Já se foi o tempo em que flores artificiais feitas por eles mesmos eram consideradas feias e fora de moda, e os proprietários eram considerados incapazes de comprá-las em uma loja. Hoje flores feitas à mão ocupam merecidamente um dos lugares principais no design de interiores e decoração de vestidos de noite, assim como em vestidos de noiva chiques.
Flores graciosas, feitas com habilidade e amor, decoram qualquer item - desde cartões comemorativos e caixas de presente até elegantes buquês de noiva. Flores decorativas são usadas para decorar grampos de cabelo, tiaras e podem ser presas com elásticos. Os buquês de flores de fita estão na moda - não apenas para casamentos, mas também simplesmente para decorar um ambiente. Praticando a produção de arranjos florais e pinturas de grande porte.
Se você fizer tudo de acordo com as regras, os botões resultantes serão de alta qualidade e não se desfarão depois de algumas horas.
As nuances de fazer flores de cetim
São bastante simples de fabricar, basta ter em mãos os materiais necessários, conhecer a tecnologia de fabricação e fazer tudo com muito cuidado. O que você precisa para fazer você mesmo:
- Ferramentas importantes para as artesãs são uma pinça e uma vela. Eles ajudam a criar pétalas com o formato desejado.
- As fitas para confecção são um material acessível, podem ser encontradas em lojas de qualquer região, a gama é bastante ampla, sempre há cores diferentes.
Este hobby leva um mínimo de tempo, qualquer mulher moderna pode se dedicar a uma atividade emocionante.
Se você estiver fazendo um broche, use cores vivas para chamar a atenção. Se você estiver compondo composições, pinturas ou buquês, selecione tons adequados, o material de origem não deve causar desarmonia.
Por falar nisso! Há bordado de fita. Eles são drapeados e bordados com eles. Este método leva a resultados rápidos, parece muito lucrativo e caro e é muito apreciado pelos amadores.
Que tipos de pétalas existem?
As flores de fita de cetim são um desenho de pétalas.
Você pode dobrá-los no estilo kanzashi. Aplicar duas formas comuns - com ponta afiada e arredondada. Flores com pétalas longas e estreitas são feitas de espaços em branco de formato pontiagudo. São áster, camomila, dente de leão, girassol, sino, gérbera. Com pétalas arredondadas você pode fazer uma rosa, lilás, peônia.
Existe outro tipo de pétalas - derretidas. Eles são cortados em fitas de cetim e náilon de acordo com padrões: em forma de flor, redondos, em forma de coração. Mais de 10 unidades precisam ser feitas por produto. As bordas são derretidas colocando a peça sobre o fogo de uma vela ou isqueiro, resultando em volume. Você deve trabalhar com uma pinça para evitar a possibilidade de queimaduras.Pétalas longas para margaridas e girassóis e espaços em branco recortados de acordo com padrões para rosas, peônias e outras plantas de pétalas grandes também são derretidos.
Existe também uma técnica de fazer flores de uma fita inteira torcendo as fitas de uma maneira especial em um círculo, formando pétalas enquanto você trabalha.
As pétalas podem ser feitas da maneira mais simples: dobre fitas estreitas de 7 a 10 cm de largura ao meio. São bons espaços em branco para fazer uma flor para um broche. Como variação, dê um nó no meio da peça de trabalho e dobre-a para que fique na dobra.
Que flores podem ser feitas com fitas?
- Quase todos os tipos de flores encontrados na natureza podem ser feitos usando diferentes técnicas e a partir de uma variedade de materiais de fita. Na maioria das vezes eles fazem rosas, margaridas, girassóis e ásteres. Menos comumente - sinos, narcisos, callas. As artesãs até criam dentes-de-leão e lilases.
- Eles também fazem diferentes tipos de estrelas, flores de sete cores, contos de fadas de inverno e neve e outros produtos interessantes.
- As flores também são feitas de renda e fita de propileno, trança em zigue-zague e fitas de embalagem.
- Flores muito semelhantes às flores naturais reais, como peônias, rosas ou ranúnculos, requerem habilidade especial.
Master classes passo a passo
O algoritmo para fazer flores é descrito em qualquer master class de sua escolha. O principal é encontrar tudo que você precisa: fitas, linha e agulha, cola, miçangas, bases de flores e tesouras. Na primeira vez o produto pode acabar sendo desajeitado, mas o domínio, como em qualquer outro negócio, vem com a experiência.
Se você gosta desta atividade emocionante, você pode decorar tudo o que precisa.
Flor simples e rápida
Se você quiser fazer uma flor fofa, escolha este método rápido e fácil:
- Você precisa recortar um círculo do tamanho desejado do papelão como base, depois começar a colar a fita de sua escolha, fazendo dobras de meio centímetro de profundidade em incrementos de centímetros, e fazê-lo em espiral em várias camadas.
- Quando chegar ao centro, corte a fita e dobre a ponta bem cortada para dentro.
- Em seguida, pegue a cola, coloque dentro e cole as miçangas. O produto está pronto. Eles podem decorar qualquer coisa.
Importante! A pistola de cola não deve ficar ligada o tempo todo. É perigoso trabalhar com cola muito quente.
Rosa de uma fita inteira
Esta versão da produção manual não é complicada, o principal é dominar o algoritmo de execução do trabalho. O tamanho das rosas resultantes depende da largura e comprimento da fita. Não importa qual fita original você use – a flor será sempre linda. Além da fita, prepare uma tesoura, linha e agulha, em vez desta pode-se usar uma pistola de cola quente.
A rosa é executada assim:
- Coloque e dobre a borda da fita ao meio na diagonal.
- Faça a peça central da rosa. Enrole a fita algumas vezes e cole ou costure na parte inferior.
- Formação de pétalas de rosa. Dobre a fita diagonalmente para fora e enrole-a na peça acabada, Ao mesmo tempo, segure por baixo, se necessário cole ou costure por baixo.
- Continue aumentando o número de camadas de pétalas. Faça o seguinte: dobre a fita para fora - enrole o botão - dobre a fita para fora - enrole o botão. Não esqueça de fixar o botão por baixo na base com cola, você pode costurar. A tarefa é que a fita seja fixada e não desfiada. Com o tempo, você aprenderá a prender camadas de fita apenas 3 a 4 vezes.
- Quando sentir que a rosa está pronta, conecte a ponta da fita à base e prenda ou cole.
Por falar nisso! Faça várias rosas de tamanhos diferentes.Experimente mudar a largura e o comprimento da fita, dobrando-a em ângulos diferentes, alterando o número de dobras - tudo para conseguir a rosa que deseja. Você pode encontrar um vídeo e aprimorar sua técnica.
Exemplo de foto:
Camomila
É claro que a camomila, como qualquer outra flor, pode ser feita com diferentes tecnologias.
- Para esta versão da flor, pegue uma fita branca de 0,6 a 1 cm de largura e corte em pedaços de acordo com o seu molde. Você precisará de um círculo de feltro com diâmetro de 2,5 cm para a base.
- Trabalho preparatório. De um lado da pétala cortamos com uma tesoura, dando-lhe uma ponta afiada, como uma verdadeira camomila, primeiro derretemos os pedaços com um isqueiro, depois aquecemos a ponta por baixo até que a ponta ganhe volume e se dobre. Apertamos o outro lado ao meio e prendemos acendendo com um isqueiro.
- Montagem de flores. Cole as pétalas na base ao redor da circunferência a uma distância de 0,5 cm da borda. Depois de colar um círculo, continuamos colando até obtermos 2-3 círculos. A pétala deve ser colada com o lado comprimido para que a outra borda fique dobrada para baixo.
- Design do meio. Os estames da camomila são amarelos. Você pode colar meia conta. A segunda opção é fazer o meio com uma estreita fita amarela. Dobramos no comprimento, costuramos na borda com linha usando ponto “agulha para frente”, apertamos com linha e colocamos no centro da margarida em forma de espiral. Cole com cuidado.
- Se desejar, cole folhas verdes na parte inferior da base de feltro.
Quase uma flor de verdade
Fazer um verdadeiro áster é bastante simples:
- Usando fita colorida amarela ou outra cor adequada, faça uma costura contínua “para frente com a agulha”, os pontos devem ser de 2 a 3 mm. A direção do ponto é de um lado para o outro em ângulo, parece um zigue-zague.
- Depois puxe o fio, enrole a flor e pronto – você pode costurar ou colar o áster em qualquer lugar.
- Se desejar, adicione folhas verdes.
Flor de pétala derretida
Um botão muito estiloso é feito de fita de cetim ou náilon. A principal ferramenta operacional é uma vela:
- Desenhe o contorno da flor no papelão e recorte o padrão resultante.
- Em seguida, corte a fita e prepare 10 a 12 peças.
- Dê-lhes um formato tridimensional, para isso pegue a peça com uma pinça e, levando-a até a vela, derreta as bordas das pétalas. A distância até o fogo deve ser ótima, se você aproximar demais pode estragar tudo.
- Empilhe as pétalas volumosas, costure a pilha com linha e costure ou cole uma conta, botão ou outro núcleo dentro.
Esta flor de fita é usada como decoração adicional, para decorar um presente e como presente propriamente dito. Vale a pena fazer esforço, paciência e tempo livre para aprender esse interessante tipo de bordado.
Atenção! Flores derretidas não devem ser usadas para decorar uma roupa formal. Eles ficam bem com vestidos fluidos de seda.
Flor simples feita de pétalas
- Corte 5 ou 7 pedaços de fita com 8 cm de comprimento.
- Pegue uma linha e uma agulha, dobre a peça de trabalho longitudinalmente, voltada para fora, e costure o centro.
- Depois é preciso dobrar a pétala ao meio, deixando as pontas afiadas, e para prendê-la por dentro, prenda as laterais uma na outra com pequenos pontos.
- Quando todas as pétalas estiverem prontas, resta amarrá-las em um fio, esticá-las no formato de uma flor e decorar o meio com uma conta ou um pequeno botão.
Se você fizer várias flores de tamanhos diferentes e fixá-las em uma, obterá uma flor tridimensional original. Você pode pegar fitas de um ou diferentes tons.