Existem muitos tipos de elásticos. Geralmente são tricotados nas bordas do produto, na parte inferior da manga, no decote, e são usados em quase todas as roupas de malha, seja suéter infantil, saia, cardigã, vestido, lenço, chapéu ou mesmo luvas . Qualquer um dos elásticos ajuda a manter a forma do produto acabado e a torná-lo mais confortável de usar.
Porém, às vezes acontece que o elástico estica e a peça perde a aparência original. Para evitar que isso aconteça, você precisa conhecer pequenos truques - como tricotar um elástico com agulhas de tricôpara que não estique.
Variedades de elásticos de malha
Na verdade, existem muitos deles - você pode facilmente contar cerca de 20 opções. Mas os mais populares (e também terrivelmente bonitos) são:
- Inglês;
- Francês;
- Polonês;
- semi-patente;
- Italiano;
- Canadense.
Eles são tricotados de maneira muito simples e fácil, e a maioria deles envolve apenas dois tipos de laçadas - tricô e tricô.Depois de aprender como fazer esses laços, você pode passar com segurança para padrões complexos e criar lindos tricôs com bordados e relevo.
Tricô elástico que não estica
Na verdade, o estiramento elástico é um problema comum em todas as malhas. Depois de apenas 2 a 3 semanas, você pode notar que ele esticou e o item perdeu sua atratividade. Para evitar esses problemas, basta seguir as regras e, em alguns casos, usar pequenos truques:
- Para tricotar qualquer elástico é preciso pegar as agulhas de tricô mais finas (principalmente para chapéus), mas o trabalho deve ser feito sem apertar, caso contrário não voltará.
- A espessura do fio e o tamanho das agulhas de tricô devem ser iguais. Para verificar, é necessário dobrar o fio em dois fios e prendê-lo na agulha de tricô. Se a espessura corresponder, você pode começar a trabalhar com segurança.
- Certifique-se de que o tecido não fique muito solto nem muito apertado, pois neste caso o elástico não cumprirá suas funções.
- Nunca vaporize ou passe com ferro quente: perderá a elasticidade e a forma.
Os produtos feitos de lã ou misturas de lã são relativamente duráveis. Após a lavagem, os elásticos podem perder apenas ligeiramente a forma e esticar. Uma situação completamente diferente ocorre com o algodão e os elásticos feitos de certas fibras químicas. As peças tricotadas com esse fio geralmente esticam muito rapidamente, por isso precisam ser tricotadas com agulhas de tricô de tamanho menor do que outras partes do produto.
Para manter a forma e a elasticidade de qualquer um dos elásticos, são utilizados fios elásticos muito finos, quase invisíveis no produto acabado. Eles são usados para tricotar no tecido principal.Mas há uma desvantagem significativa - se esse fio quebrar em algum momento, você notará pequenos pedaços de linha por toda a tela, que às vezes são muito difíceis de puxar.
Existem também várias formas excelentes que ajudam a manter a elasticidade da peça e evitam que ela estique - implantação de elástico ou crochê.
A primeira envolve a inserção de um fio grosso de borracha com uma agulha romba. Para fazer isso, puxe o elástico do lado avesso do produto a cada vez através de parte da alça frontal e amarre bem os fios com um nó nas bordas. Se você puxar o elástico por toda a alça frontal, ele poderá ficar perceptível na parte frontal do trabalho.
O crochê também dá um bom efeito. Mas neste caso, 2-3 carreiras são suficientes, mas você precisará de mais fio. Além disso, é preciso fortalecer bem a ponta do fio, pois se o nó se desfazer, todo o elástico simplesmente se desfaz. Será melhor se você processar cada linha separadamente.