Desde que o artesanato voltou a estar na moda e o uso de acessórios feitos à mão tornou-se prestigiado, as artesãs orgulham-se das suas criações e celebram com prazer o Dia Mundial do Artesanato.
Quando é comemorado o Dia Mundial do Artesanato?
O Dia Mundial do Artesanato é um feriado não oficial. Como a UNESCO equiparou o artesanato ao património cultural, a data escolhida foi 16 de novembro, dia da criação da UNESCO. Como esta organização protege o artesanato único, o seu aniversário passou a ser considerado o dia do artesanato. Geralmente é comemorado pela criação individual de uma nova obra-prima ou por um grupo de costureiras criando algo temático, e então todas as artesãs trabalham na obra-prima.
O artesanato é considerado bordado, tricô, costura e confecção de joias. Feito à mão é qualquer coisa criada manualmente usando tecnologias tradicionais.Podem ser artesanatos feitos de papel (origami, quilling), de feltro (feltragem), de metal e pedras (forja, fabricação de joias), de madeira (corte de madeira, queima, fabricação de barris), trabalhos em vime, trabalhos em couro, artesanato artístico e mais. Com o tempo, perdendo relevância, o ofício é esquecido e fica impossível restaurar as habilidades perdidas.
Dia Mundial do Artesanato: a história do feriado
À primeira vista, a popularidade do artesanato cresce a cada dia: aparecem revistas e publicações online dedicadas a tendências únicas do artesanato, realizam-se exposições e feiras. As grandes casas de moda tomaram bordados e rendas artesanais como base para seus vestidos de alta costura. Todas as obras-primas únicas de que falam os historiadores da moda foram criadas à mão, usando técnicas antigas de tecelagem de renda ou bordado de pérolas.
Hoje, segundo a UNESCO, cerca de 200 artesanatos são considerados perdidos. Nos museus você pode ver barris e rodas de madeira feitos sem um único prego. Mas não é mais possível repetir o processo de criação; a tecnologia está perdida.
Isso também se aplica à criação de tecidos, rendas, tecnologias exclusivas de joias foram perdidas e muito mais.
Portanto, a UNESCO adotou em 1975 uma convenção sobre o patrimônio cultural imaterial, que inclui artesanato e artesanato. Representantes da organização viajam por todo o mundo, tentando patrocinar museus, galerias e artesãos que buscam preservar o artesanato e as tecnologias tradicionais.
Portanto, a escolha do dia da criação da UNESCO pode ser considerada o Dia Mundial do Artesanato e comemorado pelo domínio de uma nova direção do artesanal.
Você está com pressa para parabenizar um mês antes? Hoje é 16 de outubro e não 16 de novembro...