Tricotar segundo padrões: como não se confundir com o tamanho de uma peça futura

Entre as costureiras de tricô, não há muitas que consigam criar de forma independente um modelo e um padrão para um item futuro. A maioria das pessoas tira ideias de revistas de moda. A opção mais conveniente é aquela que inclui uma descrição detalhada (talvez até sem referência ao padrão). Em outras palavras, orientações passo a passo são bem-vindas: quantos pontos montar, quantas carreiras e qual padrão tricotar. Mas acontece que o modelo que você gosta acaba sendo pequeno ou grande.

Como “ajustar” um padrão de tricô aos seus parâmetros

Primeiro de tudo, você precisa determinar quanto o modelo é menor ou maior que o que você precisa. Todas as outras ações dependem disso.

Determinando a densidade do produto futuro

A descrição dos diagramas geralmente afirma:

  • tipo de fio, sua composição e espessura, bem como a espessura necessária das agulhas de tricô;
  • densidade do tricô (número de laçadas por 10 cm de tecido acabado de largura e número de carreiras por 10 cm de altura).

No entanto, o cumprimento até mesmo do tamanho determinado pode ser bastante condicional, a saber:

  • o fio recomendado será mais grosso ou mais fino que o disponível (por exemplo, já foi comprado e a artesã quer tricotar uma peça com ele);
  • A densidade do tricô pode não coincidir com a especificada, pois é determinada não só pela espessura dos fios, mas também pelo estilo individual do tricô (apertado ou solto).

Por falar nisso! Alguns fios, como a lã, tendem a esticar ou encolher após a lavagem. Para não acabar com um vestido com mangas até os joelhos em vez de um suéter, é aconselhável molhar o fio em água em temperatura máxima, mas aceitável, e depois secá-lo. Isso deve ser feito antes de começar a tricotar.

Quando o fio estiver pronto para funcionar, você poderá começar a medir. É necessário montar o número de laçadas que corresponde a 10 cm conforme as instruções, tricotar com o padrão proposto e depois medir a largura da amostra resultante. Se o resultado corresponder à descrição, escolha o seu tamanho. Se houver discrepâncias ou o tamanho desejado não estiver disponível, você terá que navegar pelo caminho, com base em suas próprias dimensões.

Cálculos e ajustes no desenho

Em primeiro lugar, a largura do produto pode ser calculada de forma independente. Digamos que você esteja tricotando uma saia em agulhas circulares. Neste caso, o volume dos quadris é de 96 cm e a densidade do tricô é de 24 p * 10 cm.

Importante! Você terá que se lembrar da fórmula de proporção do curso de matemática da escola. No nosso caso, os cálculos serão os seguintes:

24 páginas – 10 cm;

x página – 96 cm;

x = (24 p. * 96 cm): 10 cm = 230 p. com cauda. A cauda pode ser ignorada por enquanto.

A seguir, determinamos o número de relacionamentos. Se o motivo do padrão não for largo, como 1*1 ou elástico inglês - 2 voltas, não há com o que se preocupar.O principal aqui é que o número total de pontos montados seja par. Em outros casos, deve ser um múltiplo do número de voltas de um motivo.

1

Digamos que você gostou de um padrão com repetição de 6 voltas. Dividimos nossos 230 por 6 e obtemos uma surpresa na forma de resto. Existem duas maneiras de sair desta situação:

  1. Em vez de 230, disque 228 (para 38 relacionamentos) e não melhore.
  2. Aumente o número total de loops ao lançar para 234 (4 loops não desempenharão um grande papel).

Se o motivo for mais volumoso, pode ser mais difícil “encaixar” no tamanho. Aqui você pode considerar opções para inserir laços frontais ou traseiros entre repetições ou ao longo das bordas do produto (em um suéter, colete). O principal é que o design geral não sofra, mas pareça natural, como se assim fosse.

Tricotar é um trabalho árduo que exige concentração, tempo e precisão. Para não desfiar o tricotado várias vezes, é necessário calcular corretamente o número de laçadas para montar e, se necessário, aumentar ou diminuir o número de repetições do padrão. Se alguma alteração for feita na descrição original, é melhor vincular uma pequena amostra de transição para ver o que acontece no final e ficar tranquilo quanto ao resultado final.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano