Não será segredo para tricoteiras experientes que quase todas as peças de malha têm elástico - saias e suéteres quentes, chapéus, lenços, cardigãs e até meias - todas essas coisas devem ter elástico. No entanto, isso também é compreensível para tricotadores novatos que estão apenas aprendendo o básico do tricô habilidoso.
No entanto, muitos iniciantes muitas vezes não percebem que existem mais de 20 variedades de elásticos, que diferem na forma e no método de tricô. Existem os elásticos, gofrados, volumosos e justos, bem como os que são tricotados exclusivamente com dois tipos de laçadas - tricô e purl, ou mais complexos - onde se utilizam laçadas. Além disso, sua criação é tão simples que se você tentar pelo menos uma vez, suas mãos saberão o que fazer e tricotarão com habilidade um tecido lindo e elástico. É justamente sobre um desses elásticos que falaremos, e eles o chamam por um “nome estrangeiro” chique - canadense.
Tricotar elástico canadense com agulhas de tricô: diagrama
Se você olhar fotos em fóruns e master classes sobre tricô com elástico canadense, pode parecer que o processo de criação de um padrão é muito complicado e não será fácil de manusear. Na verdade, nem tudo é assim, porque apenas dois tipos de loops são usados para trabalhar - frontal e traseiro.
O elástico canadense é o detalhe que fica simplesmente incrível nos produtos acabados. Tendo dominado esse padrão, você criará facilmente coisas lindas, aconchegantes, aconchegantes e elegantes.
Para tricotar elástico canadense com agulhas de tricô, você precisa montar um número de laçadas que seja múltiplo de três e em nenhum caso se esqueça das duas laçadas de borda. Esses elos, via de regra, não estão indicados no diagrama, mas devem ser acrescentados para que o tecido fique bem cuidado, não perca a forma e as partes do produto fiquem conectadas simetricamente. Descrição do esquema por linhas:
- 1º: laçada de orla, depois tricotar 1 malha meia e 2 malhas liga alternadamente até o final da carreira e fechar com ponto de orla.
- 2º: novamente - laçada, 2 malhas meia e 1 liga e assim sucessivamente até o final da carreira, fechada com laçada.
- 3º: ponto ourela, 1 ponto meia, depois puxar a laçada do broche para a agulha de tricô esquerda e tricotar, depois 2 pontos liga, e repetir até a última laçada da carreira, que é fechada com o ponto orla.
- 4º: ponto ourela, 2 malhas meia, 2 malhas juntas, repetir até o último ponto, arrematar a carreira da orla.
- Para exibir o padrão, não repita as linhas 1 e 2, mas apenas as linhas 3 e 4.
Um processo tão simples e que resultado maravilhoso! Para ficar mais fácil de entender o padrão de tricô canelado canadense, assista ao vídeo - assim você finalmente entenderá como é feito.