Um elemento elástico de tricô é chamado de elástico. Existem várias opções para a criação de elásticos que são ativamente utilizados por costureiras. É necessário escolher um elemento adequado levando em consideração o tipo de roupa que você pretende tricotar. É muito comum o elástico diagonal, que parece tranças. Pode ser usado para decorar qualquer produto de malha.
Processo de criação
Para tricotar um elástico diagonal, você precisa de:
- Monte laçadas nas agulhas de tricô, cujo número será um múltiplo de 4. Adicione mais 2 laçadas de borda ao valor resultante.
- No total, são necessárias 4 linhas principais para criar um elástico diagonal. O número dessas linhas depende da largura planejada do elástico.
- Primeira carreira: 2 pontos tricô, 2 pontos tricô.
- Segundo: 1 ponto meia, 2 pontos liga e 1 ponto meia.
- Terceiro: 2 tricô, 2 tricô;
- Quarto: 1 tricô, 2 tricô e 1 tricô.
Em seguida, o padrão é criado repetindo a sequência da 1ª à 4ª carreira.
Tipos de elásticos e seus padrões de tricô
Além do elástico diagonal, as costureiras podem usar outras opções para decorar um produto tricotado.
Elástico simples
Este é um tipo clássico de elástico, principal para outras opções. Para criar um padrão, você precisará esculpir alternadamente 1 laço frontal e 1 laço purl. Este método é simples, por isso mesmo pessoas inexperientes podem fazê-lo.
Patente
Esta técnica de tricô pode ser usada para criar qualquer roupa: suéter, chapéu, cardigã, cachecol. Toda costureira deve dominar um elástico patenteado, pois esta é a base. A principal diferença do anterior é o número ímpar de loops.
Técnica:
- O primeiro ponto é um ponto tricô, depois o fio, deslizar 1 ponto e não tricotar, tricotar 1 ponto novamente.
- Ao criar as carreiras subsequentes, passe o fio antes de cada ponto purl. O ponto purl é removido e um ponto alto duplo é tricotado atrás da parede frontal.
Falso
O elástico resultante tem aparência semelhante a um elemento feito de acordo com o esquema inglês. Apenas o falso elástico é criado de uma forma completamente diferente. Além disso, o consumo de fio aqui é mínimo e o elástico é denso e elástico. O falso elástico é feito de forma muito simples: 3 malhas, 1 malha, 2 malhas, 1 malha e 1 malha.
polonês
Essa técnica é utilizada no tricô de roupas infantis. A razão é que o elástico é denso, mas tem textura macia. O número de voltas deve ser múltiplo de 4. Para criar uma costela polonesa, você precisa alternar as carreiras de acordo com o seguinte padrão: 1 frente, 1 costas; 1 tricô, 2 tricô e 2 tricô. A carreira termina com 1 ponto meia.
Francês
Este elástico é utilizado como elemento decorativo, por exemplo, no tricô de um produto perfurado. Esta técnica permite transformar qualquer roupa, tornando-a mais elegante. O padrão é criado de acordo com o seguinte esquema:
- Primeira carreira: canelado regular 2x2.
- Segunda carreira: 1 malha, 2 malhas e 1 malha.
italiano
Este é mais um elemento decorativo que enfeita cardigans, moletons e outras roupas que exigem acabamento volumoso. Esquema de execução:
- Primeira carreira: 2 pontos purl e 2 pontos tricô.
- Segunda carreira: 2 malhas meia e 2 malhas liga.
- Terceira carreira: semelhante à primeira, apenas a 2ª e depois a 1ª laçada são tricotadas primeiro.
- Quarto: semelhante ao segundo, apenas o 2º laço é tricotado primeiro e depois o 1º laço.
- Em seguida, crie o padrão, começando na terceira linha.
O elástico diagonal, apesar da simplicidade do tricô, parece muito elegante e original. Com sua ajuda você poderá decorar qualquer roupa, tornando-a original. O padrão de tricô é simples, então mesmo os iniciantes podem criar esse elemento muito rapidamente.