Tipos de bolsos

Embora não sejam os principais detalhes da roupa, os bolsos resolvem um problema funcional e decorativo. A este respeito, ternos de negócios e de noite, roupas esportivas, roupas de escritório, roupas infantis e muitas outras peças de vestuário geralmente incluem detalhes como bolsos.Tipos de bolsos

Funções e tipos de bolsos nas roupas

A função direta dos bolsos permite transportar neles várias pequenas coisas, por exemplo, dinheiro, chaves, telefone. Além disso, do ponto de vista do design, têm um impacto significativo na aparência do produto acabado, conferindo-lhe completude, enfatizando o estilo escolhido, e também criando os destaques desejados através do tamanho, cor contrastante, enfeites e outras decisões de design.

Tipos de bolso

Existem diferentes tipos de classificações dependendo do critério selecionado, mas o mais popular é o método de processamento, que nos permite distinguir os seguintes tipos:

Faturas

Eles são a opção mais comum e popular e também são bastante simples de executar.Desempenham uma excelente função decorativa, pois estão presentes na parte frontal e são totalmente visíveis. O tamanho e a localização do bolso são determinados levando em consideração o estilo do produto que está sendo criado e são indicados diretamente na figura durante o encaixe.

Referência! É mais conveniente selecionar as dimensões da peça e a localização aplicando e fixando um modelo de papel em todo o produto.

Como o objetivo principal de tal detalhe é focar a atenção nas vantagens da figura, donas de seios grandes e quadris largos devem avaliar cuidadosamente a adequação de colocar bolsos de remendo nas áreas correspondentes do futuro produto.

Existem duas direções de entrada possíveis: por cima e pela lateral. As formas permitidas da peça são as mais diversas possíveis. Levando em consideração os desejos e a imaginação do designer, você pode fazer bolsos, inclusive em formato de quadrado, círculo, semicírculo, ou optar pelo formato trapezoidal.Bolsos de remendoAlém dos bolsos simples, frequentemente encontrados em roupas e jeans sem forro, distinguem-se os seguintes subtipos:

  • forrado (será uma solução relevante para produtos confeccionados com tecidos densos e grossos);
  • com válvula que não só fecha a entrada, mas também decora a peça de roupa;
  • bolso - pasta, o volume da peça é criado por grandes dobras, além de tiras costuradas.

Na hora de escolher o acabamento, preste atenção ao babado, debrum, renda, caimento ou prefira costura. O acabamento pode ser colocado ao longo da costura ou sob a tira utilizada para processar a entrada.

Com fenda

Na opinião geral, são consideradas as opções mais difíceis em termos de execução.Além disso, a maior dificuldade não é a tecnologia em si, mas a máxima exatidão e precisão exigida na transferência de marcas e linhas para o produto. É igualmente necessário ter cuidado e consistência na realização dos cortes no local escolhido e na colocação dos pontos. Sem estas condições não é possível criar uma peça de roupa verdadeiramente bonita e decorativa. Neste caso, você pode escolher os seguintes métodos para processar as laterais dos slots:

  • em moldura (entre os vários métodos de execução existem molduras simples e complexas, bem como método de fábrica, etc.);
  • a folha é feita com pontas embutidas ou costuradas, e também permite resolver o problema de decoração do produto, criando a ilusão de um bolso;
  • fecho com zíper, mais comum em roupas esportivas, como jaquetas e coletes;

Importante! É melhor usar um zíper decorativo!

  • uma válvula que permite ocultar a entrada (pode ser com uma ou duas faces);
  • revestimento, que pode ser feito tanto com tecido principal quanto com tecido de acabamento. Ao mesmo tempo, pode coincidir e harmonizar-se com o design principal do produto, ou criar uma parte adicional da decoração devido às diferenças de padrões;
  • “falso”, que é feito com folha, com aba e em moldura. Visualmente, as diferenças de um bolso real são invisíveis, então você só consegue detectar a diferença quando tenta enfiar a mão dentro.

Vale considerar que, diferentemente das faturas, esse tipo não permite uma determinada variedade de formulários utilizados. Você pode escolher entre opções ovais, retangulares e em formato de diamante. Mas qualquer direção de entrada é possível.Bolsos debruados

Importante! Ao realizar alfaiataria independente, a localização da peça deve ser esclarecida diretamente durante o encaixe.

O tipo de peça selecionada a ser executada afeta as dimensões do corte planejado, a largura e o comprimento da entrada.

Nas costuras

Usado em uma variedade de roupas femininas e infantis. Há uma opinião de que esta opção específica é uma das mais fáceis de processar, mas nem todos os mestres a compartilham. De grande importância neste assunto é o tipo de costura, vertical, horizontal ou inclinada, onde ficará o bolsão.

Além dos simples, existem os seguintes tipos de bolsos nas costuras:

  • na costura com dois zíperes, o que difere de um simples zíper fechando a entrada;
  • utilizado na fabricação de produtos com partes transversais recortadas, bolso na costura para fixação de canga;
  • geralmente usado em saias e calças, bolso com corte lateral.

Para decorar a entrada, você pode escolher folha, aba, babado, renda, debrum.Bolsos na costura

Instalação

O uso mais comum desse tipo é na criação de roupas esportivas. Além disso, do ponto de vista das soluções de estilo e design, esses detalhes ficarão mais impressionantes ao usar tecido xadrez ou com padrão listrado. Neste caso, o padrão do bolsão deve estar localizado em algum ângulo em relação ao padrão do produto.Bolsos embutidosCom base na localização da peça, eles são divididos em:

  • externo;
  • interno.

Referência! Ao processar bolsas externas, todos os quatro métodos mencionados anteriormente podem ser usados.

Além disso, existem os seguintes tipos de bolsos:

  1. O peitoral costuma adornar peças de roupa como macacões, blusões e coletes, mas, se desejar, também pode ser colocado em uma camiseta.
  2. A tanga é a mais comum entre todos os tipos de roupa.
  3. O bolso regalo é comum em moletons e anoraques, mas também é apropriado em vestidos esportivos.Possui dois orifícios para as mãos e, portanto, lembra um regalo localizado na barriga.
  4. “Serviço” com botão ou zíper, localizado na parte superior da manga.
  5. “Esqui”, que foi inventado para que o esquiador pudesse anexar um cartão e entrar no elevador usando luvas.
  6. O Alien recebeu esse nome pela dificuldade de rastreá-lo, nome dado aos bolsos traseiros das calças e jeans, bem como aos localizados nas costas das jaquetas.
  7. “Próprio”, ao contrário do tipo anterior, está localizado na parte interna do agasalho. O acesso a ele é feito com quase um movimento da mão, mas as tentativas de alguém de fora de entrar neste bolso estreito e profundo certamente serão detectadas imediatamente.
  8. O espião, cuja localização é o reverso da gravata, não pode ser considerado particularmente conveniente e funcional, mas, mesmo assim, você pode guardar ali um grampo de cabelo ou uma caneta.
  9. O código de vestimenta vem em socorro em situações em que você precisa carregar um telefone celular sem violar estritamente as regras do código de vestimenta no escritório. Estamos falando de bolsos em sutiãs.
  10. Removível como opção de transição entre um bolso padrão e uma bolsa pequena. Não há desvantagens, a não ser possíveis dificuldades de fixação nas roupas, e entre as propriedades positivas está a eliminação da necessidade de reorganizar frequentemente vários itens pequenos.

Tipos de bolsos da moda

Bolso de moda 1

Bolso de moda 2

Bolso de moda 3

Bolso de moda 4

Bolso de moda 5

Bolso de moda 6

Bolso de moda 7

Bolso de moda 8

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano