O que é básico - é um tipo especial de tecido obtido a partir da trama simples, e que recebeu esse nome devido ao processo de sua produção.
Tecido básico, descrição
O aparecimento da matéria remonta ao século XX. Em seguida, os tecelões alemães desenvolveram um método para aproveitar os resíduos da produção de viscose. O material recebeu o nome de “stapel”, que traduzido do alemão significa “feixe de fibra”. Uma característica especial desses feixes é o curto comprimento das fibras, não ultrapassando 45 cm, e são assentados com tecnologia especial. O resultado é um tecido macio, ecológico e prático.
A Alemanha é o primeiro país a estabelecer a produção industrial deste alimento básico. O material foi cada vez mais aprimorado e cada vez mais prático.
Devido ao seu aspecto estético, excelente qualidade e baixo custo, o tecido rapidamente ganhou popularidade em todo o mundo. A União Soviética não foi exceção, onde o produto básico chegou na década de 1950 e se tornou o tecido mais popular na URSS.Eles ajustaram a produção de acordo com sua conveniência, produzindo material com adição de lavsan à composição geralmente aceita de algodão e viscose. Isso permitiu reduzir ainda mais o custo de produção e agregar resistência ao tecido. Produtos feitos de produtos básicos podem ser usados por décadas.
O que é tecido básico no mundo moderno
O tecido básico, cuja composição mudou um pouco, continua muito popular. Para sua produção são utilizados tanto fios naturais - algodão, viscose e sintéticos. Podem ser uma variedade de fibras de poliéster, náilon, poliamida.
Disponível em diversas opções de composição.
Grampo, composição:
- A versão clássica é 50% viscose e 50% algodão.
- 60% viscose + 40% algodão + 10% lavsan.
- O conteúdo de Dacron de até 30% é um produto elástico. O tecido é muito elástico e não amassa.
- A viscose 100% está se tornando cada vez mais popular. Grampo de viscose, que tipo de tecido? Durante sua produção, as fibras sintéticas são torcidas com o fio principal de viscose, e não são adicionadas como fios independentes. As fibras sintéticas podem ser náilon, lavsan, náilon e outros fios.
Grampo de viscose, que tipo de tecido é o resultado?
- Como resultado, temos um tecido misto, que terá propriedades ligeiramente diferentes dependendo dos aditivos em sua composição. É denso e agradável ao toque. Você pode usá-lo no inverno e no verão e se sentir confortável.
- Algodão 100%. O tecido é algodão básico – muito macio e agradável. Confortável de usar, não causa reações alérgicas e é perfeitamente respirável. No entanto, a falta de fibras sintéticas torna-o resistente a rugas e inextensível.
Então, tecido básico, o que é e por que custa muito menos que outros materiais.
Graças à possibilidade de aproveitamento de resíduos de produção e matérias-primas de baixa qualidade, torna-se possível produzir tecidos bastante baratos e com muitas vantagens.
Grampo - que tipo de tecido é e quais as suas principais vantagens:
- O grampo é muito macio e agradável ao toque.
- O grampo estica ou não? Ao adicionar fios artificiais, torna-se elástico.
- Facilmente pintado. Pode ser simples ou impresso.
- Resistente ao desbotamento, mantém o brilho da cor por muito tempo, não desbota.
- O tecido, embora leve, é denso e não transparece.
- Alta resistência ao desgaste. Não forma bolinhas ou bolinhas na superfície.
- O tecido é hipoalergênico, adequado para roupas infantis.
- Absorve bem a umidade e seca rapidamente.
- Staple é um tecido “respirável”. Os produtos feitos com ele podem ser usados no verão e no inverno.
- Antibacteriano.
- Produção ecologicamente correta do material.
- Conveniente para costurar - não desfia, fácil de cortar.
- Cortina muito bem. Os produtos feitos com ele ficam ótimos.
- Preço de orçamento.
Tendo considerado o tecido básico, que tipo de material é e quais são suas vantagens, vejamos agora suas desvantagens. Existem significativamente menos deles:
- Tendência a encolher após a primeira lavagem. Para evitar isso, recomenda-se simplesmente enxaguar o tecido antes de cortá-lo e passá-lo. Então isso definitivamente não acontecerá.
- Na ausência de fibras sintéticas, enruga muito. Se o grampo for misturado, esta desvantagem pode ser evitada.
- Quando molhado torna-se menos durável.
A aparência do tecido básico e sua textura podem ser vistas claramente nas fotos abaixo.
Material básico, o que é - já descobrimos. Agora vamos dar uma olhada nas regras universais para cuidar dele.
Tendo estudado o material básico, que é um tecido bastante delicado e macio, fica claro que o cuidado deve ser cuidadoso:
- É permitida a lavagem à mão ou na máquina de lavar em ciclo “delicado”, em temperaturas de até 40° com detergentes suaves para tecidos naturais.
- Ao lavar à mão, não torça nem esfregue muito o produto.
- A rotação da máquina é contra-indicada.
- Para remover manchas de tecidos, é necessário lavá-los com água e sabão.
- Não molhe - isso pode destruir a estrutura do material, a tinta será transferida para áreas mais claras. Além disso, isso pode acontecer em qualquer temperatura da água.
- Seque em área ventilada.
Depois de ver a aparência do grampo, vamos considerar as regras para passá-lo:
Os produtos básicos são passados exclusivamente de dentro para fora e através de uma camada adicional de tecido seco. Sem vapor. Temperatura do ferro – até 110°C.
Se você seguir essas recomendações e levar em consideração as recomendações do fabricante para os cuidados com a peça, seus produtos ficarão lindos por muitos anos.
O que é costurado com grampos?
É um material versátil que combina as vantagens dos materiais naturais e sintéticos. Ideal para looks de verão. A partir dele são confeccionados diversos itens para guarda-roupas femininos, masculinos e infantis. As roupas básicas são muito leves, baratas, bonitas e práticas. O material também é utilizado como têxteis-lar. Isso pode incluir cortinas, roupas de cama, bem como aventais e guardanapos de mesa.
Além disso, as fibras descontínuas são utilizadas na indústria automotiva, na produção de geotêxteis, materiais para telhados e na indústria médica.
O grampo, cujas fotos são apresentadas na reportagem, ainda é um material muito popular até hoje.Graças ao seu grande número de qualidades positivas e um pequeno número de desvantagens, bem como ao seu baixo custo, tornou-se a base para costurar roupas casuais e elegantes.