Escolher roupas para crianças pequenas é uma questão de responsabilidade. É importante que as peças sejam de alta qualidade, confeccionadas com materiais naturais e não causem transtornos ao bebê durante o uso. Hoje em dia as lojas estão literalmente repletas de uma grande variedade de roupas infantis diversas, mas para ter certeza da qualidade é melhor aprender a tricotá-las com as próprias mãos. Não é nada difícil, mas é melhor começar com o básico. Por exemplo, você pode tricotar calças de bebê com muita rapidez e facilidade, que serão imbuídas de amor materno e energia positiva.
Materiais
Para o trabalho você precisa preparar os seguintes materiais e ferramentas:
- fios (80 g) - é aconselhável usar fios específicos para crianças, pois são excelentes para peles delicadas;
- agulhas de tricô nº 3 (com ponta afiada) - 4 unid.;
- agulhas de tricô circulares nº 3.
Atenção especial deve ser dada à escolha do fio. O fato é que nem todos os tipos de fios são adequados para crianças. Antes de comprá-los, é necessário ler atentamente a composição.
Por exemplo, o uso de poliamida, à base de matérias-primas artificiais, é inaceitável. As fibras de poliamida são obtidas pelo processamento de matérias-primas orgânicas: petróleo, carvão. Poliamida significa náilon, náilon e silicone. Além disso, fios com fibras longas, como mohair e angorá, não são adequados para crianças pequenas. Só que essas fibras longas estarão imediatamente na boca da criança.
Além disso, o mohair não é recomendado para uso por crianças mais velhas. Embora seja um material natural, pica e causa desconforto. O fio Lurex tem um efeito semelhante.
Na hora de escolher fios para calças infantis, você precisa se orientar pela época do ano:
- Inverno: caxemira, lã, mistura de lã.
- Outono e primavera: mistura de lã.
- Verão: algodão puro macio, algodão combinado com linho, fios mesclados contendo algodão e acrílico.
Padrão de tricô
O processo de criação de estados de malha para uma criança é o seguinte:
- Pegue a agulha número 3 e monte 40 pontos. Este é o futuro punho da barra da calça.
- Tricotar uma carreira seguindo o padrão “elástico 1x1”.
- Divida todos os pontos em números iguais em 4 agulhas de tricô. Deve haver 10 peças em cada.
- Para um punho de qualidade basta tricotar 11 carreiras.
- A seguir, continue tricotando na técnica da meia. Passe por 9 carreiras e faça um fio que vai alargar a perna. Essas laçadas devem ser feitas a cada 8 pontos e a cada 10 carreiras. É melhor organizá-los em um padrão xadrez para formar um belo padrão em forma de furos.
- De acordo com o padrão indicado, tricotar 35 carreiras.
- Usando o método de tricô reverso, caminhe mais 10 linhas. Ao mesmo tempo, não se esqueça das capas.
- A segunda perna é tricotada de acordo com um padrão semelhante.
- Agora incluímos as agulhas de tricô circulares no processo e tricotamos 35 carreiras no mesmo padrão, fazendo laçadas.
- Para que a calça caiba bem na criança é preciso modelar a cintura. Para isso, tricotar 1 carreira meia, 1 malha meia e 2 malhas liga e depois usar canelado regular 1x1. Apenas junte os pontos em liga.
- Para fazer um reforço, é necessário colocar o produto com a virilha voltada para cima. Um diamante deve se formar no buraco. De um lado, levante as alças e tricote um quadrado. Além disso, faça laços dos outros lados do losango.
- Transfira todos os laços para o lado avesso e feche por dentro.
Isso completa o processo de criação de calças infantis. Esse tipo de tricô não demora muito, mas é um padrão clássico para iniciantes. Existem também métodos de tricô mais complexos, que incluem fios de cores diferentes e introduzem vários elementos, por exemplo, uma trança. Mas as crianças tão jovens não terão necessidade disso. As calças de malha são adequadas para crianças desde o nascimento até aos 3 meses. Você pode tricotar um produto para crianças mais velhas, mas terá que estocar uma grande quantidade de fio.