um acessório japonês original ou fazer um presente caseiro para os seus amigos? Domine a antiga arte do temari - bordado decorativo em bolas. É considerado um hobby nacional japonês. Embora inicialmente a tecnologia tenha sido emprestada dos chineses.
Um pouco de história
Na China, o temari era usado para um jogo que lembrava vagamente o futebol moderno. Adotando uma ideia inusitada, os sofisticados japoneses transformaram a bola de “pé” de couro em uma bola de “mão” e deram-lhe um aspecto estético. Assim, bolas feitas de quimonos antigos passaram a ser decoradas com bordados de seda cara e às vezes fios de ouro.
Gradualmente, o temari se transformou em um jogo dos aristocratas japoneses, e o bordado em bolas tornou-se uma verdadeira competição na criação de padrões complexos.
Para muitos, o temari produz um efeito quase hipnótico. Quero olhar muito para as bolas, traçando o caminho do fio e tentando entender a filosofia do padrão. Os produtos podem ser uma decoração de interiores requintada e até um talismã para dar sorte.
- Aprenda a criar joias com sabor japonês.
- Temari se tornará o “destaque” de qualquer interior. Podem ser pendurados num lustre, usados para decorar a entrada de uma sala ou num espelho, e também usados como originais amarradores de cortinas.
- Se você tiver paciência para bordar pelo menos uma dúzia de bolas, poderá decorar a árvore de Ano Novo com elas.
- Um valioso presente feito à mão. No Japão, o presente do temari significa devoção e amizade sincera. Você pode presentear seus amigos e familiares com uma lembrança, revelando seu significado simbólico.
- Além disso, acredita-se que tais brinquedos trazem boa sorte, felicidade e prosperidade. Por que não verificar se é verdadeiro ou falso!
- Brinquedo útil para crianças. Se você tem filhos pequenos, eles vão adorar passar o tempo com uma bola de temari. Este brinquedo chama a atenção com cores vivas, melhora a coordenação motora fina e introduz novas sensações táteis.
O bordado Temari é um artesanato relaxante. Você pode fazer isso em casa, no seu tempo livre e até mesmo durante viagens. Desenvolve o olhar e o gosto estético.
6 dicas para iniciantes
Para garantir que tudo corra bem na primeira vez, apresentaremos algumas dicas práticas.
Técnicas simples
Comece com padrões simples. Por exemplo, domine técnicas para cruzar formas geométricas. Ao fazer marcações, divida a bola em 3-4 setores (máximo 16). Quanto menos houver, mais simples será o desenho e maiores serão as chances de você conseguir terminar o que começou sem se decepcionar com esta atividade.
Efeito de volume. Para deixar o enfeite convexo, alterne fios de tons frios e quentes. As cores quentes (vermelho, amarelo, laranja) são percebidas como salientes e as cores frias (azul, índigo, etc.) - vice-versa.
Caracteres japoneses
Você pode enfatizar a “nacionalidade” de Temari bordando símbolos japoneses bem conhecidos. Pode ser uma garça (personificação da fidelidade, amor à liberdade e longevidade), um crisântemo (símbolo do sol e emblema dos imperadores), uma tartaruga ou um ramo de sakura.
Você definitivamente vai gostar do resultado final. Qualquer bola feita com esta técnica parece verdadeiramente requintada.