Toda costureira provavelmente sabe o que é sarja. Este tecido apareceu há milhares de anos. Segundo historiadores, as primeiras menções ao material datam de trezentos anos. A pequena cidade francesa de Nîmes é considerada o berço da pintura. No entanto, o tecido ganhou popularidade especial no século XIX. Levi Strauss, um rico empresário americano, percebeu como é a sarja. Ele se interessou pela matéria original e decidiu estudar suas propriedades com mais detalhes. Depois de algum tempo, a sarja, cujo padrão impressionou o empresário, formou a base do tecido jeans lona. Foi assim que surgiu a famosa marca “Denim”.
Tecido de sarja - o que é isso?
A sarja não é apenas um tipo de material. O conceito inclui diversos tipos de tecidos que possuem uma trama característica de fibras. Além disso, você pode identificar o material de sarja simplesmente observando atentamente sua estrutura. Uma pequena cicatriz é claramente visível na superfície.Forma um padrão diagonal em todo o tecido.
Cada fio transversal subsequente é deslocado em relação ao fio longitudinal principal. É possível uma mudança de um, dois, três passos ou mais. Isso garante a originalidade da estrutura e cicatrizes pronunciadas na tela. O padrão que o tecido de sarja terá depende do número de fios pelos quais a textura da tecelagem é alterada.
Sarja é um tecido com bainha diagonal voltada para o lado direito. Vai da parte inferior da tela até o topo. Mas existem materiais em cuja superfície a cicatriz fica inclinada para o lado esquerdo e direcionada da borda superior para a inferior. Os materiais do traje são caracterizados por um arranjo em espinha.
A tecelagem exclusiva proporciona um alto nível de elasticidade, maciez e leveza do tecido. O material de sarja é usado ativamente por costureiras, costureiras profissionais e ateliês. É utilizado na decoração e produção.
Tecido sarja - composição
O tecido sarja, cujas características não variam muito dependendo da composição, pode ser à base de fibras sintéticas ou naturais. Seda, tecido de lã, sarja de algodão e outras variedades têm uma diferença principal - diferentes espessuras de fio. Independentemente da sua composição, o tecido apresenta uma série de vantagens:
- Não é eletrificado, a eletricidade não se acumula na matéria.
- No calor, o tecido pode resfriar o corpo, no frio pode aquecer devido ao alto grau de termorregulação.
- Não causa reações alérgicas ou irritação na pele.
- A respirabilidade permite que o corpo respire constantemente.
- Não acende, por isso é frequentemente utilizado em oficinas de produção e no setor doméstico.
- Material suscetível à impregnação.Produtos especiais ajudam a protegê-lo contra manchas de óleo, danos químicos e umidade.
Que composição a sarja pode ter:
- Esticar, se for adicionado elastano ao material.
- Viscose.
- Poliéster.
- De lã.
- Seda.
- Algodão - sarja áspera, considerada o tipo de composição mais densa, à base de cem por cento de algodão.
Os fabricantes modernos utilizam proporções diferentes, combinando fibras artificiais com matérias-primas naturais, de modo que o número de variedades de tecidos aumenta constantemente. Na maioria das variações, o algodão é o componente principal.
O que é costurado em sarja
Os tipos de tecido mais populares são o linho e o algodão. A tecelagem de fios de diferentes espessuras em algodão é feita com diferentes densidades. Essas telas são amplamente utilizadas para tarefas técnicas. Eles fabricam roupas de trabalho confiáveis e resistentes ao desgaste. O tecido técnico é considerado o mais rígido. Caracteriza-se pela presença de um relevo pronunciado. Eles formam a base para a fabricação de materiais abrasivos e abrasivos. A sarja técnica produz tiras de fixação confiáveis.
Luvas de trabalho, mitenes e bolsas são costuradas em tecido de algodão áspero. Roupas de trabalho em sarja são encontradas em quase todas as indústrias de manufatura. A principal razão para a escolha deste tecido é a sua capacidade de regular a temperatura corporal e absorver a umidade. Os trabalhadores podem usar o uniforme o dia todo sem tirá-lo e ainda assim se sentirem confortáveis e à vontade.
Na escolha dos tecidos, avalia-se sua densidade. A impregnação é de grande importância. Para cada empresa, certas propriedades dos produtos são importantes. Na maioria das vezes, no setor manufatureiro, eles costuram em sarja:
- Formulário para trabalhadores médicos.
- Vestuário para funcionários do sector da restauração e alimentação.
- Ternos para representantes do setor comercial.
- Vestuário de trabalho para trabalhadores da indústria de produção de petróleo e gás.
- Trabalhadores da construção civil, setor elétrico, utilidades e outros.
Os militares e seguranças também usam uniformes de sarja, só que pintados de camuflagem. Os primeiros jeans também eram feitos de um tecido rígido com fios quebrados. Onde outro tipo de sarja é usado:
- Viscose. Contém fibra artificial. Este é um forro de sarja. É utilizado na fabricação de agasalhos, saias, ternos e chapéus quentes.
- Lã, seda. Costura de roupas femininas e masculinas. Principalmente ternos, vestidos, blusas. Devido à presença de aditivos na composição - viscose ou elastano - o material se ajusta perfeitamente e mantém seu formato nas cortinas.
- Diversas variações de sarja são utilizadas na produção de móveis. É ideal para estofados. Colchões caros são feitos com esse tecido.
- A sarja é utilizada na decoração de interiores. O tecido faz opções incríveis para cortinas e cortinas.
O que é sarja (tecido) - tipos de materiais
Existem vários tipos de sarja. Se classificarmos o material de acordo com o tipo de tingimento, então ele pode ser branqueado, liso, tingido liso ou estampado. A camuflagem está listada separadamente. Existem diferentes tipos de tecelagem de tecido:
- Ziguezague. O fio transversal muda sua inclinação.
- Reforçado. As fibras são caracterizadas por diagonais largas e em relevo.
- Difícil. As diagonais da tela são caracterizadas por diferentes larguras.
- Voltar. Também chamado de quebrado. Devido à inclinação para o lado esquerdo, é garantida a formação de uma pequena cicatriz.
- Clássico. Mesma largura de linha. Incline para a direita.
Sarja - que tipo de tecido, regras de cuidado
A sarja não requer cuidados especializados, não é pretensiosa com as condições de uso. Mas existem certas regras:
- Itens que contenham seda, lã ou produtos sintéticos devem ser lavados em ciclo delicado. A temperatura é de quarenta graus.
- Para tratar roupas especiais, é permitido o uso de desinfetantes e desinfetantes.
- Para lavar roupas médicas, você pode definir a temperatura para a temperatura mais alta possível, mas ao mesmo tempo escolher um modo suave.
- As peças de algodão são lavadas no modo de lavagem intensiva. Temperatura - não mais que sessenta graus.
Uma vantagem importante do material denso é que não requer engomar. Se o produto ainda estiver enrugado, pode ser passado a ferro do lado avesso. Neste caso, o ferro não deve estar quente.