As luvas são especialmente populares. Neles, todos os dedos ficam reunidos, o que permite reter o calor por mais tempo. Normalmente só as crianças os usam, mas os adultos muitas vezes os preferem, porque são mais confortáveis e práticos de usar.
Tricotar luvas parece bastante simples. Porém, surgem dificuldades no momento em que é o polegar que precisa ser tricotado. As artesãs iniciantes muitas vezes têm medo de começar a trabalhar justamente por causa dessa etapa.
Métodos de tricô de polegar
A primeira e mais comum forma é simplesmente deixar o número necessário de laçadas e voltar a elas quando o resto da peça já estiver tricotado. Neste caso, pode ocorrer algum desconforto durante o uso.
Existe também outro método e um grande número de suas variações - a cunha.
Método anatômico ou cunha
Manguito
Nas agulhas de tricô, monte um número de pontos múltiplos de 4+1. Calcule você mesmo dependendo do tamanho necessário. A seguir continue tricotando, alternando 2 IP e 2 LP.Feche cada linha em um círculo. Para fazer isso, tricote o laço inicial como um LP e puxe-o pelo último. Aperte cuidadosamente o fio entre eles para que o círculo fique uniforme. Marque o início do círculo com uma marcação.
Tricotar 14 carreiras desta forma. Tricotar as próximas duas carreiras completamente.
Em seguida, começa diretamente a tricotar a cunha para o polegar.
Em uma das agulhas de tricô, selecione 2 laçadas, separadas da borda por mais 2 laçadas. Destaque-os com um marcador ou alfinete. Tricotar a distância entre as duas marcações. Ao mesmo tempo, adicione 1 loop próximo ao último marcador. Aumentar a cada carreira par e terminar quando houver 12 pontos entre as marcas.
Atenção! O número de voltas entre as marcações depende do volume do polegar. Em cada caso específico, pode ser maior ou menor que o especificado. É importante que seja uniforme.
Depois disso, transfira as alças para um suporte ou agulha de tricô adicional e continue tricotando a parte principal da luva. Depois de amarrar, volte ao polegar.
Levante os pontos restantes para uma agulha de trabalho. Do lado oposto do buraco, pegue 2 voltas. Divida o número resultante de pontos igualmente em 2 agulhas de tricô. Marque o início da linha usando marcações.
Via de regra, basta tricotar 16 carreiras para o polegar. Eles são tricotados totalmente em LP.
Na 17ª linha, reduza o número de loops pela metade. Para fazer isso, tricote duas laçadas como uma de cada vez.
Em seguida, corte o fio, deixando uma ponta igual a aproximadamente 10 cm, e passe-o por todas as laçadas restantes.
Isso completa o tricô do polegar com uma cunha.
Por fim, aqui estão algumas dicas gerais para tricotar polegares e luvas em geral.
- Seleção de tópico. A melhor opção seria lã ou acrílico. Eles retêm o calor perfeitamente. Para luvas infantis, você deve escolher fios acrílicos. É sintético, hipoalergênico e mais agradável aos sentidos.
- Raios. Via de regra, o tamanho de agulha recomendado está indicado na etiqueta do novelo de linha. Se as luvas forem planejadas com tranças volumosas, vale a pena preparar 2 opções de agulhas de tricô de diâmetros diferentes.
- Medidas. Cada pessoa tem seu tamanho de palma, portanto a quantidade de voltas e o comprimento do produto serão individuais. Antes de começar, você deve fazer as seguintes medições:
- o comprimento da palma desde o início desejado da luva até o final do dedo mais longo;
- a distância entre o início da palma e o polegar, bem como o dedo mínimo;
- comprimento do polegar;
- comprimento da circunferência do pulso.
Seguindo este método simples de tricô, o polegar da luva com cunha fica sempre uniforme e não aperta.