A Antiga Rus era famosa pelos seus materiais tecidos de alta qualidade. Numa família onde as meninas cresceram, era costume ensiná-las a tecer desde a infância. Aos sete anos tornaram-se mestres nesta área. Hoje, o treinamento artesanal tradicional ficou em segundo plano. Birdo raramente é usado. Porém, há mulheres que carregam o seu talento ao longo dos anos e continuam a trabalhar com a técnica original. Você pode encontrar cursos que ensinam essa habilidade ou aprender o processo por meio de workshops e vídeos. A fita ou cinto na palheta é surpreendentemente bonita e fora do padrão. Esta fita servirá como uma excelente decoração para um vestido, calça ou terno. Berdo permite criar um padrão único em tiaras, alças de bolsas e outros detalhes.
Junco para tecelagem - criamos beleza com nossas próprias mãos
O tecido é criado a partir de fios.Neste caso, é utilizada uma instalação especial - uma palheta para tecelagem manual. Às vezes é erroneamente chamado de quadril. Esta é uma treliça - finas placas de madeira. Eles podem ter um ou mais orifícios por onde a linha é passada. Todos os buracos estão localizados verticalmente. Um fio vai para o buraco, o outro é enfiado no espaço entre as placas de madeira. A palheta sobe e desce, lacunas se formam entre os fios principais e os fios restantes entram neles.
A tecelagem de junco baseia-se no trabalho com esta ferramenta, mas também são necessários outros materiais. Para criar um cinto ou fita, você deve preparar:
- Tópico principal. Este feixe de fios irá enfiar a instalação. Ele formará a base dos produtos.
- Fios de lã de diversas cores. Neste caso, os fios devem ter a mesma espessura de tensão. Duas tonalidades são suficientes.
- Iglitsa. Isto é madeira compensada com bordas irregulares. É enrolado com fios para definir o padrão.
- Uma pinça, vários lápis de cor, papel, tesoura.
Antes de criar um cinto, deve-se traçar um diagrama com base em um esboço pré-selecionado. Então a palheta está cheia.
Tecendo em uma palheta - instruções passo a passo, tecendo cintos em uma palheta
A tecelagem envolve o uso de três padrões para implementar o padrão de preenchimento. É criado com base em listras transversais, linhas longitudinais e pontilhadas. Os ornamentos podem ser combinados para criar uma imagem única. Para fazer um cinto, você precisa proceder em etapas:
- Colocamos a palheta entre os joelhos, colocamos o fio principal, focando no diagrama, e enfiamos na ferramenta.
- Da meada retiramos a quantidade necessária de fios da mesma cor, de acordo com o diagrama.Retiramos do lado onde fica a trança trançada para que no futuro não se enrosquem na meada.
- Começamos a preencher a palheta desde as áreas externas até as zonas centrais. Alternativamente, passe os fios no orifício e nas aberturas. Nós esticamos e consertamos. Em seguida, passamos para a próxima seção. Terminado o trabalho, alinhe os fios e faça um laço. Passamos uma corda por ele e prendemos em um gancho.
- Enrolamos o fio na vassoura, usando a cor principal. Use o dedo para fixar a ponta da linha. Enrolamos três vezes no bico, colocamos a ponta sob o fio principal e baixamos até o fundo.
- Viramos a vassoura e repetimos os passos até que o fio fique colocado na bica.
- Penteie o fio principal e puxe um novelo de lã. Ao mesmo tempo, colocamos na mão esquerda e com os dedos da mão direita penteamos os fios. Partimos do instrumento em direção a nós mesmos.
- Movemos a instalação, repetimos o processo. Interceptamos a ponta da meada e penteamos novamente. Todos os fios devem ser tensionados igualmente. Amarramos um laço, enfiamos a corda e prendemos a ponta em nós mesmos.