Tricô: por onde começar, primeiros passos

Seu filho demonstra interesse em tricô? Ou talvez você mesmo queira dominar esta atividade emocionante? Então você veio ao lugar certo. Você vai precisar de um par de agulhas de tricô, um novelo de linha, um pouco de atenção e paciência.

Primeiros passos no tricô

Se você encontrar um modelo interessante de roupa de malha na Internet, que vem acompanhado de diagramas, não basta saber o que significa cada palito, triângulo ou outro “rabisco” nele contido. Primeiro, você deve “conhecer” o básico.

Fase preparatória

Para que o processo de tricô seja confortável e o padrão seja uniforme e bonito, é importante escolher o fio e as agulhas de tricô corretos. A espessura das agulhas de tricô não deve ser menor que a espessura do fio, mas não maior que ela dobrada ao meio.

01

@textile-pt.techinfus.com

Se as agulhas de tricô forem muito mais grossas que o fio, o tecido ficará muito solto. Se, pelo contrário, for muito apertado, o tricô passará do prazer à tortura.

Conjunto de laços

Sente-se confortavelmente, coloque um novelo de linha à sua frente, à esquerda, e duas agulhas de tricô à direita (para começar, será mais conveniente usar agulhas retas e curtas, com as quais você tricota meias).Desenrole uma ponta do fio, com cerca de um metro de comprimento. Afaste-se 25-30 cm da borda (para 20 voltas). Levante a mão esquerda com a palma voltada para você. Enrole a linha no sentido horário, da esquerda para a direita, entre o polegar e o indicador. Neste caso, fixe a ponta livre que ficará na frente (mas não firmemente) com o dedo mínimo, e a que vai até a bola - entre o 2º e o 3º ou o 3º e o 4º dedos.

02

@textile-pt.techinfus.com

Então:

  1. Pegue duas agulhas de tricô dobradas juntas na mão direita.
  2. Levante o fio entre o polegar e o indicador. Você precisa fazer isso consigo mesmo (foto 1).
  3. “Mergulhe” por baixo do fio da frente, mas longe de você, para que as agulhas de tricô fiquem na mesma alça do polegar (foto 2).
  4. Prenda a linha de trabalho no dedo indicador da direita para a esquerda (foto 3-4).
  5. Puxe-o pela alça do polegar e solte o último (Fig. 5-6).
  6. Puxe os dois fios, afastando os dedos 1 e 2 (foto 7).
  7. Agora você tem dois loops. Para pontuar os 18 restantes, repita todas as etapas 3 a 6 18 vezes.
  8. No final, retire com cuidado uma agulha de tricô, deixando todas as laçadas na segunda (foto 8-9).
03

@textile-pt.techinfus.com

Atenção! Você não deve puxar os fios com força tanto ao fazer as laçadas quanto durante o tricô, caso contrário o trabalho ficará apertado em todos os sentidos da palavra.

Facial

Para começar a tricotar, pegue a agulha de tricô com laçadas na mão esquerda de forma que o fio de trabalho fique à direita, apoiado no dedo indicador longe de você (foto 10). A primeira laçada é uma laçada de borda, não é tricotada, mas retirada para outra agulha de tricô (foto 11-12).

04

@textile-pt.techinfus.com

Do segundo ao penúltimo, execute as seguintes manipulações:

  • prenda o laço por baixo (foto 13);
  • pegue o fio de trabalho com o dedo indicador (foto 14);
  • passe-o no sentido oposto pelo ponto da carreira anterior na agulha esquerda (foto 15) e retire o último.
05

@textile-pt.techinfus.com

Purl

Para obter bordas lisas, a primeira alça da linha é removida e a última é tricotada em tricô. Para recebê-lo, você precisa de:

  • Jogue a linha de trabalho na agulha de tricô esquerda;
  • passe a agulha de tricô direita por dentro da laçada de cima para baixo (foto 16);
  • puxe o laço em sua direção, enganche o fio de trabalho, puxe-o para cima e retire tudo da agulha de tricô esquerda (foto 17-18).
06

@textile-pt.techinfus.com

Em seguida, transferimos a agulha de tricô com laçadas para a mão esquerda e a livre para a direita. No verso, os laços frontais parecem laços purl. Você precisa remover o primeiro laço e tricotar o resto.

07

@textile-pt.techinfus.com

Os padrões mais simples de pontos tricotados e purl

Os pontos tricotados e purl são a base de qualquer tecido de malha. Um padrão em que todas as linhas ímpares consistem em linhas tricotadas e as linhas pares consistem em linhas purl é chamado meia ou ponto de cetim.

sala de meia

@textile-pt.techinfus.com

Se tricotar apenas com pontos tricô (exceto o último ponto de cada carreira), o tecido será igual nos dois lados. Esse - xaile tricô

xaile

@textile-pt.techinfus.com

Alternar consistentemente 1 tricô com 1 tricô dará padrão elástico 1*1. Aperta um pouco o tecido e é usado para tricotar lenços.

p1

@textile-pt.techinfus.com

Se você alternar 2 malhas e 2 ligas você obtém elástico 2*2. O tricô de meias geralmente começa com isso. Neste caso, o número de loops ao lançar deve ser um múltiplo de 4.

p2

@textile-pt.techinfus.com

Depois de dominar o básico, você mesmo pode tricotar coisas simples: lenço ou snoode então um colete ou meias. Tendo aprendido a ler os símbolos e praticado como tricotar cada elemento do padrão, você pode tricotar qualquer padrão que desejar. Claro que antes de tudo dar certo é preciso tentar, pois qualquer habilidade deve ser praticada. Mas ao trazer sua técnica de tricô para o automatismo e usar sua imaginação, você aprenderá a criar itens elegantes e exclusivos que ninguém mais terá além de você.

Você pode assistir a um tutorial em vídeo sobre este tópico Aqui.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano